Pular para o conteúdo principal

Escolas podem conferir os boletins pedagógicos da Prova Brasil 2013

Prova Brasil

A versão final dos boletins pedagógicos da Prova Brasil 2013 está disponível para consulta e impressão por meio de sistema on-line. Este ano, há mudanças significativas no documento, disponível para as escolas públicas de 5º e 9º anos do ensino fundamental que participaram da avaliação e tiveram suas notas divulgadas.

É importante lembrar que, para a divulgação ocorrer, a escola precisa ter mais de 20 alunos matriculados na série avaliada e, pelo menos, 50% deles devem ter respondido aos testes. Ao todo, 54.836 escolas tiveram proficiências divulgadas.

A primeira parte do boletim apresenta uma síntese das médias das proficiências dos participantes em matemática e língua portuguesa e, também, o percentual de alunos em cada nível de desempenho, já definidos usualmente pelo Inep. Com esses percentuais, por exemplo, é possível verificar se uma média mais alta é fruto ou não do alto desempenho de poucos.

Além das médias, o boletim traz suas respectivas contextualização e interpretação pedagógica. Essas são novidades que pretendem colocar no centro do debate a desigualdade educacional. "Embora o desempenho dos alunos deva ser medido na mesma métrica para qualquer um deles, a dificuldade que cada escola enfrenta é diferente. Isso porque, como já estabelecido na pesquisa educacional, o desempenho reflete as condições sociais dos alunos, no caso brasileiro de forma marcada, as socioeconômicas", afirma o presidente do Inep, Francisco Soares.

Indicadores – Com base nos questionários contextuais respondidos pelos participantes da Prova Brasil (incluindo respostas sobre bens familiares), o Inep desenvolveu um indicador de nível socioeconômico (NSE). As escolas foram divididas em sete grupos, definidos a partir da média do nível socioeconômico dos alunos.

Além da informação sobre o próprio grupo, as escolas poderão comparar o seu desempenho com as similares, definidas a partir da localização – mesma microrregião, área (urbana ou rural) e faixa de NSE. O objetivo é fazer com que cada estabelecimento de ensino perceba o que outros conseguiram fazer trabalhando com alunos similares.

Valorização pedagógica – Outra inovação importante do boletim é a incorporação da interpretação pedagógica dos níveis de desempenho. Diante de cada nível de proficiência, há uma descrição das habilidades que os alunos provavelmente já dominam. A interpretação foi construída a partir da análise de um grande número de itens e os conhecimentos e habilidades necessárias para respondê-los. Os boletins pretendem facilitar a interpretação dos resultados pelas escolas e ajudá-las a aproveitar essas informações no planejamento pedagógico do próximo ano letivo. "É importante registrar que esta nova abordagem de divulgação de resultados é preconizada pelo novo Plano Nacional de Educação (PNE)", ressalta Soares.


FONTE: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados