Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS MULTICONECTADAS

Pesquisa revela acesso simultâneo às mídias pelas crianças

A pesquisa “Kids Experts”, realizada entre maio e junho de 2008 com 7 mil usuários do site do Cartoon Network (www.cartoonnetwork.com.br), revelou o grande interesse de meninos e meninas na faixa de 7 a 15 anos por tecnologias.

Os resultados mostram que os principais objetos de desejo de 36% dos meninos e 49% das meninas são MP4 e MP3 players e IPod. O celular é o aparelho que leva mais tempo a ser incorporado, pois seu uso constante se registra a partir de nove ou dez anos de idade.

A pesquisa revelou ainda que as crianças são “multitarefas” pois é cada vez mais comum o uso simultâneo de canais de comunicação, informação e entretenimento. Segundo o trabalho, 73% das crianças pesquisadas têm o hábito de combinar a utilização de diversas tecnologias, como a TV, o videogame, o computador e o celular. No total, 79% das meninas e 70% dos meninos responderam desenvolver alguma outra atividade enquanto acessam, por exemplo, um site na Internet. O computador é o mais utilizado em conjunto com outros, presente em 57,5% das combinações entre meios.

O trabalho mostra também que as meninas tendem a focar mais suas atividades em comunicação, ao passo que os meninos buscam mais o entretenimento. Cerca de 70% das garotas utilizam programas de comunicação instantânea. No total, 23% das meninas declaram ter blog, fotolog ou videolog, contra 17% dos meninos. Quanto aos garotos, 75% declararam ter videogame, e 65% já participaram de jogos online.

A pesquisa “Kids Experts” revelou também que os meninos e meninas entram cada vez cedo em contato com o mundo digital. Das crianças entre sete e nove anos, 77% entraram pela primeira vez em um site de comunidade online quando ainda tinham entre cinco e oito anos de idade. Duas em cinco crianças consultadas já trocaram conteúdo de mídia na web. Cerca de 20% já postou algum vídeo no Youtube.

Segundo Renata Policicio, responsável pela coordenação da pesquisa “Kids Experts”, os resultados mostram que uso cruzado de diversas tecnologias e canais ocorre cada vez mais cedo. "Essa geração tem acesso desde muito cedo ao mundo digital", afirma. "Eles crescem multiconectados e se tornam cada vez mais capacitados para as ações multitarefa".

Atentos ao interesse e facilidade das crianças e jovens pelos meios de informação e comunicação, os educadores buscam formas de inseri-los na escola e desenvolver a visão crítica de seus alunos. Uma proposta conhecida entre os especialistas é a Educomunicação, área que tem como objetivo aproximar as novas gerações do pensamento crítico, melhorar a capacidade de se comunicar e criar formas de utilizar as tecnologias no contexto escolar.

Acessa Escola 17 de setembro de 2.008

http://www.acessaescola.sp.gov.br/Noticias/2008/setembro/crianca_multi.html


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados