Pular para o conteúdo principal

PISA 2021 - Quadro conceitual de Matemática

Quadro Conceitual de Matemática
 
O quadro conceptual de matemática do PISA 2021 define os fundamentos teóricos da avaliação da matemática do PISA com base no conceito fundamental de literacia matemática, relacionando o raciocínio matemático e três processos do ciclo de resolução de problemas (modelagem matemática). O quadro conceptual descreve como o conhecimento de conteúdo matemático é organizado em quatro categorias de conteúdo. Também descreve quatro dimensões de contextos nos quais os alunos enfrentarão desafios matemáticos.

A avaliação do PISA mede a eficácia com que os países preparam os alunos para utilizar a matemática em todos os aspetos das suas vidas pessoais, cívicas e profissionais, como parte de uma cidadania do século XXI participativa, empenhada e reflexiva. 
 
O que é a Literacia Matemática?

Literacia matemática é a capacidade de um indivíduo raciocinar matematicamente e de formular, aplicar e interpretar a matemática para resolver problemas numa variedade de contextos do mundo real. Inclui conceitos, procedimentos, factos e ferramentas para descrever, explicar e prever fenómenos. Ajuda os indivíduos a conhecerem o papel que a matemática desempenha no mundo e a formular juízos e decisões bem fundamentados, como se espera de cidadãos do século XXI participativos, empenhados e reflexivos.
 
O que há de novo no PISA 2021

O PISA 2021 compreende a matemática no contexto de um mundo em rápida mudança, impulsionada por novas tecnologias e tendências nas quais os cidadãos são criativos e empenhados, formulando juízos e decisões não-rotineiros para utilização individual e no âmbito da sociedade em que vivem. Isso coloca em foco a capacidade de raciocinar matematicamente, que sempre fez parte da estrutura conceptual do PISA. Esta mudança tecnológica também cria a necessidade dos alunos entenderem os conceitos de pensamento computacional que fazem parte da literacia matemática. Por fim, o quadro conceptual reconhece que uma avaliação baseada em computador mais evoluída se encontra disponível para a maioria dos alunos no PISA.
 
fonte: PISA 2021

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

18ª OBMEP

18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP Acompanhe através da página OBMEP 06/07/2023 - Confira os gabaritos da 1ª fase 01/02/2023 - Inscrições até 17/03/2023 Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) , a maior competição científica do país reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 17 de março. A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o país, serão distribuídas pelo menos outras 20,5 mil medalhas a nível regional. A olimpíada vai conceder ainda o dobro de medalhas para escolas privadas, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições. A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 b...

Aulas particulares não podem tirar férias da criança, diz pedagoga

Pintaram umas "vermelhas" entre as notas dos primeiros bimestres, e as férias de julho aparecem como o momento ideal para lotar a agenda de aulas particulares e recuperar o tempo perdido, certo? "Errado" - dizem os especialistas em educação. Segundo pedagogos e psicólogos, "férias são para descansar". "Entupir o aluno de aulas de reforço em julho cria a impressão de que estudar é castigo. Parece que enquanto todo mundo brinca, quem não conseguiu aprender tem de ser punido com lição", diz a professora do departamento de Psicologia Escolar da UnB (Universidade de Brasília) Regina Pedroza. Para a pesquisadora, "notas baixas escondem algum problema", como déficit de atenção ou questões sentimentais. "Os pais deveriam aproveitar que a criança tem tempo livre para se aproximar dela, entender as dificuldades e os motivos que levam ao rendimento escolar abaixo do esperado", diz. Descansar rima com aprender A especialista recomenda, ta...

Lista de blogs relacionados