Pular para o conteúdo principal

Escolas em áreas violentas têm piores resultados nos provões, diz secretária

Cláudia Costin explicou que não há diferença acentuada entre as regiões.
Segundo as contas da Prefeitura do Rio, faltam mais de 5 mil professores.

Ronaldo Pelli

Do G1, no Rio

Durante a posse dos novos 1.145 professores para a rede municipal de ensino, a secretária de Educação do Rio, Cláudia Costin, comentou os resultados das provas que avaliaram o desempenho dos alunos na compreensão da leitura e para diagnosticar os que precisam de reforço escolar.

Para Costin, os piores resultados ficaram nas 150 escolas localizadas em área de risco, que integram o projeto da prefeitura chamado "Escola do amanhã".

“(Nas Escolas do Amanhã) os números são piores. Eu não tenho eles aqui comigo, mas tive a curiosidade de olhar e, como era previsível, os números são piores. Tanto de reforço, como de analfabetismo funcional.”

No projeto lançado pela Prefeitura em março deste ano, as escolas vão ganhar 150 educadores comunitários, além de material multimídia e internet banda larga. Mães voluntárias vão ajudar a fiscalizar a frequência dos alunos e os diretores vão participar de cursos de mediação de conflitos.

Sem diferença entre regiões

A secretária explicou que não há uma diferença acentuada entre as regiões da cidade, mas que a violência, presente em cada parte do Rio, afeta o aprendizado.

“Atrapalha o aprendizado, tanto gerando bloqueios cognitivos nessas crianças, quanto não atraindo os profissionais. O problema de abstencismo (falta) de aluno nessas escolas é grande e o problema de falta de professor é maior nessas escolas”, disse, acrescentando que pretende solucionar a questão do déficit de professores nessas escolas este ano ainda.

Déficit é de cinco mil professores

Em todo o município, segundo as contas da Secretaria, faltam mais de cinco mil professores. No início do governo, de acordo com a prefeitura, eram sete mil.

“Em dois, três meses, já contratamos (quase) dois mil professores. Na medida do possível, vamos contratar mais. Já diminuímos em 20% o déficit de professores”, disse o prefeito Eduardo Paes, que também esteve presente no evento.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados