Resultados da Prova São Paulo 2010 apontam que 77,3% das crianças estão alfabetizadas até o 2º ano e quase 90% no 3º ano do Ciclo I.
Teste é o único que avalia individualmente os alunos, permitindo o acompanhamento anual da evolução do aprendizado de cada um deles.
Médias nos quatro primeiro anos de escolaridade crescem, mas se estabilizam ou registram queda, ainda que discreta, no Ciclo II.
Nesta quarta edição, a produção escrita voltou a ser avaliada. As médias, para todos os anos, foram superiores a 5, numa escala de zero a 10.
O avanço na alfabetização até o 2º ano do Ciclo I, uma das metas fixadas por esta gestão, e as médias que os alunos de todos os anos alcançaram na produção de textos foram os destaques da quarta edição da Prova São Paulo.
Aplicada nos dias 10 e 11 de novembro de 2010, com questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática e uma questão única de produção de texto, em diferentes níveis de dificuldades, a Prova São Paulo é um dos balizadores para o planejamento escolar, sendo o único teste que avalia individualmente os alunos, permitindo que a escola e os pais – que receberão boletins com o desempenho de seus filhos – acompanhem a evolução do aprendizado ano a ano, aluno por aluno. As 538 das 544 escolas que participaram da prova receberam os resultados durante a Jornada Pedagógica, realizada na quinta e sexta-feira da semana passada.
Professores, supervisores, coordenadores pedagógicos e diretores reunidos para planejamento nesses dois dias conheceram ainda os resultados dos questionários respondidos por eles e por quase 250 mil pais de alunos, com uma completa avaliação da escola e dos hábitos de estudo. Esse raio-x da rede foi divulgado na quarta-feira dia 16 e está à disposição no Portal da Educação: www.portalsme.prefeitura.sp.gov.br
Os testes de Língua Portuguesa, Matemática e de produção de textos foram aplicados a todos os alunos dos ciclos I e II, exceto os do 1º ano do Ciclo I, e realizados por amostragem para os estudantes do 3º ano do Ciclo I e dos 1º e 3º anos do Ciclo II. Foram avaliados também todos os alunos de 3.º ano do Ciclo I que participaram do PIC, estudantes que recebem reforço por apresentarem dificuldades no processo de alfabetização. Incluiu-se ainda o conjunto de alunos que, em 2009, estavam no 4.º ano do Ciclo I e obtiveram proficiência em Língua Portuguesa inferior a 150. Uma forma de redobrar os cuidados com os alunos que necessitam de maior atenção.
Resultados
Os resultados enviados às escolas trazem o desempenho individual de cada aluno, o desempenho da classe e da turma, da própria escola, da Diretoria Regional de Educação onde a escola está inserida e da rede como um todo. Traz ainda um relatório contendo a descrição das habilidades, das expectativas de aprendizado, além das indicações das principais dificuldades reveladas para cada ano e ciclo.
Produção de texto
A novidade desta edição foi a inclusão de produção de textos. Nas séries iniciais, o aluno teve de preencher uma ficha, e, nas demais, com diferentes graus de dificuldades, foram formuladas propostas capazes de avaliar a apresentação, o atendimento ao gênero, a progressão textual e os padrões de escrita, incluindo aí as normas ortográficas, estrutura e concordância.
A maioria dos alunos, de todas as séries respondeu positivamente às questões. A média em todos os anos dos Ciclos I e II foi superior a 5, à exceção do 4º PIC, que atende alunos com maiores dificuldades de aprendizado. Algumas médias ultrapassaram as expectativas - 8,5 no 3º ano e 7,8 no 2º ano do Ciclo I, além de 7,4 no 3º PIC. Chama atenção ainda a média de 6,1 no 3º ano do Ciclo II.
Ano | Nota |
2º ano – Ciclo I | 7,8 |
3º ano – Ciclo I | 8,5 |
3º ano PIC – Ciclo I | 7,4 |
4º ano – Ciclo I | 5,4 |
4º ano PIC – Ciclo I | 3,7 |
1º ano – Ciclo II | 5,7 |
2º ano – Ciclo II | 5,8 |
3º ano – Ciclo II | 6,1 |
4º ano – Ciclo II | 5,5 |
Quadros comparativos
As tabelas abaixo mostram as médias obtidas pelos alunos nos testes de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados estão expressos na escala Saeb, que estabelece níveis de proficiência de acordo com os pontos obtidos entre 100 e 375.
Importante destacar a evolução dos alunos de PIC nos 3.º e 4.º anos. O PIC é parte do programa Ler e Escrever e buscar reforçar a aprendizagem de alunos que ainda não tenham domínio sobre o sistema alfabético de escrita. Foi implantado em 2007 no 4.º ano e em 2008 no 3.º ano.
CICLO I
Médias das Proficiências – Língua Portuguesa
Em relação ao percentual de alunos alfabetizados em 2007, a avaliação feita no ano passado aponta para um ganho de 25,7% no número de alunos alfabetizados.
Evolução da Alfabetização
| 2007 | 2008 | 2009 | 2010 |
2º ANO DO CICLO I | 61,5% | 63,9% | 74,2% | 77,3% |
3º ANO DO CICLO I | | 82,1% | 89,7% | 89,4% |
CICLO I
Médias das Proficiências – Matemática
No Ciclo II observam-se quedas mais significativas nos 1º e 4º anos, tanto em Língua Portuguesa quanto em Matemática.
Ciclo II
Médias das proficiências em Língua Portuguesa
CICLO II
Média das Proficiências – Matemática
Os resultados da Prova São Paulo, com melhor desempenho do Ciclo I, revelam acertos nas políticas e práticas adotadas, como as do programa Ler e Escrever, das turmas do PIC e dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem, e fragilidades, em especial no Ciclo II.
É importante ressaltar que a maior parte desses alunos vem de uma realidade que hoje não existe mais na rede, como turnos de menos de quatro horas de aula/dia, escolas de lata, classes com superlotação.
Há pouco mais de cinco anos, 70% dos alunos do Ensino Fundamental estudava em regime de três turnos diurnos, número reduzido a 8%. E nenhum deles tinha jornada de cinco horas de aula por dia, carga horária mínima hoje para 420 mil estudantes. Houve ainda redução de 35 para 31 na média de alunos por sala, além do fim definitivo das escolas e salas de lata que chegaram a abrigar 75 mil alunos.
Para 2011, as novidades concentram-se na área pedagógica. Um exemplo é a introdução, ainda neste semestre, dos oito módulos de recuperação paralela de Língua Portuguesa e Matemática, oferecidos no contraturno escolar. Também neste ano, a Prova da Cidade passará a ser aplicada bimestralmente, garantindo o envolvimento direto dos profissionais na aplicação, correção e análise dos resultados obtidos para o replanejamento das atividades com os alunos.
Portal da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
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