Pular para o conteúdo principal

Obras de arte auxiliam integração de professores

MARIA REHDER, maria.rehder@grupoestado.com.br

Fazer com que todos os professores se integrem e participem de forma ativa da gestão escolar. É assim que Miriam Celeste Martins, professora da pós-graduação do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), define o papel do coordenador pedagógico no início de mais um ano letivo.

A especialista sugere um simples caminho para que o coordenador conquiste tais metas: usar a leitura de obra de artes para promover a discussão sobre os anseios e objetivos dos funcionários da escola.

Segundo Miriam, a arte é o recurso ideal para este primeiro encontro pois, por ser metafórica, permite que cada indivíduo a interprete à sua maneira. “Em vez de começar o ano com cobranças, o coordenador ou diretor pode conhecer sua equipe por meio de uma situação de aprendizagem que dê a todos a oportunidade de se manifestar.”

Na escola

Para quebrar o gelo do primeiro encontro dos novos professores com os demais funcionários, Mirian sugere que o coordenador pedagógico reúna a sua equipe em um círculo em torno de dez imagens de obras de artes distintas, que podem ser conseguidas em sites como o do Museu de Arte Contemporânea da USP (www.macvirtual.com.br).

Cada indivíduo deverá receber duas folhas de papel com cores diferentes para responder dois questionamentos propostos pelo coordenador. “Ao olhar as imagens os professores deverão escolher uma que considerem estar relacionada com o que acreditam ser o maior desafio para a gestão escolar e outra que represente seu anseio em relação ao seu desempenho profissional.”

Miriam explica que em cada papel recebido os participantes terão de, individualmente, escrever uma palavra que resuma a resposta de cada um dos dois questionamentos. Ao perceber que os participantes já tenham concluído essa etapa, o condutor deve pedir a eles que coloquem o papel que contém a palavra que define seus anseios ao lado da imagem que acreditam a melhor representar. “É neste momento que o coordenador dará espaço para que cada participante se apresente e explique o porquê das suas escolhas.”

Após a fala de todos, chega o momento no qual cada um colocará a palavra que representa seus anseios ao lado da imagem que acreditam estar relacionada à sua escolha. “A partir daí, o coordenador deve ouvir os anseios dos participantes e os motivos que os fizeram relacionar a palavra escolhida com determinadas imagens”, explica.

Para encerrar, o coordenador deverá abrir espaço para o grupo discutir os pontos em comum e as diferenças entre os pontos de vista com o objetivo de definir as possíveis diretrizes para uma gestão escolar democrática. “Inclusive as imagens que não foram escolhidas por ninguém devem ser discutidas.”

De acordo com Miriam, após a discussão, o grupo estará preparado para dialogar sobre as questões da escola de forma democrática.

Extraído de
Jornal da Tarde
Opinião
17 de janeiro de 2.007

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados