Pular para o conteúdo principal

Escolas investem em técnicas de registro

Para ajudar os alunos a reter o conteúdo das aulas, colégios particulares de São Paulo utilizam diferentes estratégias, como a produção de diários
05 de abril de 2010 | 0h 00


Mariana Mandelli - O Estadao de S.Paulo



Para fazer com que os alunos de classes cada vez mais heterogêneas retenham os diferentes conteúdos ensinados, as escolas particulares de São Paulo estão investindo em diferentes técnicas de aula, ferramentas criativas e métodos de registro. As propostas vão desde ressuscitar os cadernos do estilo diário até contratar especialistas em gestão de sala de aula, mesclando, assim, antigas e novas metodologias na tentativa de fazer com que os estudantes aprendam mais e estudem melhor em casa.


Na Escola Carlitos, na zona oeste de São Paulo, todo o corpo docente - dos professores ao diretor - supervisiona os registros diários dos estudantes, valorizando a sistematização dos cadernos com títulos diferenciados, tabelas, espaçamento e cores, além de reforçar as técnicas de cópia. "Trabalhamos muito a organização dos cadernos porque isso facilita a retomada do assunto na hora de estudar", explica a diretora pedagógica Laura Piteri.


O investimento da escola na área já começa com as crianças da educação infantil, com o chamado Caderno de Vida. Nele, os alunos registram, com ajuda dos pais e professores, suas vivências escolares e familiares com textos e fotos. O caderno pode ser levado para casa nos fins de semana e é lido em classe toda segunda-feira pela manhã. "Esse é como se fosse o primeiro caderno deles, que permite ver como o aluno elabora seu aprendizado e narra fatos", afirma Laura.

Segundo a professora tutora do setor de apoio à aprendizagem da Escola Viva, Adriana Ferreira, incentivar os registros de forma dinâmica faz com que os alunos produzam conhecimento e se tornem autores.

"Em uma leitura em grupo, por exemplo, é importante grifar bem o texto, inserir vocabulários, destacar os conceitos gerais e listar as palavras-chaves", explica Adriana.

A oralidade também é outro aspecto trabalhado pelos colégios para facilitar o entendimento das disciplinas. Na Escola Móbile, na zona sul, os professores são treinados com uma série de técnicas de transmissão oral de acordo com a faixa etária das crianças. "O educador precisa ter a consciência de deixar claro o objetivo da aula na sua estratégia de fala", afirma a diretora pedagógica Cleuza Bourgogne.

Tecnologia. Para auxiliar ainda mais os professores a articular a fala e a escrita, algumas escolas gravam as aulas em vídeo para depois mostrar o desempenho aos educadores. "Filmar e analisar faz com que o profissional reflita sobre sua técnica", explica Silvia Tuono, especialista em gestão de sala de aula. "Ele pode perceber que precisa melhorar impostação e volume da voz, o tanto de tempo que passa falando, por exemplo."

Na Stance Dual, além de serem orientados com práticas de anotação de aula, os alunos usam ferramentas multimídia. "Nas aulas de idioma, filmamos e colocamos legenda para os alunos verem depois", diz a diretora pedagógica da escola, Eliana Rahmilevitz. Algumas aulas são dadas com o suporte de arquivos digitais que depois são disponibilizados para as crianças.

"Mas não é porque se usa tecnologia que ninguém mais escreve", explica Eliana. Segundo ela, nas aulas em que a exposição é feita por meio de computadores, os estudantes recebem o material impresso referente ao assunto, onde fazem anotações que, posteriormente, são corrigidas pelos professores.


ALGUNS MÉTODOS

Cadernos
As escolas apostam na organização dos cadernos para facilitar o estudo em casa. Utilizar cores diferenciadas para cada disciplina e criar tabelas e esquemas para organizar e hierarquizar os conteúdos são métodos valorizados. O uso do diário, para registrar experiências de vida, também é adotado.

Livros
Nos textos, os professores orientam a grifar palavras, listar conceitos e palavras-chaves e destacar vocabulário desconhecido.

Tecnologia
Gravar aulas em vídeo, para que o professor possa vê-las depois, é uma forma de analisar o desempenho dos educadores. Disponibilizar conteúdos digitais e incentivar a relação do aluno com a internet também faz parte das aulas.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados