Pular para o conteúdo principal

Secretaria abre 7,3 mil vagas de cursos de alemão, japonês, francês, espanhol e italiano

Oportunidades estão espalhadas por todo Estado, em 83 Centros de Estudos de Línguas (CELs)

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo abre nesta sexta-feira-feira, 30 de janeiro, cerca de 7,3 mil vagas para os estudantes que queiram aprender gratuitamente algum dos idiomas: alemão, japonês, francês, espanhol e italiano. A Secretaria mantém 83 Centros de Estudos de Línguas (CELs) espalhados pelo Estado. Somente na capital são 1.220 vagas.

Todos os alunos da rede estadual já têm aulas de inglês na grade curricular. Os CELs oferecem oportunidade para aprendizagem de um terceiro idioma. Para inscrever-se é preciso ser aluno de escola estadual, freqüentando cursos regulares ou supletivos_ a partir da 6ª série do Ensino Fundamental. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem freqüentar as aulas.

"Um outro idioma é importante para o enriquecimento curricular dos estudantes, além de representar um diferencial na hora de disputar vaga no mercado de trabalho", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Os alunos interessados têm até 6 de fevereiro (cronograma depende de cada CEL) para se inscrever. A inscrição deve ser realizada no próprio CEL, mediante apresentação do comprovante de matrícula escolar e documento de identidade. No caso menor de idade, o estudante deve ir acompanhado pelo pai ou responsável.

Os cursos têm duração de três anos, divididos em seis semestres. As aulas acontecem duas ou quatro vezes por semana, no contra-turno, 50 minutos por dia. Somente em 2008 cerca de 20 mil alunos passaram pelos CELs.

Confira as vagas

DIRETORIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

ZONA LESTE

EE PROFESSORA MARIA DE CARVALHO SENNE

150 vagas

EE FADLO AIDAR

605 vagas

EE SENADOR PAULO EGYDIO DE OLIBVEIRA CARVALHO

100 vagas

CENTRO

EE BUENOS AIRES

35 vagas

EE MAURO DE OLIVEIRA

35 vagas

EE ALBERTO LEVY

30 vagas

EE ALEXANDRE DE GUSMÃO

30 vagas

ZONA SUL

EE LAERTE RAMOS

45 vagas

ZONA NORTE

EE ANTÔNIO JOSÉ LEITE

250 vagas

DIRETORIA DE ADAMANTINA

OSVALDO CRUZ

EE OSVALDO MARTINS

120 vagas

DIRETORIA DE ARAÇATUBA

ARAÇATUBA

EE CEL MANUEL BENTO DA CRUZ

220 vagas

GUARARAPES

EE. JOÃO ARRUDA BRASIL

30 vagas

DIRETORIA DE ASSIS

ASSIS

EE DONA CAROLINA FRANCINE BURALI

150 VAGAS

MARACAÍ

EE JOSÉ GONÇALVES DE MENDONÇA

10 VAGAS

PARAGUAÇU PAULISTA

EE ISIDORO BAPTISTA

30 vagas

DIRETORIA DE CAMPINAS

CAMPINAS

EE DR MÁRIO NATIVIDADE

45 vagas

EE. ORLANDO SIGNORELLI

10 vagas

DIRETORIA DE CARAPICUIBA

COTIA

EE PROFº PEDRO CASIMIRO LEITE

30 vagas

DIRETORIA DE GUARATINGUETÁ

CRUZEIRO

EE OSWALDO CRUZ

600 vagas

DIRETORIA DE GUARULHOS

GUARULHOS

EE. DEPUTADO CANTIDIO SAMPAIO

490 vagas

EE. PROF.ª ALICE CHUERY

136 vagas

DIRETORIA DE ITAPEVI

ITAPEVI

EE. PROF ªELIANA ANDRÉS DE ALMEIDA

SOUZA

200 vagas

DIRETORIA DE ITAPECERICA DA SERRA

ITAPECERICA DA SERRA

EE JOAQUIM FERNANDO DE BARROS

427 vagas

DIRETORIA DE J ABOTICABAL

JABOTICABAL

EE AURÉLIO ARROBAS MARTINS

150 vagas

DIRETORIA DE JALES

JALES

EE PROFº ITAEL DE MATOS

720 vagas

DIRETORIA DE JAÚ

JAÚ

EE MAJOR PRADO

280 vagas

DIRETORIA DE JUNDIAÍ

JUNDIAÍ

EE PROFª MARIA DE LOURDES DE FRANÇA SILVEIRA

79 vagas

DIRETORIA DE MAUÁ

MAUÁ

EE PROFª MARLENE CAMARGO RIBEIRO

165 vagas

DIRETORIA DE MOGI MIRIM

MOGI MIRIM

EE MONSENHOR NORA

900 vagas

DIRETORIA DE PRESIDENTE PRUDENTE

PRESIDENTE PRUDENTE

EE MONSEÑOR SARRION

500 vagas

DIRETORIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

SÃO CAETANO DO SUL

EE DONA IDALINA MACEDO COSTA SODRÉ

100 vagas

DIRETORIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

NOVA GRANADA

EE FRANCISCO MARQUES PINTO

70 vagas

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

EE MONSENHOR GONÇALVES

60 vagas

DIRETORIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EE.PROFºESTEVAM FERRI

60 vagas

DIRETORIA DE SÃO VICENTE

SÃO VICENTE

EE MARTIM AFONSO

12 vagas

ITANHAÉM

EE. BENEDITO CALIXTO

115 vagas

DIRETORIA DE SERTÃOZINHO

SERTÃOZINHO

EE. PROFª NICIA FABÍOLA Z. GIRARDI

30 vagas

DIRETORIA DE SOROCABA

SOROCABA

EE DOUTOR JÚLIO PRESTES DE ALBUQUERQUE

100 vagas

DIRETORIA DE TAQUARITINGA

ITAPOLIS

EE DR. ANTONIO MORAES BARROS

10 vagas

TAQUARITINGA

EE. NOVE DE JULHO

60 vagas

DIRETORIA DE TUPÃ

TUPÃ

EE INDIA VANUIRE

94 vagas

DIRETORIA DE VOTUPORANGA

VOTUPORANGA

EE DR.JOSÉ MANUELLOBO

100 vagas

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
29/01/2009

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

Resolução CNE/CEB Nº 04/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica

Publicado em 14/07/2010 Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica O Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto na alínea "c" do § 1º do artigo 9º da Lei no- 4.024/1961, com a redação dada pela Lei no- 9.131/1995, nos artigos 36, 36-A, 36-B, 36-C, 36-D, 37, 39, 40, 41 e 42 da Lei no- 9.394/1996, com a redação dada pela Lei no- 11.741/2008, bem como no Decreto no- 5.154/2004, e com fundamento no Parecer CNE/CEB no- 7/2010, homologado por Despacho do Senhor Ministro de Estado da Educação, publicado no DOU de 9 de julho de 2010, resolve: Art. 1º A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho,

Adultos ganham 2ª chance em 2008 para conclusão de ensino fundamental ou médio

Secretaria de Estado da Educação adere ao Encceja e define segunda prova no ano para jovens e adultos Os jovens e adultos do Estado que desejam galgar etapas na vida escolar têm uma boa notícia. A Secretaria de Estado da Educação aderiu ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) e realizará pela segunda vez neste ano uma avaliação das competências de Ensino Fundamental e Médio voltada para estas pessoas. O Encceja é um programa do governo federal que avalia a capacidade de jovens e adultos que se atrasaram na vida escolar. Será aplicado em 13 e 14 de dezembro. É semelhante ao exame supletivo, realizado pela Secretaria em março deste ano para cerca de 105 mil pessoas (254 mil se inscreveram). Ou seja, pela primeira vez a população terá duas oportunidades no ano para receber certificados de conclusão de ensino. As inscrições para o Encceja serão de 6 a 31 de outubro. Alunos matricul

OBMEP 2017 - Gabarito da 1ª Fase

Gabarito da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017 Obmep divulga as provas e soluções da 1ª fase CONFIRA A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em 11 de agosto no site da OBMEP. Na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do progr

Lista de blogs relacionados