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Impactos da pandemia são tema de cadernos de estudos e pesquisas

Publicação analisa como a educação brasileira se comportou frente aos desafios da pandemia de covid-19. Volume 7 está disponível no portal do Inep.

Nesta quinta-feira, 29 de dezembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, em seu portal, o volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais: Impactos da Pandemia. A publicação é produzida pela Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep e tem o objetivo de divulgar e disseminar a produção de pesquisas relacionadas ao monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE) e à análise e avaliação de políticas públicas e programas educacionais. O intuito é subsidiar a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação de planos, políticas e programas educacionais.

Os artigos do volume 7 analisam como a educação brasileira se comportou frente aos desafios lançados pela pandemia de covid-19. De acordo com os estudos, os efeitos da crise sanitária perpassaram o acesso, a frequência, a conclusão e a garantia de qualidade da aprendizagem, em todos os níveis e etapas.

Dessa forma, as consequências da pandemia impactarão por longo prazo a educação brasileira, exigindo políticas públicas de cunho emergencial e, sobretudo, políticas estruturantes que possibilitem recompor as perdas, reconstituir direitos afetados e superar processos de exclusão que foram aprofundados. Uma das etapas para o sucesso desse esforço é a produção de estudos que permitam a compreensão e o dimensionamento dos impactos, de modo a subsidiar as intervenções.

Nessa direção, o volume 7 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais busca colaborar com esse trabalho, organizando suas análises com foco no PNE, ponto de partida para as políticas que serão requeridas. A publicação está alinhada às competências da Coordenação-Geral de Estudos Educacionais (CGEE) da Dired.

Confira o volume 7 do Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais

FONTE: Inep

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