Pular para o conteúdo principal

Encceja 2009 Ensino Fundamental - Exame oferece oportunidade aos que não obtiveram certificado


Quinta-feira, 29 de outubro de 2009 - 16:54
As pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental poderão fazer uma prova de certificação e, se comprovarem ter conhecimento adequado a esse nível de ensino, poderão ter seus certificados. Para isso, o interessado deve se inscrever ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), até esta sexta-feira, 30. Para se inscrever no exame, o participante deve ter, no mínimo, 15 anos de idade completos até o dia da prova.

As provas contemplarão áreas básicas do conhecimento, como linguagens (língua portuguesa, inglês, artes, educação física), matemática, ciências naturais e ciências humanas (história, geografia). Serão 30 itens de múltipla escolha para cada uma dessas áreas. Há ainda uma redação.

Se a pessoa, por exemplo, foi reprovada na oitava série em língua portuguesa, ela pode agora fazer apenas a prova que envolve essa disciplina. Se alcançar a nota mínima exigida, terá seu certificado de conclusão do ensino fundamental e poderá retornar aos estudos, já se matriculando no ensino médio. Mesmo que a pessoa nunca tenha freqüentado a escola regular – ou tenha freqüentado, mas não tenha como provar – mas tem domínio dos conhecimentos exigidos para essa etapa de ensino, ela poderá fazer as provas.

A certificação se dá por área. Por exemplo: se o participante obtiver boas notas em ciências humanas e linguagens, ele terá documento provando que já eliminou essas componentes. Caso o mesmo participante não alcance nota suficiente em matemática, ele ficará devendo apenas essa área – e poderá fazer, no ano que vem, quando for aplicado outro Encceja, apenas a prova de matemática.

A inscrição é gratuita. Para se inscrever, o candidato tem até o dia 30 de outubro, 23h59min, para acessar a página do exame. Ele deve ter em mãos o documento de identidade e o CPF e preencher todos os campos solicitados. Após o registro, o comprovante de inscrição deverá ser impresso, pois contém o número de acompanhamento de inscrição e a senha de acesso à página. O candidato deve informar o nome do município onde deseja fazer a prova.

Aqueles que já fizeram cadastro em anos anteriores e desejam ainda eliminar matérias poderão se inscrever novamente, sendo o número de inscrição único e definitivo ao longo dos anos, podendo ser usado em quantos exames o interessado quiser participar.

A prova será no dia 21 de fevereiro de 2010. O candidato deve chegar com uma hora de antecedência, sendo que os portões abrirão 15 minutos antes. Não será permitida a entrada após o início da prova. No período matutino, a prova será aplicada das 8h30 às 12h30 (ciências naturais, história e geografia) e no período vespertino das 14h30 às 19h30 (língua portuguesa, inglês, artes, educação física, redação e matemática).

Assessoria de Imprensa do Inep
MEC

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados