A avaliação que dá oportunidade aos professores de identificar os sucessos e as necessidades de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino paulistana chega à sua segunda edição. A Prova da Cidade será no dias 3 e 4 de agosto e tem como novidade, em 2010, a ampliação do diagnóstico para os estudantes a partir do 2º ano do Ciclo I até o final do Ciclo II. A avaliação não é obrigatória, mas 70% das escolas aderiram à Prova da Cidade. Isso significa que 299.621 alunos responderão aos testes objetivos e às perguntas dissertativas de Português e Matemática, além de produzirem um texto. Os estudantes serão avaliados com base nas habilidades que deveriam ter sido desenvolvidos até o 1º semestre deste ano, considerando o documento de Orientações Curriculares, em uso nas unidades escolares municipais desde 2007.
A Prova da Cidade foi criada em 2009 por técnicos da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de oferecer informações para os educadores, como um diagnóstico da aprendizagem, contribuindo para um novo planejamento de rotinas e atividades escolares. Por esse motivo, é o professor de cada unidade que faz a correção da prova, além de permanecer com todo o material na escola para poder discutir as respostas de todas as questões com seus alunos. O teste é elaborado pelo Núcleo de Avaliação da Secretaria.
Na terça-feira, dia 3, os alunos farão a prova de Português e, no dia 4, a de Matemática. As perguntas deste ano terão ilustrações, o que deixa a avaliação mais divertida. Todo o Ciclo I responderá a 20 questões de cada disciplina, além de uma produção de texto em Língua Portuguesa e duas questões de respostas construídas (em que o aluno tem de descrever o raciocínio que o levou a uma determinada resposta) em Matemática. Os alunos do Ciclo II terão 32 questões em cada matéria, o texto e três perguntas dissertativas de Matemática.
A partir do dia 5, todos os professores terão disponíveis no portal da Educação os Guias de Correção de Língua Portuguesa e Matemática, contendo as respostas e as justificativas para cada alternativa (questões de múltipla escolha), bem como as grades de correção para as produções de texto e das outras questões que devem ter resposta construída.
30/07/2010 - 11:05
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Comentários