Pular para o conteúdo principal

MG - Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual


Inscrições para processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual começam nesta segunda-feira

Prova está prevista para o dia 16 de junho deste ano

Servidores da Educação interessados em participar do processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual devem ficar atentos ao período de inscrição, que começa hoje e vai até o dia 26 de abril. A inscrição para o processo deve ser feita no ambiente virtual da certificação (clique no link).

De acordo com o edital do processo, podem participar do processo, servidores efetivos e efetivados das carreiras de Professor de Educação Básica ou Especialista em Educação Básica, com formação voltada para o magistério.

A certificação é requisito básico para que um servidor exerça o cargo de diretor de escola estadual, pois ela atesta que o candidato tem os conhecimentos e habilidades necessárias. O processo acontece em duas etapas, sendo prova objetiva e a avaliação dos títulos. Ao final desse processo, será concedida ao candidato aprovado a certificação ocupacional, com validade de quatro anos, que o torna apto a pleitear o cargo do diretor de escola estadual.

É importante ressaltar que a aprovação no processo de certificação ocupacional não garante ao candidato nomeação no cargo de diretor.

Provas

A prova de Certificação Ocupacional está prevista para o dia 16 de junho e será composta de 60 questões de múltipla escolha. A prova abordará temáticas tanto da área de Educação, como políticas públicas da educação mineira e bases legais da educação, quanto da área de Gestão Pública, como planejamento e gestão de recursos orçamentários e financeiros e gestão de pessoas. O conteúdo programático completo de cada uma das temáticas pode ser conferido no Anexo II do edital.

Certificação anterior

O último processo de Certificação Ocupacional foi realizado em 2010. Na ocasião, a Secretaria certificou 13.444 educadores em todo o Estado, superando o número de certificações das duas primeiras edições, realizadas em 2006 e 2007, quando foram certificados 11.364 candidatos.

A certificação realizada em 2010 terá validade até dezembro de 2014. A Secretaria de Educação recomenda que todos os servidores interessados em ocupar o cargo de Diretor de Escola Estadual, mesmo que já sejam certificados, devem se submeter ao novo processo. A certificação realizada este ano terá validade até o ano de 2017.

Leia também:

- Divulgado edital do processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual (02-04-13)
Fonte: SEE MG

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados