Pular para o conteúdo principal

Professores do RJ darão aulas com microfone

Os professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro passarão a dar aulas utilizando microfones. A distribuição dos 20.420 amplificadores com microfones sem fio começa a ser feita na próxima semana.

A medida que vai beneficiar 1,6 mil escolas estaduais foi adotada para auxiliar os professores a ministrar aulas oferecendo mais condições de evitar problemas vocais. Uma das propostas é reduzir o índice de licenças médicas dos docentes por problemas nas cordas vocais, que até o final de 2008 era responsável pelo afastamento de mais de 3 mil profissionais das salas de aula.

Os amplificadores e microfones devem chegar às escolas a partir do dia 3 de fevereiro. Na data, o governador carioca Sérgio Cabral e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inauguram o Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila, em Manguinhos - primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser entregue no Estado.

O retorno às aulas no Rio de Janeiro está programado para o dia 9, quando a maioria das instituições de ensino pertencentes ao Estado deverão estar com os equipamentos disponíveis. Os kits comprados são formados por dois microfones sem fio, um tipo bastão e outro de lapela, uma caixa amplificada - com capacidade acústica para 100 pessoas em ambiente fechado -, bateria recarregável e bolsa-tiracolo. O equipamento ainda conta com entradas auxiliares para CD e MD.

De acordo com levantamentos da Secretaria de Estado de Educação, os problemas de saúde decorrentes do uso excessivo da voz em salas de aula atingem, principalmente, os professores com mais tempo de serviço. A intenção do órgão é poupar o esforço dos mestres mais experientes e prevenir problemas nos novos docentes.

O uso de microfones e amplificadores já é difundido entre profissionais da rede municipal de Niterói, município onde 2 mil professores são incentivados a adquirir esse equipamento pelo Programa Saúde Vocal, da Fundação Municipal de Educação de Niterói.

O Dia Online

26/01/2009


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados