Pular para o conteúdo principal

Um terço das cidades tem média 2 ou menor no ensino básico

A média nacional é 4, mas o País tem como meta chegar a 6, em 15 anos

Andréa Portella


SÃO PAULO - Cerca de 30% dos municípios brasileiros - 1,8 mil cidades - têm média igual ou menor a 2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A média nacional é 4, mas o País tem como meta chegar a 6, em 15 anos. A informação foi dada na terça-feira, 17, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. “Estou citando só municípios porque não há nenhum Estado numa situação tão crítica”, disse.

O Ideb está em fase final de elaboração pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice usará uma escala de 0 a 10, levando em conta avaliações, repetência e evasão escolar.

A meta de atingir a média 6 deve-se ao fato de que, segundo Haddad, os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) teriam essa nota. Para chegar a esse patamar, o País precisaria aumentar sua média no Sistema Nacional da Avaliação Básica (Saeb) em 50 pontos. Ou seja, alunos de 4ª série teriam de passar a ter um conhecimento que hoje equivale ao dos alunos de 8ª.

O ministro participou, em São Paulo, de um encontro promovido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife). Ele apresentou as linhas gerais do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) a um grupo de representantes de instituições ligadas, principalmente, a grandes bancos e empresas. O projeto ambiciona estabelecer sistemas de definição de metas, de avaliação e de cobrança de resultados nas escolas de todo o País.

Haddad anotou sugestões, críticas e perguntas. Muitas delas referiam-se a investimentos e gestão. “O Brasil realmente deixa a desejar em investimentos”, disse.

Segundo ele, a implementação do PDE deve enfrentar dificuldades políticas e administrativas. “Os municípios que aderirem terão de abrir mão de certas prerrogativas, como a de escolher um diretor de escola por questões políticas, e fazer escolhas por mérito”, afirmou. “E há questões de ordem executiva. O MEC tem de se preparar para implementar o plano, o que não é fácil.”

Uma comissão do Gife reuniu-se ontem para avaliar o encontro e divulgou nota, informando que quer conhecer melhor as propostas do governo e deve apoiá-las, caso contemplem dez pontos considerados essenciais. Entre eles estão a formação de um pacto multissetorial e a priorização de políticas de Estado em detrimento das políticas de governo.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados