Pesquisa revela acesso simultâneo às mídias pelas crianças
A pesquisa “Kids Experts”, realizada entre maio e junho de 2008 com 7 mil usuários do site do Cartoon Network (www.cartoonnetwork.com.br), revelou o grande interesse de meninos e meninas na faixa de 7 a 15 anos por tecnologias.
Os resultados mostram que os principais objetos de desejo de 36% dos meninos e 49% das meninas são MP4 e MP3 players e IPod. O celular é o aparelho que leva mais tempo a ser incorporado, pois seu uso constante se registra a partir de nove ou dez anos de idade.
A pesquisa revelou ainda que as crianças são “multitarefas” pois é cada vez mais comum o uso simultâneo de canais de comunicação, informação e entretenimento. Segundo o trabalho, 73% das crianças pesquisadas têm o hábito de combinar a utilização de diversas tecnologias, como a TV, o videogame, o computador e o celular. No total, 79% das meninas e 70% dos meninos responderam desenvolver alguma outra atividade enquanto acessam, por exemplo, um site na Internet. O computador é o mais utilizado em conjunto com outros, presente em 57,5% das combinações entre meios.
O trabalho mostra também que as meninas tendem a focar mais suas atividades em comunicação, ao passo que os meninos buscam mais o entretenimento. Cerca de 70% das garotas utilizam programas de comunicação instantânea. No total, 23% das meninas declaram ter blog, fotolog ou videolog, contra 17% dos meninos. Quanto aos garotos, 75% declararam ter videogame, e 65% já participaram de jogos online.
A pesquisa “Kids Experts” revelou também que os meninos e meninas entram cada vez cedo em contato com o mundo digital. Das crianças entre sete e nove anos, 77% entraram pela primeira vez em um site de comunidade online quando ainda tinham entre cinco e oito anos de idade. Duas em cinco crianças consultadas já trocaram conteúdo de mídia na web. Cerca de 20% já postou algum vídeo no Youtube.
Segundo Renata Policicio, responsável pela coordenação da pesquisa “Kids Experts”, os resultados mostram que uso cruzado de diversas tecnologias e canais ocorre cada vez mais cedo. "Essa geração tem acesso desde muito cedo ao mundo digital", afirma. "Eles crescem multiconectados e se tornam cada vez mais capacitados para as ações multitarefa".
Atentos ao interesse e facilidade das crianças e jovens pelos meios de informação e comunicação, os educadores buscam formas de inseri-los na escola e desenvolver a visão crítica de seus alunos. Uma proposta conhecida entre os especialistas é a Educomunicação, área que tem como objetivo aproximar as novas gerações do pensamento crítico, melhorar a capacidade de se comunicar e criar formas de utilizar as tecnologias no contexto escolar.
Acessa Escola 17 de setembro de 2.008
http://www.acessaescola.sp.gov.br/Noticias/2008/setembro/crianca_multi.html
Comentários