Pular para o conteúdo principal

Caderno Rede de Saberes já pode ser consultado

Sexta-feira, 22 de maio de 2009 - 16:50

Estudantes da Casa da Arte de Educar, unidade Mangueira, no Rio de Janeiro, em atividade extraclasse. (Divulgação no Caderno)Três cadernos sobre educação integral estão disponíveis a partir desta sexta-feira, 22, no Portal do Ministério da Educação. O caderno Rede de Saberes é dirigido aos professores das cinco mil escolas públicas que participam do programa Mais Educação e os outros dois são para os diretores das escolas e gestores das redes estaduais e municipais e para motivar o debate da educação integral.


O conjunto dos cadernos elaborados por educadores e especialistas sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), explica Leandro Fialho, coordenador-geral de ações educacionais complementares, tem como objetivos ampliar o debate nacional sobre o tema, relatar modos de fazer educação integral em parceria com as comunidades e auxiliar a prática dos professores.


O caderno dirigido aos professores lembra logo no início que toda escola está inserida em uma comunidade com especificidades culturais – saberes, valores, práticas, crenças – e apresenta uma série de perguntas: quem são os nossos alunos? Que experiências possuem? O que pensa a comunidade? Como os moradores da localidade utilizam a escola?


Na busca de respostas para cada realidade, o documento mostra como os educadores podem entrelaçar os conhecimentos de disciplinas que lecionam, como matemática, português e ciências, com os saberes tradicionais daquela comunidade. A mandala (que em sânscrito significa círculo e representa a integração entre homem e natureza) foi a representação escolhida pelos criadores do caderno para explicar como o entrelaçamento de saberes pode ser construído na escola. O objetivo é desenvolver o diálogo entre as disciplinas e, destas, com os temas transversais e com os saberes e práticas da escola e da comunidade.


Segundo Leandro Fialho, é importante que professores, gestores, diretores, estudantes, pais compreendam que a educação não se realiza somente na escola, mas em todo o território e que a escola deve expressar o projeto da comunidade. A educação integral, diz, abre espaços para que isso aconteça. Os cadernos serão impressos e enviados às escolas do Mais Educação, mas já podem ser consultados no Portal.


Em 2009 – Este ano, o programa Mais Educação atende cinco mil escolas públicas do ensino fundamental em 129 municípios com mais de 100 mil habitantes, incluindo todas as capitais; e 100 escolas do ensino médio de dez estados. No conjunto das escolas que receberão recursos do MEC durante o ano para oferecer atividades no contraturno das aulas, estão aquelas que, em 2007, registraram Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de até 3,5 pontos (o Ideb vai de zero a dez pontos), os municípios atendidos pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e cidades com mais de 50 mil habitantes próximas das regiões metropolitanas.

Ionice Lorenzoni

MEC



.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados