Cerca de 173 mil alunos dos 2º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal farão, nos dias 17 e 18 de junho, a Prova da Cidade - avaliação inédita instituída pela Secretaria Municipal de Educação. Aderiram à prova, que é facultativa, 348 escolas, representando aproximadamente 70% da Rede.
O objetivo da avaliação, segundo o secretário municipal Alexandre Schneider, é analisar o desempenho dos estudantes no meio do ano, permitindo que possíveis ajustes sejam feitos já na segunda etapa do ano letivo.
O exame terá questões abertas e de múltipla escolha, versando sobre conteúdos de Português e Matemática - levando em conta as orientações curriculares da Rede Municipal relativas a assuntos já vistos pelos alunos no primeiro semestre. Além dos alunos de 2º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental, também os estudantes do Programa Intensivo do Ciclo I (PIC) do 4º ano farão a Prova.
Os alunos do 2º ano responderão a 20 questões de Português e 20 de Matemática. Já os do 4º ano em diante farão 32 questões de Português e 32 de Matemática - com exceção dos estudantes do 8º ano, que terão pela frente 26 questões de Português e mais uma de Redação. O teste terá duração de até quatro horas.
As provas foram elaboradas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, que também serão responsáveis pela correção. O resultado deverá ser enviado às unidades em agosto. A intenção da pasta, em 2010, é estender a Prova da Cidade para todos os anos do Ensino Fundamental.
Prova da Cidade
Público-alvo: alunos dos 2º, 4º, 6º e 8º anos dos Ciclos I e II.
Data da provas
Língua Portuguesa: 17/06/09
Matemática: 18/06/09
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Comentários