Pular para o conteúdo principal

Escolas podem conferir os boletins pedagógicos da Prova Brasil 2013

Prova Brasil

A versão final dos boletins pedagógicos da Prova Brasil 2013 está disponível para consulta e impressão por meio de sistema on-line. Este ano, há mudanças significativas no documento, disponível para as escolas públicas de 5º e 9º anos do ensino fundamental que participaram da avaliação e tiveram suas notas divulgadas.

É importante lembrar que, para a divulgação ocorrer, a escola precisa ter mais de 20 alunos matriculados na série avaliada e, pelo menos, 50% deles devem ter respondido aos testes. Ao todo, 54.836 escolas tiveram proficiências divulgadas.

A primeira parte do boletim apresenta uma síntese das médias das proficiências dos participantes em matemática e língua portuguesa e, também, o percentual de alunos em cada nível de desempenho, já definidos usualmente pelo Inep. Com esses percentuais, por exemplo, é possível verificar se uma média mais alta é fruto ou não do alto desempenho de poucos.

Além das médias, o boletim traz suas respectivas contextualização e interpretação pedagógica. Essas são novidades que pretendem colocar no centro do debate a desigualdade educacional. "Embora o desempenho dos alunos deva ser medido na mesma métrica para qualquer um deles, a dificuldade que cada escola enfrenta é diferente. Isso porque, como já estabelecido na pesquisa educacional, o desempenho reflete as condições sociais dos alunos, no caso brasileiro de forma marcada, as socioeconômicas", afirma o presidente do Inep, Francisco Soares.

Indicadores – Com base nos questionários contextuais respondidos pelos participantes da Prova Brasil (incluindo respostas sobre bens familiares), o Inep desenvolveu um indicador de nível socioeconômico (NSE). As escolas foram divididas em sete grupos, definidos a partir da média do nível socioeconômico dos alunos.

Além da informação sobre o próprio grupo, as escolas poderão comparar o seu desempenho com as similares, definidas a partir da localização – mesma microrregião, área (urbana ou rural) e faixa de NSE. O objetivo é fazer com que cada estabelecimento de ensino perceba o que outros conseguiram fazer trabalhando com alunos similares.

Valorização pedagógica – Outra inovação importante do boletim é a incorporação da interpretação pedagógica dos níveis de desempenho. Diante de cada nível de proficiência, há uma descrição das habilidades que os alunos provavelmente já dominam. A interpretação foi construída a partir da análise de um grande número de itens e os conhecimentos e habilidades necessárias para respondê-los. Os boletins pretendem facilitar a interpretação dos resultados pelas escolas e ajudá-las a aproveitar essas informações no planejamento pedagógico do próximo ano letivo. "É importante registrar que esta nova abordagem de divulgação de resultados é preconizada pelo novo Plano Nacional de Educação (PNE)", ressalta Soares.


FONTE: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados