MEC lança portal para que docentes escolham que cursos frequentar.
Foco são professores da educação básica sem formação.
O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (30) a criação de um portal na internet para que os docentes que participam do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica escolham e façam uma pré-inscrição nos cursos que queiram fazer. Segundo o MEC, 54 mil vagas de graduação exclusiva para professores em exercício devem ser ocupadas no segundo semestre deste ano.
O foco do plano nacional são professores que dão aula na educação básica e não possuem graduação, docentes que dão aula em uma área diferente da que foram formados e aqueles que lecionam em suas áreas mas não possuem licenciatura. O ministério estima que esses grupos representem quase 32% dos 1,9 milhão de professores do país.
"São vagas carimbadas para professores em exercício. São vagas além do edital dos vestibulares", afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. As pré-inscrições podem ser feitas pelo site http://freire.mec.gov.br.
Perguntado sobre se estas novas vagas no sistema público de ensino superior seriam comportadas na atual infraestrutura, Haddad afirmou que não haverá problemas. "As vagas estão sendo oferecidas pelas próprias universidades. O sistema está em franca expansão", disse.
Até 2011, o ministério quer colocar em universidades federais e estaduais e em outros institutos da União que oferecem graduação 331,4 mil docentes -52% deles em cursos presenciais.
Para poderem se pré-inscrever nos cursos, os professores terão que se cadastrar na "Plataforma Freire", que homenageia o educador Paulo Freire. Após a escolha, o sistema manda os dados para as secretarias estaduais e municipais de educação, que vão validar a inscrição e entrar em contato com as instituições de ensino. Todo o processo, de acordo com o MEC, será monitorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Comentários