Pular para o conteúdo principal

Rede municipal de ensino de SP terá somente 12 dias de férias

Período de folga começa no dia 22 de julho e termina em 2 de agosto.
Segundo secretaria, é preciso repor aulas por causa dos feriados.

Do G1, com informações do SPTV

As férias do meio de ano da rede municipal de ensino da capital de São Paulo serão menores. O período de folga começa no dia 22 de julho e termina no dia 2 de agosto. No total, só serão 12 dias de descanso para os alunos.

Veja o site do SPTV


A Secretaria de Educação disse que o motivo é que este ano tem muitos feriados e é preciso repor as aulas.

A lei estabelece que os alunos devem ter no mínimo 200 dias de aula por ano. Por isso, as férias foram reduzidas.


Na Escola Dona Chiquinha Rodrigues, no Campo Belo, na Zona Sul, os alunos já ouviram falar da novidade.

"Falaram que ia sair na semana que vem, mas a gente vai saber hoje o dia exato que a gente vai sair de férias. Como os outros colégios ficarão um mês, a gente queria ficar um mês também", disse Jucilene dos Santos, estudante da oitava série.

A estudante Damaris da Silva, de 15 anos, já sabe que vai ter que diminuir as férias na casa da avó, em Minas Gerais. “Não vai dar pra ficar tanto tempo", disse.

Algumas mães também não gostaram da diminuição das férias de meio de ano. "Eu não vou gostar. Eu vou tirar férias de trabalho para poder ficar com as crianças. Eu vou ficar em casa e eles vão ficar estudando", reclamou a doméstica Joselma Morais.

A família da doméstica Adriana de França se mudará para Osasco. Ela contava com as férias da filha para organizar a mudança e fazer a transferência de escola. Foi pega de surpresa.

Calendário escolar

A Secretaria Municipal de Educação explica que o descanso será menor para que o calendário escolar seja respeitado. O que provocou essa mudança foram os dez feriados que interferiram na programação das escolas. Para que os alunos não tenham menos de 200 dias de aula, como determina a lei, as férias de julho serão reduzidas.

O estudante Bruno Nogueira está na oitava série. Ele estuda de manhã e à tarde trabalha na recepção de um hotel. As férias de julho sempre ajudam a aliviar a rotina, mas, desta vez, o descanso vai ser menor. "Neste ano, vão ser menos dias”, disse.

Mas a mãe de Bruno, Rosana de Carvalho, não vê problema. "Porque é bom para eles estudarem”, justificou.

A faxineira Maria Teixeira tem a mesma opinião. "Ele fica em casa só. Eu venho trabalhar. Ele tem 12 anos. Sabe que criança ficando em casa só, boa coisa não apronta."

Alguns pais e alunos não estavam sabendo da diminuição das férias de meio de ano. A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação para saber o motivo. Ninguém quis dar entrevista, mas a assessoria de imprensa explicou que o calendário escolar é definido no início do ano e que é responsabilidade de cada escola comunicar as mudanças para os pais.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados