Pular para o conteúdo principal

Secretaria abre 7,3 mil vagas de cursos de alemão, japonês, francês, espanhol e italiano

Oportunidades estão espalhadas por todo Estado, em 83 Centros de Estudos de Línguas (CELs)

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo abre nesta sexta-feira-feira, 30 de janeiro, cerca de 7,3 mil vagas para os estudantes que queiram aprender gratuitamente algum dos idiomas: alemão, japonês, francês, espanhol e italiano. A Secretaria mantém 83 Centros de Estudos de Línguas (CELs) espalhados pelo Estado. Somente na capital são 1.220 vagas.

Todos os alunos da rede estadual já têm aulas de inglês na grade curricular. Os CELs oferecem oportunidade para aprendizagem de um terceiro idioma. Para inscrever-se é preciso ser aluno de escola estadual, freqüentando cursos regulares ou supletivos_ a partir da 6ª série do Ensino Fundamental. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem freqüentar as aulas.

"Um outro idioma é importante para o enriquecimento curricular dos estudantes, além de representar um diferencial na hora de disputar vaga no mercado de trabalho", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os alunos interessados têm até 6 de fevereiro (cronograma depende de cada CEL) para se inscrever. A inscrição deve ser realizada no próprio CEL, mediante apresentação do comprovante de matrícula escolar e documento de identidade. No caso menor de idade, o estudante deve ir acompanhado pelo pai ou responsável.

Os cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres. As aulas acontecem duas ou quatro vezes por semana, no contra-turno, 50 minutos por dia. Somente em 2008 cerca de 20 mil alunos passaram pelos CELs.

Confira as vagas

DIRETORIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

ZONA LESTE

EE PROFESSORA MARIA DE CARVALHO SENNE

150 vagas

EE FADLO AIDAR

605 vagas

EE SENADOR PAULO EGYDIO DE OLIBVEIRA CARVALHO

100 vagas

CENTRO

EE BUENOS AIRES

35 vagas

EE MAURO DE OLIVEIRA

35 vagas

EE ALBERTO LEVY

30 vagas

EE ALEXANDRE DE GUSMÃO

30 vagas

ZONA SUL

EE LAERTE RAMOS

45 vagas

ZONA NORTE

EE ANTÔNIO JOSÉ LEITE

250 vagas

DIRETORIA DE ADAMANTINA

OSVALDO CRUZ

EE OSVALDO MARTINS

120 vagas

DIRETORIA DE ARAÇATUBA

ARAÇATUBA

EE CEL MANUEL BENTO DA CRUZ

220 vagas

GUARARAPES

EE. JOÃO ARRUDA BRASIL

30 vagas

DIRETORIA DE ASSIS

ASSIS

EE DONA CAROLINA FRANCINE BURALI

150 VAGAS

MARACAÍ

EE JOSÉ GONÇALVES DE MENDONÇA

10 VAGAS

PARAGUAÇU PAULISTA

EE ISIDORO BAPTISTA

30 vagas

DIRETORIA DE CAMPINAS

CAMPINAS

EE DR MÁRIO NATIVIDADE

45 vagas

EE. ORLANDO SIGNORELLI

10 vagas

DIRETORIA DE CARAPICUIBA

COTIA

EE PROFº PEDRO CASIMIRO LEITE

30 vagas

DIRETORIA DE GUARATINGUETÁ

CRUZEIRO

EE OSWALDO CRUZ

600 vagas

DIRETORIA DE GUARULHOS

GUARULHOS

EE. DEPUTADO CANTIDIO SAMPAIO

490 vagas

EE. PROF.ª ALICE CHUERY

136 vagas

DIRETORIA DE ITAPEVI

ITAPEVI

EE. PROF ªELIANA ANDRÉS DE ALMEIDA

SOUZA

200 vagas

DIRETORIA DE ITAPECERICA DA SERRA

ITAPECERICA DA SERRA

EE JOAQUIM FERNANDO DE BARROS

427 vagas

DIRETORIA DE J ABOTICABAL

JABOTICABAL

EE AURÉLIO ARROBAS MARTINS

150 vagas

DIRETORIA DE JALES

JALES

EE PROFº ITAEL DE MATOS

720 vagas

DIRETORIA DE JAÚ

JAÚ

EE MAJOR PRADO

280 vagas

DIRETORIA DE JUNDIAÍ

JUNDIAÍ

EE PROFª MARIA DE LOURDES DE FRANÇA SILVEIRA

79 vagas

DIRETORIA DE MAUÁ

MAUÁ

EE PROFª MARLENE CAMARGO RIBEIRO

165 vagas

DIRETORIA DE MOGI MIRIM

MOGI MIRIM

EE MONSENHOR NORA

900 vagas

DIRETORIA DE PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE

EE MONSEÑOR SARRION

500 vagas

DIRETORIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

SÃO CAETANO DO SUL

EE DONA IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ

100 vagas

DIRETORIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

NOVA GRANADA

EE FRANCISCO MARQUES PINTO

70 vagas

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

EE MONSENHOR GONÇALVES

60 vagas

DIRETORIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EE.PROFºESTEVAM FERRI

60 vagas

DIRETORIA DE SÃO VICENTE

SÃO VICENTE

EE MARTIM AFONSO

12 vagas

ITANHAÉM

EE. BENEDITO CALIXTO

115 vagas

DIRETORIA DE SERTÃOZINHO

SERTÃOZINHO

EE. PROFª NICIA FABÍOLA Z. GIRARDI

30 vagas

DIRETORIA DE SOROCABA

SOROCABA

EE DOUTOR JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE

100 vagas

DIRETORIA DE TAQUARITINGA

ITAPOLIS

EE DR. ANTONIO MORAES BARROS

10 vagas

TAQUARITINGA

EE. NOVE DE JULHO

60 vagas

DIRETORIA DE TUPÃ

TUPÃ

EE INDIA VANUIRE

94 vagas

DIRETORIA DE VOTUPORANGA

VOTUPORANGA

EE DR.JOSÉ MANUELLOBO

100 vagas

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
29/01/2009

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados