Pular para o conteúdo principal

Editora lança dicionário conforme acordo ortográfico

MIGUEL ARCANJO PRADO
da Folha Online

Chegou às livrarias neste mês o Novo Dicionário da Língua Portuguesa. O lançamento da Texto Editores traz a grafia das palavras conforme o novo acordo ortográfico feito entre os países de língua portuguesa. O tomo tem 1.654 páginas com 125 mil entradas.

O dicionário, que tem consultoria do filólogo português João Malaca Casteleiro, registra também locuções latinas de uso consagrado e estrangeirismos mais correntes.

O acordo firmado este mês foi resultado de um desejo antigo de unificar a língua falada em Portugal e no Brasil e nos países da África que falam português.

Em 1967, a idéia já fazia parte do 1º Simpósio Luso-brasileiro sobre a Língua Portuguesa Contemporânea, realizado em Coimbra (Portugal).

Entre 1973 e 1975, as duas academias, portuguesa e brasileira, iniciaram discussões para o acordo de unificação ortográfica. A conversa foi retomada em 1986, após proposta feita pelo presidente José Sarney, que incumbiu o filólogo Antônio Houaiss para tratar do assunto.

Na época, houve grande polêmica entre estudiosos do Brasil e de Portugal, já que muitos consideraram radicais propostas como a supressão dos acentos gráficos nas palavras proparoxítonas como árabe, mágoa, lâmpada, amêndoa. Mais uma vez a discussão foi abandonada.

Na década de 90, acadêmicos portugueses e brasileiros e os representantes dos governos dos países africanos de língua oficial portuguesa chegaram a um acordo sobre a unificação da ortografia da língua, numa versão mais moderada do que a de 1986. Mais uma vez, a resistência venceu e, só neste ano, 16 anos após a assinatura do acordo, o tratado entrou em vigor, após aprovação do Parlamento Português.

Principais mudanças

A mudança introduziu oficialmente ao alfabeto da língua portuguesa as letras K W e Y. Também foi uniformizado o uso de minúscula para nomes de povos, meses e estações do ano.

Acentos consagrados foram suprimidos, como na palavra leem (antes grafada "lêem"). Também foi modificado o regime de uso do hífen, como por exemplo, nas palavras antirreligioso (antes "anti-religioso"). Nomes compostos de animais e de plantas continuam levando hífen e também em casos consagrados, como pão-de-ló.

A reforma aceita duplas grafias em algumas palavras, como facto/fato e receção/recepção ou fenómeno/fenômeno e génio/gênio, por exemplo.

No Brasil, algumas palavras perdem acento, como já eram utilizadas em Portugal e nos países africanos de língua portuguesa, tais como os de assembleia, ideia, ou enjoo, abençoo.

O trema também foi abolido. Dessa forma, a grafia correta agora é cinquenta, linguística e sequência.

Nos países de língua africana, forma eliminadas as consoantes mudas, como em ato e ação (antes grafadas como acção e acto).

Para 2009, o MEC (Ministério da Educação) já decidiu modificar a linguagem dos livros didáticos.


Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Resultado

COLÉGIO ENGENHEIRO JUAREZ WANDERLEY - TURMA 2012 VEJA O RESULTADO DO CONCURSO PROVA Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. É considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos são classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. 2 - A matrícula de candidatos convocados far-se-á mediante entrega dos seguintes docu...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

Lista de blogs relacionados