Pular para o conteúdo principal

Hora de pedir ajuda

Notas vermelhas e baixo rendimento escolar podem ser sinais da necessidade de um psicopedagogo

16/09/2008 | 03:01 | Tatiana Duarte

Notas vermelhas no boletim, baixo rendimento escolar e dificuldades de acompanhar o ritmo da turma podem ser sintomas da necessidade de recorrer ao auxílio de um psicopedagogo. A figura desse profissional passou a ser obrigatória nas escolas e em clínicas infantis em tempos em que os problemas de aprendizagem têm sido cada vez mais diagnosticados.

Há 16 anos atuando como professora e psicopedagoga, Maria Anita de Castro ressalta que, quando há dificuldades de acompanhamento do desenvolvimento da turma, os pais devem consultar um profissional dessa área antes de recorrer às aulas de reforço escolar, com professores particulares. “Não é só uma nota baixa que evidencia o problema. Sinais de dificuldade de aprendizagem devem ser avaliados por psicopedagogos, que têm mais condições de fazer um diagnóstico correto e tratar o problema, seja ele qual for”, diz. Maria Anita ressalta que os pais precisam estar atentos não só para as dificuldades de aprendizagem. “O contrário também é preocupante. Se a criança não acompanha a turma, acha tudo fácil, temos um problema também”, diz.

Um simples questionamento de que algo não anda bem já pode ser um alerta para a necessidade de auxílio profissional. Essa é a opinião da psicopedagoga Sabrina Jany Gelhorn, do Centro Psicopedagógico Parceria. “A família tem de seguir o coração e apostar na sensibilidade. Quando achar que tem algo errado deve procurar um psicopedagogo, nem que seja para bater um papo. É melhor tirar a dúvida para não cair em exagero”, esclarece.

Após o diagnóstico, o psicopedagogo irá tratar as causas das dificuldades de aprendizagem e não a dificuldade em si, como ocorre no caso das aulas particulares de reforço. O tratamento pode demandar a intervenção de outros profissionais, como psicólogos e neurologistas, além de ser necessária a integração com a escola e família.

Foi só com o auxílio de um psicopedagogo que a professora de inglês Gabriela*, 42 anos, conseguiu diagnosticar déficit de atenção e hiperatividade em seu filho Júlio*, 15. “Percebia que ele era diferente. Com o diagnóstico feito pela psicopedagoga, o Júlio foi encaminhado ao neurologista também. O desenvolvimento dele desde o início do ano, quando começamos o tratamento, foi muito bom”, diz.

A professora diz acreditar que um dos fatores que influenciaram no sucesso da recuperação do seu filho partiu dela mesma. “Nunca achei que ele não tinha potencial, achava que ele tinha limitações. O rendimento escolar dele ficou sempre no limite, e isso acabou refletindo em baixa auto-estima. Por causa do medo da frustração, ele simplesmente não tentava”, diz. A psicopedagoga Sabrina ressalta a importância de trabalhar a autonomia nas crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem. “Ninguém conseguiu me convencer que um indivíduo é incapaz de aprender. Todos são capazes, cada um no seu ritmo e no seu limite”, afirma.

*nomes trocados a pedido dos entrevistados

Gazeta do Povo

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=808407&tit=Hora-de-pedir-ajuda


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados