Pular para o conteúdo principal

Obras de arte auxiliam integração de professores

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Fazer com que todos os professores se integrem e participem de forma ativa da gestão escolar. É assim que Miriam Celeste Martins, professora da pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), define o papel do coordenador pedagógico no início de mais um ano letivo.

A especialista sugere um simples caminho para que o coordenador conquiste tais metas: usar a leitura de obra de artes para promover a discussão sobre os anseios e objetivos dos funcionários da escola.

Segundo Miriam, a arte é o recurso ideal para este primeiro encontro pois, por ser metafórica, permite que cada indivíduo a interprete à sua maneira. “Em vez de começar o ano com cobranças, o coordenador ou diretor pode conhecer sua equipe por meio de uma situação de aprendizagem que dê a todos a oportunidade de se manifestar.”

Na escola

Para quebrar o gelo do primeiro encontro dos novos professores com os demais funcionários, Mirian sugere que o coordenador pedagógico reúna a sua equipe em um círculo em torno de dez imagens de obras de artes distintas, que podem ser conseguidas em sites como o do Museu de Arte Contemporânea da USP (www.macvirtual.com.br).

Cada indivíduo deverá receber duas folhas de papel com cores diferentes para responder dois questionamentos propostos pelo coordenador. “Ao olhar as imagens os professores deverão escolher uma que considerem estar relacionada com o que acreditam ser o maior desafio para a gestão escolar e outra que represente seu anseio em relação ao seu desempenho profissional.”

Miriam explica que em cada papel recebido os participantes terão de, individualmente, escrever uma palavra que resuma a resposta de cada um dos dois questionamentos. Ao perceber que os participantes já tenham concluído essa etapa, o condutor deve pedir a eles que coloquem o papel que contém a palavra que define seus anseios ao lado da imagem que acreditam a melhor representar. “É neste momento que o coordenador dará espaço para que cada participante se apresente e explique o porquê das suas escolhas.”

Após a fala de todos, chega o momento no qual cada um colocará a palavra que representa seus anseios ao lado da imagem que acreditam estar relacionada à sua escolha. “A partir daí, o coordenador deve ouvir os anseios dos participantes e os motivos que os fizeram relacionar a palavra escolhida com determinadas imagens”, explica.

Para encerrar, o coordenador deverá abrir espaço para o grupo discutir os pontos em comum e as diferenças entre os pontos de vista com o objetivo de definir as possíveis diretrizes para uma gestão escolar democrática. “Inclusive as imagens que não foram escolhidas por ninguém devem ser discutidas.”

De acordo com Miriam, após a discussão, o grupo estará preparado para dialogar sobre as questões da escola de forma democrática.

Extraído de
Jornal da Tarde
Opinião
17 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados