A reforma ortográfica brasileira que entra em vigor em janeiro de 2009, mas tem prazo para ser efetivada até o início de 2013, começa a alterar o dia-a-dia dos professores em São Paulo. A Secretaria de Estado da Educação, que reúne cerca de 250 mil professores, supervisores e diretores de escola, iniciou nesta segunda quinzena de outubro um pacote de treinamento que irá abranger toda a rede.
» Professores se preparam para as novas regras ortográficas
» Veja o que muda com o acordo ortográfico
» Acordo ortográfico expandirá português
» Acordo Ortográfico: Lula assina decreto
Cerca de 17 mil professores e professores-coordenadores da rede estadual estão recebendo, por videoconferências, treinamento sobre as novas regras para a língua portuguesa. Estes educadores, de diferentes disciplinas, terão a função de difundir conhecimento em suas respectivas unidades.
Todos os professores agora capacitados são do Ensino Médio. A Secretaria fará outras videoconferências, ainda este ano, para o Ensino Fundamental. Outra medida já definida pela Secretaria é a criação de uma cartilha com todas as mudanças, a ser distribuída para os educadores da rede estadual.
A expectativa da pasta é lançar os cadernos dos professores de língua portuguesa (distribuídos a todos os docentes da disciplina a cada bimestre) respeitando as regras da nova ortografia.
"Temos prazo até o fim de 2012, mas já começamos a capacitar os professores. É um trabalho difícil, na maior rede do Brasil. Por isso o começo já em 2009", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
Redação Terra
28 de outubro de 2.008
Comentários