Pular para o conteúdo principal

No Dia da Avó, a escritora Tatiana Belinky fala dos netos e bisnetos

Russa conta como aprendeu a entender a mente das crianças.
'Elas têm uma lógica irrefutável e são muito atentas', diz.

Do G1, em São Paulo


Tatiana Belinky conta como aprendeu a entender a mente das crianças (Foto: Reprodução/TV Globo)

Inteligente e bem humorada, a escritora Tatiana Belinky, aos 90 anos, se orgulha ao falar dos cinco netos e cinco bisnetos que criou “no colo”. “É estranho ter um filho que é avô. Preciso contar porque faço confusão”, brinca. E a carreira voltada ao público infantil não é à toa. Neste Dia da Avó, Tatiana conta como aprendeu a entender a mente e o comportamento das crianças.

“Crianças são incrivelmente inteligentes desde muito novas. Elas são como pequenos gravadores. Absorvem tudo o que está a sua volta. Uma vez uma professora me perguntou porque as crianças não gostam de estudar. É simples. Criança não gostar de estudar, gosta de apreender, ler o mundo. Elas têm uma lógica irrefutável e são muito atentas”, diz.

Uma avó típica assumida, a escritora acredita que toda criança gosta de ler. “Hoje meus netos e bisnetos moram longe, muitos já são adultos. Meu neto mais velho está com mais de 40 anos. Mas quando eles eram crianças viviam comigo. Eu contava histórias, fazíamos artesanato, brincávamos muito e líamos bastante. Eles sempre chegavam pedindo livros. Lembro-me também de recortar dinossauros, eles adoravam”, diz ao G1 a avó coruja.

O gosto pela leitura surgiu muito cedo, ainda na Europa, de onde veio para o Brasil aos 10 anos. “Eu aprendi naturalmente, como toda a criança. As placas de ruas na cidade de Riga, na Letônia, onde passei minha infância, eram escritas em três línguas: alemão, letão e russo", diz.

Dos seus avós, principalmente a avó materna e avô paterno, com quem conviveu, Tatiana guarda boas recordações, que, segundo ela, influenciaram sua forma de lidar com as crianças. “Cada avô meu tinha 15 filhos, então tinha muitos primos. Ainda assim a convivência com eles era ótima e bastante próxima. Meu avô era alto, grande, barbudo e imponente, mas ainda assim era carinhoso e podia ser doce com as crianças. Minha avó era muito carinhosa e tinha uma doçura enorme. Nunca vi nenhum deles sem um livro na mão. Eles fizeram de mim o que quer que eu seja hoje”, afirma.

A Infância

O primeiro contato de Tatiana com as crianças foi durante sua própria infância, ao ajudar na criação de sua irmão dez anos mais novo. “Minha mãe e meu pai trabalhavam e eu tinha que ajudar, fui ‘irmãe’ dele. Depois disso aprendi a me relacionar com o universo infantil com as próprias crianças da escola. Eu gosto demais de crianças”, diz.

Tatiana Belinky nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 1919, e veio para o Brasil aos 10 anos, já falando fluentemente três línguas: russo, alemão e letão. Aqui, em um mundo que considera “totalmente diferente” aprendeu com as “músicas, o clima, roupas e até rostos diferentes”.

Sempre estimulada à leitura, aos 3 anos, quando ainda morava em Riga, na Letônia, onde passou sua infância, tinha uma estante dos livros que já conhecia. “Meu pai sempre lia para mim e aprendi a ler sozinha aos 5 anos, mas qualquer criança é capaz de fazer isso se lhe derem a chance. A leitura fazia parte da minha vida como escovar os dentes e comer”.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados