Pular para o conteúdo principal

SP - Escola líder em SP envolve pais em leitura

Colégio estadual Professor Astor Vasques Lopes, de Itapetininga, busca participação da família e trabalho em equipe. Instituição, com 380 estudantes, atende sobretudo público de baixa e média renda; alunos são o "centro da proposta", diz diretora

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Incentivo à leitura, envolvimento constante dos pais e trabalho em equipe. Esses são alguns dos requisitos apontados por familiares de alunos e pela direção da Escola estadual professor Astor Vasques Lopes, de Itapetininga (172 km de SP), para justificar o primeiro lugar entre as instituições do Estado.

A Escola, que fica no Jardim Brasil, periferia da cidade, foi eleita a melhor do Estado da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. "Meu filho passou a escrever melhor depois que mudou para lá, há dois anos", diz a dona de casa Roseli Moreira, 44, mãe de Lucas, 9, da 3ª série.

Segundo ela, o projeto Leitura em Família incentiva a leitura e a participação dos pais.

A Astor Vasques Lopes tem 380 alunos nos períodos matutino e vespertino. Inaugurada em 1986, atende sobretudo alunos de baixa e média renda.

Outro ponto destacado pela mãe é a Educação alimentar. "Aqui não são vendidos frituras, salgadinhos e refrigerantes na cantina", afirma Roseli.

Entre os principais projetos interdisciplinares e permanentes apontados pela direção da Escola como "diferenciais", estão o Roda da Leitura -que incentiva a criança a ler e a escrever- e o Brincando com a Matemática -que promove competições entre alunos, como torneios de tabuada e xadrez.

"A principal proposta da Escola é manter um acompanhamento diário do aluno, mantendo o diálogo e a autoestima dos estudantes e professores", afirma a diretora, Arlete Milanezi Ansbach.

Segundo ela, o primeiro lugar é um prêmio para os alunos, que são o "centro da nossa proposta de ensino".


Capital

A Escola que obteve a segunda colocação entre as instituições da capital fica a 26 km da centro. alunos da professora Rita Pinto de Araújo afirmaram que neste ano perderam só uma aula, de Educação física, substituída por leitura. O colégio fica entre Sapopemba e Cidade Tiradentes (zona leste).

A Escola mais bem colocada, a professora Irene Ribeiro, também fica na zona leste.

Colaborou a Reportagem Local 

Folha de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados