Pular para o conteúdo principal

Alunos de 1ª a 4ª série ganham “cantinho da leitura” dentro das salas de escolas estaduais

Secretaria de Estado da Educação incentiva leitura de crianças entre 7 e 10 anos de idade

A Secretaria de Estado da Educação decidiu lançar projeto de forte incentivo à leitura para crianças de 7 a 10 anos. Até o fim do ano todos os cerca de 230 mil alunos de 1ª série do Ensino Fundamental, geralmente com 7 anos de idade, terão suas salas de aula com espaço interno de leitura, um “cantinho da leitura”. O acervo disponível aos alunos terá livros infantis, almanaques e revistas ( veja lista abaixo).

São 2,2 milhões de exemplares adquiridos pela Secretaria. A iniciativa faz parte do programa Ler e Escrever, focado na alfabetização de alunos de 1ª a 4ª série do Fundamental. Inicialmente as salas de 1ª série estão recebendo o “cantinho”. Em seguida a Secretaria irá equipar as salas das outras séries_ 2ª, 3ª e 4ª.

Além dos livros, almanaques e revistas, a Secretaria disponibilizará um globo terrestre e um alfabeto “gigante” para cada sala de aula. O investimento total do projeto é de R$ 28 milhões.

“Queremos incentivar o hábito de leitura. É fundamental que o aluno tenha à mão um material para ler. Este incentivo precisa começar já nas séries iniciais”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O material para os alunos da 1ª série começou a ser entregue às unidades escolares, mediante o número de alunos. Para as escolas da Capital e Grande São Paulo a Secretaria já adquiriu 223 títulos de literatura infantil_ 218 para o interior do Estado.

Para os mais velhos

Os 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio também serão beneficiados com programa de leitura. Cada aluno receberá 3 livros infanto-juvenis de escritores brasileiros e um Atlas Geográfico. Está prevista também a entrega de um dicionário no próximo ano - estudantes do Ensino Médio receberão dicionário bilíngüe. Os alunos poderão levar todos os materiais para casa.

Com investimento de R$ 67 milhões, o projeto oferecerá títulos diferentes para os alunos, que seguem a lista de obras requeridas no exame vestibular. Ao todo serão 9,9 milhões de livros, 3,3 milhões de dicionários e 3,3 milhões de Atlas.

Cerca de 76 mil exemplares da coleção Aplauso (20 títulos) irão para as escolas estaduais e começarão a fazer parte do acervo das salas de leitura. Outros 226 mil exemplares da coleção Repórter Especial (20 títulos) irão às escolas.

“Estamos reforçando o acervo das salas de leitura. Queremos que os alunos tenham opções para ganhar conhecimento”, comenta a secretária Maria Helena.

Exemplos de livros para 1ª série (veja legenda abaixo)

O TOQUE DE OURO

LIMERIQUES DO BÍPEDE APAIXONADO

OS PESTES-

CONTOS ÁRABES PARA JOVENS DE TODOS OS LUGARES

FURUNDUM

A JIBÓIA GABRIELA

BOI DA CARA PRETA

POEMAS PARA CRIANÇAS

UM ELEFANTE NO NARIZ

CONTOS DE BICHOS DO MATO-

MEU LIVRO DE FOLCLORE

NO MEIO DA NOITE ESCURA TEM UM PÉ DE MARAVILHA

A BRUXA SALOMÉ -

A VASSOURA ENCANTADA-

CONTOS DE ANDERSEN

CONTOS DE GRIMM

CONTOS DE PERRAULT-

A CASA DO MEU AVÔ -

A CASA SONOLENTA

A HISTÓRIA DO PEQUENO PINGÜIM

CONTOS DE ENGANAR A MORTE-

DIA BRINQUEDO

HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO

O LIVRO DOS SUSTOS

O REI BIGODEIRA E SUA BANHEIRA

ONDE JÁ SE VIU?

OS GÊMEOS CORINTIANOS

AS CRIANÇAS NA HISTÓRIA

AS DOENÇAS-PRA QUE SERVEM AS INJEÇÕES?

CONVIVENDO COM A ECOLOGIA

CRIANÇAS COMO VOCÊ

CACOETE -

Revistas e almanaques

Almanaques - Cascão e Mônica

Revista Turma da Mônica

Revista Recreio

Revista Coquetel Picolé

Revista Ciência Hoje

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

27 de agosto de 2.008


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados