Pular para o conteúdo principal

Gravidez na adolescência vai entrar no currículo escolar

600 mil alunos do 1.º ano do ensino médio de SP terão oficinas durante aulas de biologia

Giuliana Vallone

A partir de outubro, 600 mil adolescentes das 3,6 mil escolas de ensino médio da rede pública de São Paulo terão oficinas sobre gravidez na adolescência durante as aulas de biologia. A iniciativa faz parte de um programa sobre sexualidade do governo do Estado. "Vamos mostrar aos estudantes que a gravidez é uma escolha, cujas implicações os acompanharão pelo resto da vida", disse a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O trabalho foi inspirado nos bons resultados de uma parceria da pasta, o projeto Vale Sonhar, que reduziu em mais de 90% o número de jovens gestantes no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Na região, estão situados os municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, como Barra do Turvo (0,663).

Criado pelo Instituto Kaplan - especializado em estudos da sexualidade humana -, o Vale Sonhar uniu conhecimento sobre sexualidade, reprodução e contracepção aos debates sobre os sonhos e projetos dos jovens, para promover do sexo seguro. "O objetivo é desenvolver essa responsabilidade no adolescente, para que ele perceba o impacto da gravidez em seu projeto de vida", explica Sandra Vasques, orientadora sexual e gerente dos projetos.

A iniciativa foi testada pela primeira vez em 2004, em 14 municípios do Vale do Ribeira. Treinados pelo Kaplan, os professores realizam três oficinas com os alunos do ensino médio, em que tratam de orientação sexual e discutem os planos e sonhos dos adolescentes. Eles têm de imaginar como seria seu futuro se tivessem um filho naquele momento, por exemplo. A experiência, então, é contada à classe.

Já no primeiro ano do projeto, o número de meninas grávidas na região foi reduzido em 80%, de 360 para 72. Em 2006, após dois anos de oficinas, a redução chegou a 91%.

Segundo a gerente de projetos do instituto, no entanto, apenas a realização das oficinas não é suficiente para alcançar um resultado tão expressivo quanto o do Vale Sonhar. "É importante que todas as pessoas da escola e os pais saibam que as oficinas estão acontecendo, e que todos apóiem, para que realmente a prevenção à gravidez seja algo ?dentro da moda? naquela escola", diz.

O material para as oficinas - em todo o Estado, serão 7 mil kits - é fornecido pelo Instituto Kaplan, que busca parcerias para o projeto.

MUDANÇA DE FOCO

A coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente do Estado, Albertina Duarte Takiuti, apóia a ampliação do projeto. Ela conta que o foco do combate à gravidez na adolescência em São Paulo mudou há cerca de dez anos, deixando de tratar apenas dos métodos contraceptivos.

Uma pesquisa mostrou que os jovens conheciam os meios de prevenção, mas, na hora da relação sexual, não os colocavam em prática. Segundo Albertina, o vínculo dos adolescentes com os parceiros e o início da vida sexual são precoces, o que faz com que os jovens não tenham firmeza para negociar o uso do preservativo.

O programa passou a trabalhar com um espaço de acolhimento dos jovens, em que eles pudessem discutir aspectos de sua sexualidade e falar do cotidiano. Um dos projetos com essa proposta é a Casa do Adolescente, onde meninos e meninas tratam desde o físico, com ginecologistas, médicos de família e urologistas, até problemas psicológicos."Se ele tem uma atitude firme em relação ao autocuidado, vai ter em relação a uma série de outras coisas, não só com a sexualidade", completa.

Estadão

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados