Pular para o conteúdo principal

Rede municipal de ensino de SP terá somente 12 dias de férias

Período de folga começa no dia 22 de julho e termina em 2 de agosto.
Segundo secretaria, é preciso repor aulas por causa dos feriados.

Do G1, com informações do SPTV

As férias do meio de ano da rede municipal de ensino da capital de São Paulo serão menores. O período de folga começa no dia 22 de julho e termina no dia 2 de agosto. No total, só serão 12 dias de descanso para os alunos.

Veja o site do SPTV


A Secretaria de Educação disse que o motivo é que este ano tem muitos feriados e é preciso repor as aulas.

A lei estabelece que os alunos devem ter no mínimo 200 dias de aula por ano. Por isso, as férias foram reduzidas.


Na Escola Dona Chiquinha Rodrigues, no Campo Belo, na Zona Sul, os alunos já ouviram falar da novidade.

"Falaram que ia sair na semana que vem, mas a gente vai saber hoje o dia exato que a gente vai sair de férias. Como os outros colégios ficarão um mês, a gente queria ficar um mês também", disse Jucilene dos Santos, estudante da oitava série.

A estudante Damaris da Silva, de 15 anos, já sabe que vai ter que diminuir as férias na casa da avó, em Minas Gerais. “Não vai dar pra ficar tanto tempo", disse.

Algumas mães também não gostaram da diminuição das férias de meio de ano. "Eu não vou gostar. Eu vou tirar férias de trabalho para poder ficar com as crianças. Eu vou ficar em casa e eles vão ficar estudando", reclamou a doméstica Joselma Morais.

A família da doméstica Adriana de França se mudará para Osasco. Ela contava com as férias da filha para organizar a mudança e fazer a transferência de escola. Foi pega de surpresa.

Calendário escolar

A Secretaria Municipal de Educação explica que o descanso será menor para que o calendário escolar seja respeitado. O que provocou essa mudança foram os dez feriados que interferiram na programação das escolas. Para que os alunos não tenham menos de 200 dias de aula, como determina a lei, as férias de julho serão reduzidas.

O estudante Bruno Nogueira está na oitava série. Ele estuda de manhã e à tarde trabalha na recepção de um hotel. As férias de julho sempre ajudam a aliviar a rotina, mas, desta vez, o descanso vai ser menor. "Neste ano, vão ser menos dias”, disse.

Mas a mãe de Bruno, Rosana de Carvalho, não vê problema. "Porque é bom para eles estudarem”, justificou.

A faxineira Maria Teixeira tem a mesma opinião. "Ele fica em casa só. Eu venho trabalhar. Ele tem 12 anos. Sabe que criança ficando em casa só, boa coisa não apronta."

Alguns pais e alunos não estavam sabendo da diminuição das férias de meio de ano. A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação para saber o motivo. Ninguém quis dar entrevista, mas a assessoria de imprensa explicou que o calendário escolar é definido no início do ano e que é responsabilidade de cada escola comunicar as mudanças para os pais.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados