As secretarias estaduais e municipais de educação e as escolas públicas da educação básica, que possuem turmas de 4ª e 8ª séries (5º e 9º anos) do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio, receberão em fevereiro cadernos sobre a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas serão aplicadas, simultaneamente, no período de 19 a 30 de outubro.
A Prova Brasil e o Saeb constituem a base para a definição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), desde o lançamento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em abril de 2007. De acordo com a coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica, Edna Borges, a tiragem do caderno informativo da Prova Brasil é de 512,9 mil exemplares. A Prova Brasil avalia todas as turmas da 4ª (5º ano) e 8ª (9º) séries do ensino fundamental com mais de 20 alunos das escolas públicas, urbanas e rurais.
O caderno traz informações aos gestores e professores sobre os pressupostos teóricos que embasam a avaliação, os descritores e uma série de exemplos de itens (questões) sobre língua portuguesa e matemática das séries a serem avaliadas. Um exemplo: o caderno apresenta um texto curto sobre língua portuguesa, a questão a ser resolvida pelo aluno, a resposta correta e a análise da resposta, além de sugestões de desenvolvimento de habilidades para uso do professor na sala de aula.
Edna Borges diz que o professor deve compreender que a Prova Brasil é uma matriz de referência, não o currículo da escola, que é mais amplo. “É um recorte do currículo.” A distribuição do caderno visa informar ao professor como são elaboradas as avaliações da Prova Brasil e do Saeb, como os itens são construídos, que competências são esperadas dos estudantes.
Saeb – O caderno do Saeb tem tiragem de 112,6 mil exemplares. Ele traz informações sobre matemática e língua portuguesa da 3ª série do ensino médio. As informações do Saeb para professores da 4ª e 8ª (5º e 9º anos) do ensino fundamental são as mesmas da Prova Brasil. A avaliação do Saeb é feita por amostragem, em turmas com mais de 20 alunos das redes públicas e privadas.
A coordenadora-geral do ensino fundamental explica que as avaliações da Prova Brasil e do Saeb são construídas tendo por referência os parâmetros curriculares nacionais (PCN), consultas sobre currículos das redes estaduais e municipais, além de diálogo com especialistas das áreas de língua portuguesa e matemática. As questões são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aplicadas por empresa vencedora de licitação pública e corrigidas pelo instituto.
O Saeb foi criado em 1995 e se mantém até hoje como prova por amostragem. A Prova Brasil foi criada em 2005 para avaliar a classe inteira.
Ionice Lorenzoni
MEC
Comentários