Pular para o conteúdo principal

SP - Prova São Paulo começa nesta terça-feira com exame inédito de Ciências

do Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

A Prova São Paulo 2011 começa nesta terça, 22, e ganha um terceiro dia de testes com a nova prova de Ciências, disciplina que ainda não tem uma escala de proficiência padronizada no país. E tem mais novidade: foram ampliados os exames adaptados para estudantes com necessidades educacionais especiais. A Prova São Paulo será aplicada nos dias 22, 23 e 24 para cerca de 264 mil alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

A prova teve sua primeira edição em 2007, se tornando um instrumento importante de planejamento e de ação pedagógica para cada uma das escolas e para a gestão municipal de Educação. Ela permite, acima de tudo, corrigir deficiências e, a partir do conhecimento real de acertos e dificuldades dos alunos, promover o planejamento escolar da rede.

A partir deste ano, alunos surdos, com deficiência intelectual ou deficiências múltiplas vão realizar os exames com instrumentos e questões ajustadas às suas condições de realização de prova, adaptação que só existia para cegos. Além disso, com a nova prova de Ciências, a partir de 2012, São Paulo terá uma escala de proficiências que poderá servir de parâmetro para todo o país, já que não há referências curriculares para essa disciplina. Isso porque, a prova tem característica técnicas consistentes: público alvo heterogêneo – no que se refere à situação socioeconômica e de nível de conhecimento -, a avaliação é aplicada em um número maior de séries do ensino fundamental, utilização de itens do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), matriz da avaliação articulada com os parâmetros curriculares atuais da disciplina no país e grande dimensão do público alvo.  O mesmo ocorrerá com a produção de texto, que com o tratamento estatístico recebido a partir deste ano, poderá definir uma escala de proficiência nesta área.   

Mais do que avaliar o desempenho dos estudantes, a Prova São Paulo é uma das grandes referências para o planejamento escolar nas escolas da rede municipal. Os alunos responderão questões de múltipla escolha, em todas as disciplinas, além de uma Produção de Textos, em Língua Portuguesa. A duração máxima das provas será de 3 horas e 30 minutos, incluindo um questionário de hábito de estudos, a ser aplicado no dia 24.

Indique – Os resultados da Prova São Paulo deste ano serão utilizados no cálculo do Índice de Qualidade da Educação (Indique), o novo indicador criado pela Secretaria de Educação que permitirá o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais adequadas às necessidades das escolas e o pagamento de bonificação aos profissionais da educação.

O Indique é calculado a partir das notas dos alunos de uma determinada escola na Prova São Paulo. Leva em conta o patamar de aprendizagem em que os estudantes se encontram e a melhoria dos resultados desses alunos ao longo dos últimos anos. Considera ainda o nível socioeconômico de cada escola. Para chegar ao indicador de cada escola, os cálculos consideram todos os alunos matriculados e os estudantes que não participam da avaliação recebem nota 0. Por trás dessa estratégia está a preocupação com todos os alunos. Todos, sem exceção, devem aprender.

Para a avaliação do ensino na Educação Infantil, as creches e pré-escolas receberão também esta semana um questionário que será respondido pelos pais dos alunos e devolvido até o final do mês.

Inclusão - Desde a primeira edição da Prova São Paulo, em 2007, alunos cegos ou com baixa visão têm a possibilidade de realizar os testes em braile, em provas com letras ampliadas ou recebem a ajuda de uma pessoa que faz a leitura para o estudante, profissional chamado de ledor ou escriba. A partir deste ano, estudantes com deficiência intelectual ou com deficiências múltiplas também receberão provas ajustadas para sua necessidade.

Já os alunos surdos, que têm como primeira língua a Libras – Língua Brasileira de Sinais -, receberão uma prova multimídia, que será realizada nos laboratórios de informática das escolas. As questões são as mesmas dos alunos ouvintes, mas em quantidade inferior. Com um clique nas questões e outro nas alternativas, um vídeo apresentará cada um desses itens para o aluno, em Libras. Esta é uma produção inédita e exclusiva gravada para a Prova São Paulo.

Veja quem fará a prova:


Ciclo I


Ciclo II

Todos os alunos dos 3º anos do ensino de oito e de nove anos

Todos os alunos dos 4º anos

Todos os alunos dos 3º e 4º anos PIC – Projeto Intensivo no Ciclo I

Por amostragem: os alunos do 3º ano

Todos os alunos dos 2º e 4º anos

Todos os alunos dos 1º ano com proficiência menor que 150, em Língua Portuguesa, em 2010

Por amostragem: os alunos dos 1º anos com proficiência maior do 150, em 2010, e dos 3º anos


21/11/2011 - 13:25

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados