Da Redação
Foi aprovado nesta quarta-feira, dia 28 de maio, o Projeto de Lei 2732/2008, que trata da volta da educação musical nas escolas. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade. O projeto será mandado para a Comissão de Constituição e Justiça.
De lá, será encaminhado para a sanção do presidente Lula.
De acordo com o projeto, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a música passaria a fazer parte dos conteúdos obrigatórios dos currículos escolares, sendo que seu ensino deverá ser ministrado por professores com formação específica na área. Os sistemas de ensino do país terão três anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas pela lei.
Presente nos currículos escolares na década de 1970, a educação musical nas escolas oportuniza a ampliação dos saberes dos alunos e significará para milhões de crianças e jovens a construção de valores pessoais e sociais, além de um desenvolvimento maior cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo.
Para Paula Naves, coordenadora do Núcleo de Ações Pedagógicas da Orquestra do Estado de Mato Grosso "a educação musical escolar no Brasil deve ser múltipla, aproveitando as experiências já existentes e observando as diferentes experiências dos próprios alunos na formação musical e a diversidade que caracteriza nossa cultura".
Concertos Didáticos - A Orquestra do Estado desenvolve junto a escolas da rede pública e privada de Mato Grosso, um projeto intitulado Concertos Didáticos, que desde 2006 já atendeu mais de 60 escolas e cerca de 42 mil crianças e adolescentes, além das comunidades no entorno das escolas.
Em 2007, os Concertos Didáticos da Orquestra do Estado de Mato Grosso atenderam 40 escolas da rede pública e privada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres. O público médio dessas apresentações atingiu 700 pessoas por concerto, envolvendo alunos, professores, pais e a comunidade onde a escola está inserida.
"Todas essas experiências demonstram que a música é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, promovendo a elevação da auto-estima dos alunos e ampliando o universo criativo da comunidade", afirmou Paula.
Dando continuidade ao projeto, a Orquestra do Estado de Mato Grosso leva o espetáculo Circo Místico, baseado no universo circense, a escolas da rede pública de Cuiabá e Várzea Grande.
Na quinta-feira, dia 29 de maio, a Orquestra visita duas escolas estaduais Várzea Grande: Escola Estadual Licinio Monteiro da Silva, no Jardim Aeroporto, às 8 horas. A Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, no bairro Ipase, recebe a Orquestra às 10 horas.
No dia 30 de maio, sexta-feira, o concerto será apresentado em Cuiabá, nas seguintes escolas: Escola Estadual Marcelina de Campos, no bairro Santa Amália, às 8 horas e na Escola Estadual Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Izabel.O Documento
Comentários