Medida é para combater estresse nos profissionais.
Transtornos mentais são segunda causa de afastamentos nas escolas.
A Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) vai oferecer a professores da rede municipal de ensino acompanhamento psicológico. O objetivo é evitar afastamentos provocados por estresse.
De acordo com dados da Semed, transtornos mentais e comportamentais são a segunda causa do afastamento de professores atuantes em sala de aula – a primeira causa são doenças nos ossos e músculos.
Segundo a secretária municipal de Educação, Therezinha Ruiz, além dos professores, alunos e familiares também serão acompanhados para melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
"Queremos resolver e prevenir situações de afastamento realizando esse acompanhamento constante nas escolas e promovendo campanhas, palestras semanais e projetos de saúde", diz a secretária.
Segundo a Semed, as causas que causam os transtornos mentais e comportamentais são várias. Dentre elas, estão a violência, a baixa auto-estima dos profissionais, a desmotivação no trabalho, o alcoolismo, as drogas, os problemas pessoais no casamento e na relação com os filhos, entre outros.
De acordo com Graça Cardoso, chefe do Núcleo de Serviço Social, uma equipe de fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos darão assistência social aos profissionais e alunos que apresentarem necessidade de acompanhamento.
Comentários