Secretaria de Estado da Educação incentiva leitura de crianças entre 7 e 10 anos de idade
A Secretaria de Estado da Educação decidiu lançar projeto de forte incentivo à leitura para crianças de 7 a 10 anos. Até o fim do ano todos os cerca de 230 mil alunos de 1ª série do Ensino Fundamental, geralmente com 7 anos de idade, terão suas salas de aula com espaço interno de leitura, um “cantinho da leitura”. O acervo disponível aos alunos terá livros infantis, almanaques e revistas ( veja lista abaixo).
São 2,2 milhões de exemplares adquiridos pela Secretaria. A iniciativa faz parte do programa Ler e Escrever, focado na alfabetização de alunos de 1ª a 4ª série do Fundamental. Inicialmente as salas de 1ª série estão recebendo o “cantinho”. Em seguida a Secretaria irá equipar as salas das outras séries_ 2ª, 3ª e 4ª.
Além dos livros, almanaques e revistas, a Secretaria disponibilizará um globo terrestre e um alfabeto “gigante” para cada sala de aula. O investimento total do projeto é de R$ 28 milhões.
“Queremos incentivar o hábito de leitura. É fundamental que o aluno tenha à mão um material para ler. Este incentivo precisa começar já nas séries iniciais”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.
O material para os alunos da 1ª série começou a ser entregue às unidades escolares, mediante o número de alunos. Para as escolas da Capital e Grande São Paulo a Secretaria já adquiriu 223 títulos de literatura infantil_ 218 para o interior do Estado.
Para os mais velhos
Os 3,3 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e de Ensino Médio também serão beneficiados com programa de leitura. Cada aluno receberá 3 livros infanto-juvenis de escritores brasileiros e um Atlas Geográfico. Está prevista também a entrega de um dicionário no próximo ano - estudantes do Ensino Médio receberão dicionário bilíngüe. Os alunos poderão levar todos os materiais para casa.
Com investimento de R$ 67 milhões, o projeto oferecerá títulos diferentes para os alunos, que seguem a lista de obras requeridas no exame vestibular. Ao todo serão 9,9 milhões de livros, 3,3 milhões de dicionários e 3,3 milhões de Atlas.
Cerca de 76 mil exemplares da coleção Aplauso (20 títulos) irão para as escolas estaduais e começarão a fazer parte do acervo das salas de leitura. Outros 226 mil exemplares da coleção Repórter Especial (20 títulos) irão às escolas.
“Estamos reforçando o acervo das salas de leitura. Queremos que os alunos tenham opções para ganhar conhecimento”, comenta a secretária Maria Helena.
Exemplos de livros para 1ª série (veja legenda abaixo)
O TOQUE DE OURO
LIMERIQUES DO BÍPEDE APAIXONADO
OS PESTES-
CONTOS ÁRABES PARA JOVENS DE TODOS OS LUGARES
FURUNDUM
A JIBÓIA GABRIELA
BOI DA CARA PRETA
POEMAS PARA CRIANÇAS
UM ELEFANTE NO NARIZ
CONTOS DE BICHOS DO MATO-
MEU LIVRO DE FOLCLORE
NO MEIO DA NOITE ESCURA TEM UM PÉ DE MARAVILHA
A BRUXA SALOMÉ -
A VASSOURA ENCANTADA-
CONTOS DE ANDERSEN
CONTOS DE GRIMM
CONTOS DE PERRAULT-
A CASA DO MEU AVÔ -
A CASA SONOLENTA
A HISTÓRIA DO PEQUENO PINGÜIM
CONTOS DE ENGANAR A MORTE-
DIA BRINQUEDO
HISTÓRIA MEIO AO CONTRÁRIO
O LIVRO DOS SUSTOS
O REI BIGODEIRA E SUA BANHEIRA
ONDE JÁ SE VIU?
OS GÊMEOS CORINTIANOS
AS CRIANÇAS NA HISTÓRIA
AS DOENÇAS-PRA QUE SERVEM AS INJEÇÕES?
CONVIVENDO COM A ECOLOGIA
CRIANÇAS COMO VOCÊ
CACOETE -
Revistas e almanaques
Almanaques - Cascão e Mônica
Revista Turma da Mônica
Revista Recreio
Revista Ciência Hoje
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
27 de agosto de 2.008
Comentários