Pular para o conteúdo principal

Volume 2 do relatório da Talis 2018 está disponível



Documento trata das condições de trabalho de professores e diretores nas escolas, além dos impactos da profissão na saúde e satisfação com o trabalho

Acesse o relatório nacional da Talis 2018 (Parte 2)

Acesse os resultados da Talis

Saiba mais sobre a Talis

O volume 2 do relatório nacional da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2018 está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento é produzido pela Autarquia com o objetivo de subsidiar os debates sobre as condições de trabalho dos professores, assim como do ambiente de ensino e aprendizagem. O relatório também trata dos impactos dessas condições na satisfação dos docentes em relação ao trabalho, além de revelar dados sobre as consequências desses contextos na saúde de professores e diretores.

O documento traz informações sobre os tipos de contrato de trabalho — o que retrata as condições de estabilidade dos professores na profissão — e também revela números relacionados à quantidade de escolas em que os docentes dão aula. Além disso, foi objeto de questionamento da Talis e consta no relatório a satisfação de docentes e diretores com o ambiente de trabalho e com os salários que recebem dos estabelecimentos. A pesquisa levantou, ainda, informações sobre fatores de estresse e sobre os impactos da profissão na saúde mental e física dos professores.

Na publicação, ainda é possível conferir o que dizem os diretores a respeito da autonomia para a equipe de gestão escolar no estabelecimento de políticas disciplinares e seleção de materiais didáticos para os estudantes, além da opinião desses profissionais sobre a necessidade de apoio governamental na gestão das escolas. Outro aspecto abordado no volume 2 do relatório da Talis 2018 diz respeito ao uso mais frequente, por parte dos sistemas de ensino dos países participantes da pesquisa, das avaliações formais dos docentes.

Brasil – O Brasil é um dos 48 países/economias que participaram da mais recente edição da Talis, realizada entre 2017 e 2018. No país, responderam à pesquisa 2.447 professores e 185 diretores de escolas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), além de 2.828 docentes e 186 diretores de escolas do ensino médio, das redes pública e privada. Os resultados brasileiros da edição foram divulgados pelo Inep em duas etapas: o primeiro volume foi publicado em junho de 2019 e o segundo, em março de 2020. Vale destacar que o volume 2 do relatório nacional traz um recorte dos resultados direcionado aos países latino-americanos, no que diz respeito aos docentes dos anos finais do ensino fundamental.

Talis – A pesquisa tem sido aplicada a cada cinco anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e é conhecida, em escala global, como Teaching and Learning International Survey. Os dados revelados pelo estudo são comparáveis internacionalmente e refletem questões relacionadas à aprendizagem e às condições de trabalho de professores e diretores em diversos países. As informações são apuradas por meio de questionários que, no Brasil, são aplicados pelo Inep, em parceria com as secretarias estaduais de Educação.

A comparação de informações atualizadas, que levam em conta o ponto de vista dos profissionais, visa a ajudar os países na revisão e na definição de políticas educacionais cada vez mais efetivas. Uma diferença entre a Talis e outros estudos baseados em dados gerais do mercado de trabalho é que as estatísticas da pesquisa permitem análises sobre como as políticas implementadas se relacionam com as atitudes profissionais e os comportamentos de professores e diretores no nível individual, escolar e do sistema.

fonte: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados