Pular para o conteúdo principal

Aprovado projeto que obriga ensino de música nas escolas de todo o país

Várzea Grande, 29/05/2008 - 08:54.

Da Redação

Foi aprovado nesta quarta-feira, dia 28 de maio, o Projeto de Lei 2732/2008, que trata da volta da educação musical nas escolas. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade. O projeto será mandado para a Comissão de Constituição e Justiça.

De lá, será encaminhado para a sanção do presidente Lula.

De acordo com o projeto, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a música passaria a fazer parte dos conteúdos obrigatórios dos currículos escolares, sendo que seu ensino deverá ser ministrado por professores com formação específica na área. Os sistemas de ensino do país terão três anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas pela lei.

Presente nos currículos escolares na década de 1970, a educação musical nas escolas oportuniza a ampliação dos saberes dos alunos e significará para milhões de crianças e jovens a construção de valores pessoais e sociais, além de um desenvolvimento maior cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo.

Para Paula Naves, coordenadora do Núcleo de Ações Pedagógicas da Orquestra do Estado de Mato Grosso "a educação musical escolar no Brasil deve ser múltipla, aproveitando as experiências já existentes e observando as diferentes experiências dos próprios alunos na formação musical e a diversidade que caracteriza nossa cultura".

Concertos Didáticos - A Orquestra do Estado desenvolve junto a escolas da rede pública e privada de Mato Grosso, um projeto intitulado Concertos Didáticos, que desde 2006 já atendeu mais de 60 escolas e cerca de 42 mil crianças e adolescentes, além das comunidades no entorno das escolas.

Em 2007, os Concertos Didáticos da Orquestra do Estado de Mato Grosso atenderam 40 escolas da rede pública e privada nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Nobres. O público médio dessas apresentações atingiu 700 pessoas por concerto, envolvendo alunos, professores, pais e a comunidade onde a escola está inserida.

"Todas essas experiências demonstram que a música é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento, promovendo a elevação da auto-estima dos alunos e ampliando o universo criativo da comunidade", afirmou Paula.

Dando continuidade ao projeto, a Orquestra do Estado de Mato Grosso leva o espetáculo Circo Místico, baseado no universo circense, a escolas da rede pública de Cuiabá e Várzea Grande.

Na quinta-feira, dia 29 de maio, a Orquestra visita duas escolas estaduais Várzea Grande: Escola Estadual Licinio Monteiro da Silva, no Jardim Aeroporto, às 8 horas. A Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, no bairro Ipase, recebe a Orquestra às 10 horas.

No dia 30 de maio, sexta-feira, o concerto será apresentado em Cuiabá, nas seguintes escolas: Escola Estadual Marcelina de Campos, no bairro Santa Amália, às 8 horas e na Escola Estadual Ranulpho Paes de Barros, no bairro Santa Izabel.

O Documento

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Resultado

COLÉGIO ENGENHEIRO JUAREZ WANDERLEY - TURMA 2012 VEJA O RESULTADO DO CONCURSO PROVA Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. É considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos são classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. 2 - A matrícula de candidatos convocados far-se-á mediante entrega dos seguintes docu...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

Lista de blogs relacionados