Pular para o conteúdo principal

SP - PARFOR - Pesquisa sobre interesse de professor em participar do PARFOR

terça - feira, 18 de Maio de 2010 17h
PESQUISA PARFOR
Nº1 - 10/05/2010
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), em regime de colaboração com o Ministério da Educação (MEC), dá início às inscrições para os cursos de Ensino Superior oferecidos pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PARFOR).

O PARFOR tem por finalidade principal a melhoria na formação dos professores da Educação Básica. É destinado aos professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB/1996).


Os cursos de 1ª Licenciatura, que possuem carga horária de 2.800 horas, sendo 400 horas de estágio supervisionado,
e de Formação Pedagógica serão oferecidos tanto na modalidade presencial como a distância. Os cursos de 2ª Licenciatura, que possuem carga horária de 800 horas, para licenciaturas na mesma área de atuação do candidato, ou 1.200 horas, incluindo as horas de estágio supervisionado, para aqueles que pretendem a licenciatura fora de sua área de atuação, deverão ser presenciais, conforme exige a Resolução 01/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Para se candidatar às vagas do PARFOR, o professor interessado deve:
- Inscrever-se no site http://freire.mec.gov.br/ (a inscrição está condicionada à validação pela SEE).
- Responder à pesquisa no site www.rededosaber.sp.gov.br/pesquisa, clicar em “Acesso por login e senha” que são CPF e RG (os dados fornecidos nesta pesquisa colaborarão para a análise e validação das pré-inscrições).

A validação da inscrição nos cursos de licenciatura oferecidos pelo PARFOR está condicionada às informações indicadas na pesquisa e aos seguintes pré-requisitos:

1. O professor deve estar em efetivo exercício na rede pública estadual em 2010;

2. O professor deve fazer o curso na região da sua Escola e/ou Diretoria de Ensino e fora do seu horário de trabalho;
3. O professor deve comprovar a compatibilidade de horários do seu local de trabalho e os do curso pretendido na sua Escola ou Diretoria de Ensino;
4. O professor só poderá se inscrever em apenas um dos cursos disponíveis;
5. A segunda Licenciatura será ofertada somente pelas IES Públicas e na modalidade de ensino presencial;
6. As despesas de transporte e alimentação para a realização do curso são de responsabilidade exclusiva do professor;
7. O professor poderá cursar outra licenciatura em polos da UAB (Universidade Aberta do Brasil) da sua região.

ATENÇÃO

As inscrições devem ser realizadas no site http://freire.mec.gov.br/ de 10 a 29 de maio. A Secretaria Estadual de Educação tem o papel de validar ou não a inscrição de cada professor da rede pública estadual, observados os critérios estabelecidos neste boletim.

Após a validação, a instituição de ensino responsável pelo curso realizará a seleção dos candidatos que tiveram suas inscrições validadas pela Secretaria. Cabe ressaltar que as instituições de ensino têm autonomia para decidir sobre o processo de seleção, destacando-se o respaldo do MEC à destinação prioritária de vagas a professores em exercício das escolas públicas.

Todas as informações sobre o PARFOR e sobre os cursos ofertados estão disponíveis no endereço http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor.

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados