Uma avaliação padronizada que dá oportunidade aos professores de identificar os sucessos e as necessidades de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal chega ao seu terceiro ano. Pela primeira vez a Prova da Cidade será realizada em três datas: abril, junho e setembro. A avaliação não é obrigatória, mas 80% das escolas aderiram à Prova da Cidade. As primeiras questões serão respondidas nos dias 28 e 29 deste mês.
Mais de 280 mil alunos – desde o 3º ano do Ciclo I até o final do Ciclo II - responderão às questões de múltipla escolha e de resposta construída de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo a produção de um texto. Com as três datas de aplicação da Prova da Cidade, além da Prova São Paulo, os alunos da rede passarão a ser avaliados a cada bimestre. A Secretaria entende que esta é a melhor maneira de diagnosticar as habilidades dos estudantes, garantindo maior aproveitamento escolar.
A Prova da Cidade foi criada em 2009 por técnicos da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de oferecer informações para os educadores, como um diagnóstico da aprendizagem, contribuindo para um novo planejamento de rotinas e atividades escolares. Por esse motivo, é o professor de cada unidade que faz a correção da prova, além de permanecer com todo o material na escola para poder discutir as respostas de todas as questões com seus alunos. Os testes são elaborados pelo Núcleo de Avaliação da Secretaria.
Na quinta-feira, dia 28, os alunos farão a prova de Língua Portuguesa e, no dia 29, a de Matemática. Todos os alunos responderão às 10 questões de cada disciplina, incluindo uma produção de texto em Língua Portuguesa e três questões de respostas construídas (em que o aluno tem de descrever o raciocínio que o levou a uma determinada resposta) em Matemática.
A partir do dia 2 de maio, todos os professores terão disponíveis no portal da Secretaria (www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br) os Guias de Correção de Língua Portuguesa e Matemática, contendo as respostas e as justificativas para cada alternativa (questões de múltipla escolha), bem como as grades de correção para as produções de texto e das outras questões de resposta construída.
Outra novidade é a criação de um Guia de Digitação dos resultados das provas por aluno. A partir de agora a unidade participará também desta etapa do processo. O Guia de Digitação estará disponível no portal da Secretaria também no dia 2 de maio.
Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
27/04/2011 - 12:19
Comentários