Pular para o conteúdo principal

CRIANÇAS MULTICONECTADAS

Pesquisa revela acesso simultâneo às mídias pelas crianças

A pesquisa “Kids Experts”, realizada entre maio e junho de 2008 com 7 mil usuários do site do Cartoon Network (www.cartoonnetwork.com.br), revelou o grande interesse de meninos e meninas na faixa de 7 a 15 anos por tecnologias.

Os resultados mostram que os principais objetos de desejo de 36% dos meninos e 49% das meninas são MP4 e MP3 players e IPod. O celular é o aparelho que leva mais tempo a ser incorporado, pois seu uso constante se registra a partir de nove ou dez anos de idade.

A pesquisa revelou ainda que as crianças são “multitarefas” pois é cada vez mais comum o uso simultâneo de canais de comunicação, informação e entretenimento. Segundo o trabalho, 73% das crianças pesquisadas têm o hábito de combinar a utilização de diversas tecnologias, como a TV, o videogame, o computador e o celular. No total, 79% das meninas e 70% dos meninos responderam desenvolver alguma outra atividade enquanto acessam, por exemplo, um site na Internet. O computador é o mais utilizado em conjunto com outros, presente em 57,5% das combinações entre meios.

O trabalho mostra também que as meninas tendem a focar mais suas atividades em comunicação, ao passo que os meninos buscam mais o entretenimento. Cerca de 70% das garotas utilizam programas de comunicação instantânea. No total, 23% das meninas declaram ter blog, fotolog ou videolog, contra 17% dos meninos. Quanto aos garotos, 75% declararam ter videogame, e 65% já participaram de jogos online.

A pesquisa “Kids Experts” revelou também que os meninos e meninas entram cada vez cedo em contato com o mundo digital. Das crianças entre sete e nove anos, 77% entraram pela primeira vez em um site de comunidade online quando ainda tinham entre cinco e oito anos de idade. Duas em cinco crianças consultadas já trocaram conteúdo de mídia na web. Cerca de 20% já postou algum vídeo no Youtube.

Segundo Renata Policicio, responsável pela coordenação da pesquisa “Kids Experts”, os resultados mostram que uso cruzado de diversas tecnologias e canais ocorre cada vez mais cedo. "Essa geração tem acesso desde muito cedo ao mundo digital", afirma. "Eles crescem multiconectados e se tornam cada vez mais capacitados para as ações multitarefa".

Atentos ao interesse e facilidade das crianças e jovens pelos meios de informação e comunicação, os educadores buscam formas de inseri-los na escola e desenvolver a visão crítica de seus alunos. Uma proposta conhecida entre os especialistas é a Educomunicação, área que tem como objetivo aproximar as novas gerações do pensamento crítico, melhorar a capacidade de se comunicar e criar formas de utilizar as tecnologias no contexto escolar.

Acessa Escola 17 de setembro de 2.008

http://www.acessaescola.sp.gov.br/Noticias/2008/setembro/crianca_multi.html


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

SP - Promoção QAE - Gabaritos de 30/03/2014

Veja Comunicado Promoção 2018 Veja Processo de Promoção QAE 2015 14/06/2014 - Confira a Lista Final dos Funcionários Promovidos  13/05/2014 - Confira o Resultado Final das Provas Objetiva e Dissertativa 11/04/2014 - Confira o Resultado dos Recursos Contra o Gabarito . Questão 17 da Prova Objetiva ANULADA  11/04/2014 - Gabarito - Vários Cargos - Após Recursos COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS PROCESSO DE PROMOÇÃO DO QUADRO DE APOIO ESCOLAR A Secretaria Adjunta respondendo pelo Expediente da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do item V, do Edital de Convocação para Realização da Prova, publicado no DOE de 22/03/2014, torna público o GABARITO OFICIAL DAS PROVAS (PARTE OBJETIVA), realizadas no dia 30/03/2014. De acordo com o item VI do mesmo Edital, os candidatos poderão recorrer das questões e dos gabaritos das provas ocorridas no dia 30/03/2014. O recurso deverá ser remetido para o ender...

MG Proalfa 2013 - Resultado por Escola

    Disponível resultado por escola no Programa de Avaliação da Alfabetização 2013 Para verificar o desempenho, escola deve acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública na internet Os resultados por escola da edição de 2013 do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) estão disponíveis para consulta. Para verificar o seu desempenho, a escola deverá acessar a página do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave) na internet . “Os resultados deste ano foram excelentes e agora cada escola poderá verificar o seu desempenho na avaliação. Com os resultados ainda no início do ano letivo, a escola poderá se preparar mais. Para isso, ela poderá adotar a intervenção pedagógica necessária, com mais qualidade, para melhorar o aprendizado dos seus alunos”, explica a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões. Com os dados disponibilizados, cada escola poderá fazer uma anális...

Lista de blogs relacionados