Pular para o conteúdo principal

ENCCEJA - Saiba como ter um bom desempenho na redação do Encceja



Cartilhas esclarecem critérios avaliados e trazem orientações sobre como evitar erros que comprometam a nota. Exame será aplicado no próximo domingo (29).

Uma das provas que mais gera expectativa nos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a de redação. O tema costuma ser aguardado desde os dias que antecedem a aplicação até o momento em que, finalmente, são entregues as folhas com os textos motivadores e as linhas em branco. Com o objetivo de esclarecer os aspectos que envolvem a prova do Encceja 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou as cartilhas do participante sobre a redação do exame.

Acesse a Cartilha do Participante para o ensino fundamental

Acesse a Cartilha do Participante para o ensino médio

As duas publicações, uma voltada para quem irá buscar a certificação do ensino fundamental e a outra, para os que desejam o certificado do ensino médio, estão disponíveis no portal do Instituto. O objetivo é oferecer uma visão abrangente de tudo o que é avaliado na prova, de forma prática, com exemplos reais e explicações resumidas. Cada capítulo é relacionado a um dos critérios avaliados no Encceja.

A divisão didática foi feita para apresentar, passo a passo, o funcionamento do processo de avaliação aos participantes. Simples e diretas, as cartilhas esclarecem os diferentes aspectos que os avaliadores observarão na redação e apontam os caminhos para ter um bom desempenho, preenchendo as linhas com um texto dissertativo-argumentativo coerente e coeso.

Orientações e critérios – O material também traz orientações importantes sobre os principais erros a serem evitados, como, por exemplo, a fuga do tema. Esse aspecto, inclusive, é preponderante. O participante que não escreve sobre o assunto proposto sequer tem o texto avaliado nos outros critérios, as chamadas competências.

As cartilhas trazem, em detalhes, cada uma dessas competências avaliadas na redação do Encceja. São quatro, no caso da prova para ensino fundamental, e cinco, para os participantes que buscam certificação do ensino médio. Quanto mais próximo o participante estiver de cumprir com todas as competências exigidas, mais perto do desempenho estará para alcançar uma boa nota.

Planejamento – A folha de rascunho é fundamental para escrever a primeira versão do texto. Nela, o participante pode organizar as ideias, rascunhar, riscar e corrigir trechos antes de passar a redação para a folha definitiva. Embora não seja obrigatório, escrever um rascunho evita excesso de rasuras, trechos incorretos ou marcações que podem atrapalhar a leitura dos avaliadores e comprometer a nota do participante. Outra vantagem do rascunho é evitar o risco de ultrapassar o limite de linhas. São, no máximo, 25 para o ensino fundamental e 30 para o médio. Nada que seja escrito fora desse espaço de texto é avaliado.

Encceja 2020 – O Inep aplicará o Encceja 2020 no próximo domingo, 29 de agosto, para mais de 1,6 milhão de pessoas, em 622 cidades brasileiras. Ao todo, 301.438 participantes farão provas para obter certificação de ensino fundamental e 1.328.608, do ensino médio. A participação é voluntária, gratuita (para quem não faltou à última edição) e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada.

Encceja – O exame é realizado pelo Instituto, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Embora seja aplicado pelo Inep, a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam termo de adesão ao exame.


Confira a retificação do edital do Encceja 2020

Acesse o Sistema Encceja

Saiba mais sobre o Encceja

fonte: Inep

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados