Documento trata das condições de trabalho de professores e diretores nas escolas, além dos impactos da profissão na saúde e satisfação com o trabalho
Acesse o relatório nacional da Talis 2018 (Parte 2)
Acesse os resultados da Talis
Saiba mais sobre a Talis
O documento traz informações sobre os tipos de contrato de trabalho — o que retrata as condições de estabilidade dos professores na profissão — e também revela números relacionados à quantidade de escolas em que os docentes dão aula. Além disso, foi objeto de questionamento da Talis e consta no relatório a satisfação de docentes e diretores com o ambiente de trabalho e com os salários que recebem dos estabelecimentos. A pesquisa levantou, ainda, informações sobre fatores de estresse e sobre os impactos da profissão na saúde mental e física dos professores.
Na publicação, ainda é possível conferir o que dizem os diretores a respeito da autonomia para a equipe de gestão escolar no estabelecimento de políticas disciplinares e seleção de materiais didáticos para os estudantes, além da opinião desses profissionais sobre a necessidade de apoio governamental na gestão das escolas. Outro aspecto abordado no volume 2 do relatório da Talis 2018 diz respeito ao uso mais frequente, por parte dos sistemas de ensino dos países participantes da pesquisa, das avaliações formais dos docentes.
Brasil – O Brasil é um dos 48 países/economias que participaram da mais recente edição da Talis, realizada entre 2017 e 2018. No país, responderam à pesquisa 2.447 professores e 185 diretores de escolas dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), além de 2.828 docentes e 186 diretores de escolas do ensino médio, das redes pública e privada. Os resultados brasileiros da edição foram divulgados pelo Inep em duas etapas: o primeiro volume foi publicado em junho de 2019 e o segundo, em março de 2020. Vale destacar que o volume 2 do relatório nacional traz um recorte dos resultados direcionado aos países latino-americanos, no que diz respeito aos docentes dos anos finais do ensino fundamental.
Talis – A pesquisa tem sido aplicada a cada cinco anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e é conhecida, em escala global, como Teaching and Learning International Survey. Os dados revelados pelo estudo são comparáveis internacionalmente e refletem questões relacionadas à aprendizagem e às condições de trabalho de professores e diretores em diversos países. As informações são apuradas por meio de questionários que, no Brasil, são aplicados pelo Inep, em parceria com as secretarias estaduais de Educação.
A comparação de informações atualizadas, que levam em conta o ponto de vista dos profissionais, visa a ajudar os países na revisão e na definição de políticas educacionais cada vez mais efetivas. Uma diferença entre a Talis e outros estudos baseados em dados gerais do mercado de trabalho é que as estatísticas da pesquisa permitem análises sobre como as políticas implementadas se relacionam com as atitudes profissionais e os comportamentos de professores e diretores no nível individual, escolar e do sistema.
fonte: INEP
Comentários