Pular para o conteúdo principal

Obras de arte auxiliam integração de professores

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Fazer com que todos os professores se integrem e participem de forma ativa da gestão escolar. É assim que Miriam Celeste Martins, professora da pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), define o papel do coordenador pedagógico no início de mais um ano letivo.

A especialista sugere um simples caminho para que o coordenador conquiste tais metas: usar a leitura de obra de artes para promover a discussão sobre os anseios e objetivos dos funcionários da escola.

Segundo Miriam, a arte é o recurso ideal para este primeiro encontro pois, por ser metafórica, permite que cada indivíduo a interprete à sua maneira. “Em vez de começar o ano com cobranças, o coordenador ou diretor pode conhecer sua equipe por meio de uma situação de aprendizagem que dê a todos a oportunidade de se manifestar.”

Na escola

Para quebrar o gelo do primeiro encontro dos novos professores com os demais funcionários, Mirian sugere que o coordenador pedagógico reúna a sua equipe em um círculo em torno de dez imagens de obras de artes distintas, que podem ser conseguidas em sites como o do Museu de Arte Contemporânea da USP (www.macvirtual.com.br).

Cada indivíduo deverá receber duas folhas de papel com cores diferentes para responder dois questionamentos propostos pelo coordenador. “Ao olhar as imagens os professores deverão escolher uma que considerem estar relacionada com o que acreditam ser o maior desafio para a gestão escolar e outra que represente seu anseio em relação ao seu desempenho profissional.”

Miriam explica que em cada papel recebido os participantes terão de, individualmente, escrever uma palavra que resuma a resposta de cada um dos dois questionamentos. Ao perceber que os participantes já tenham concluído essa etapa, o condutor deve pedir a eles que coloquem o papel que contém a palavra que define seus anseios ao lado da imagem que acreditam a melhor representar. “É neste momento que o coordenador dará espaço para que cada participante se apresente e explique o porquê das suas escolhas.”

Após a fala de todos, chega o momento no qual cada um colocará a palavra que representa seus anseios ao lado da imagem que acreditam estar relacionada à sua escolha. “A partir daí, o coordenador deve ouvir os anseios dos participantes e os motivos que os fizeram relacionar a palavra escolhida com determinadas imagens”, explica.

Para encerrar, o coordenador deverá abrir espaço para o grupo discutir os pontos em comum e as diferenças entre os pontos de vista com o objetivo de definir as possíveis diretrizes para uma gestão escolar democrática. “Inclusive as imagens que não foram escolhidas por ninguém devem ser discutidas.”

De acordo com Miriam, após a discussão, o grupo estará preparado para dialogar sobre as questões da escola de forma democrática.

Extraído de
Jornal da Tarde
Opinião
17 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados