AVALIAR PARA A MUDANÇA
Como fazer das avaliações externas um caminho para a constante reflexão da prática
Prova Brasil, ANA, Ideb... Saber analisar os resultados das avaliações externas para refletir sobre as práticas pedagógicas da escola e aprimorar o ensino e a aprendizagem é um desafio para todo gestor.
Enfrentá-lo exige que diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos da secretaria adotem uma série de ações: fazer a leitura e a análise detalhada do boletim com os resultados, reunir a equipe para debater as informações obtidas e, com base no diagnóstico e nas reflexões realizadas, preparar um plano para transformar tudo isso em trabalho efetivo na escola.
O material foi elaborado com base no Programa Avaliação e Aprendizagem, iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica da Comunidade Educativa Cedac e cujo objetivo é contribuir para ampliar o uso pedagógico dessas avaliações.
Desde 2011, o programa desenvolveu estudos sobre os usos das avaliações externas com as secretarias municipais e estaduais de Educação, oficinas em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), ações de formação para gestores e técnicos das equipes de várias redes e publicações para educadores.
A atuação ocorreu em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, no Ceará, Paraná, Pará, Espírito Santo, Tocantins e Maranhão.
fonte: NOVA ESCOLA
Comentários