Pular para o conteúdo principal

Esmola ou Fumcad

Contribuição proveitosa


Malabaristas, lavadores de pára-brisas e vendedores de chicletes são, dentre outras, “profissões”, atividades comuns nos semáforos das grandes cidades. O que não é e não deve ser entendido pela sociedade como algo comum é que esse verdadeiro mercado informal seja composto por trabalhadores com menos de 14 anos, por crianças.

Atualmente, cerca de 3 mil crianças e adolescentes trabalham diariamente em 180 cruzamentos da cidade. Eles têm pais e estudam. Na maioria, são usados como fonte de renda da família ou de adultos aproveitadores. Trabalham fora do período escolar. Eles residem em bairros da periferia da cidade e até de outras cidades da região metropolitana e vêm para as regiões e bairros mais nobres para “trabalhar” nos faróis.

Ainda de acordo com as estatísticas, 85% dessas crianças moram com os pais e freqüentam a escola; 10% moram temporariamente nas ruas devido à distância de casa, abusos sofridos em casa e à falta de condições de vida e 5% são dominadas por aliciadores. É fácil constatar que a esmola é, na verdade, uma faca de dois gumes: se por um lado ela pode garantir uma refeição para criança, por outro ela perpetua a exploração do trabalho infantil, agravando esse problema social. O trabalho infantil é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O que muitos não sabem é que existem meios efetivos de ajudar essas crianças e adolescentes. É através do Imposto de Renda que cada um de nós pode se comprometer de verdade com a causa da criança e do adolescente, depositando recursos dedutíveis do Imposto de Renda na conta do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Criado pela Lei Municipal nº 11.247, de outubro de 1992, o Fundo tem o objetivo de arrecadar recursos para custear projetos sociais nesta área.

Dirigido pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Fumcad é um importante instrumento de captação de recursos. Por lei, as pessoas podem descontar do seu Imposto de Renda em até 1% (pessoas jurídicas) e até 6% (pessoas físicas) nas doações. Lembrando que o desconto no IR, além de dedutível, pode ser direcionado — ou seja, Resolução nº 77 do CMDCA, aprovada em setembro, permite que o doador saiba exatamente (ou até mesmo escolha) em que projeto será investida a sua doação.

Talvez por desconhecimento por parte das pessoas, o Fumcad arrecada muito aquém de suas potencialidades em São Paulo. Em cidades como Porto Alegre, onde o Fumcad é mais divulgado, a arrecadação é de 25 milhões de reais/ano. Aqui em São Paulo não ultrapassa a casa dos R$ 2 milhões. O desestímulo acontece por desconhecimento e sobretudo porque, até a aprovação da Resolução 77, os doadores não podiam direcionar, ou seja, indicar os projetos que gostariam de ver beneficiados com suas doações.

As crianças, além das famílias, são de responsabilidade da sociedade. É nosso dever conjunto batalhar para que se desenvolvam sob condições saudáveis e seguras.

Destinar parte dos recursos do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas para o Fumcad é, pois, um passo importante para começarmos a mudar para melhor a realidade dos menores carentes do nosso município.

Gilberto Natalini é vereador licenciado (PSDB) e secretário de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo


Publicado do Diário de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - Entes federativos já podem verificar detalhes da nova resolução do PDDE

Normativo traz diretrizes e orientações sobre a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola. Neste mês de outubro, entrou em vigor a Resolução CD/FNDE nº 15/2021, que dispõe sobre as orientações para apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em cumprimento ao disposto na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PDDE foi criado em 1995, com o objetivo de prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

PR PSS 2014 - Classificação Final

08/07/2014 - Confira a Classificação Provisória JUNHO 2014 13/12/2013 - Veja o Cronograma de Distribuição de Aulas para o Ano Letivo de 2014 Processo Seletivo Simplificado PSS 2014 - Classificação Final Convocação para Comprovação de Títulos Resultado da Classificação Final Professor Agente Educacional I Agente Educacional II FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PR

Mundo precisa de 18 milhões de professores para o ensino primário

Ter, 30 Set, 03h41 PARIS (AFP) - O mundo precisa de 18 milhões de professores qualificados, dos quais quase quatro milhões na África, para alcançar o objetivo de um ensino primário universal, ressaltou nesta terça-feira a Unesco por ocasião da celebração, no domingo, do Dia Internacional dos Professores. "A escassez de docentes qualificados continua sendo um problema fundamental", apontou a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em um comunicado divulgado em Paris. "As necessidades são agudas, principalmente na África, onde seria necessário contar com 3.800.000 professores suplementares para se obter" o ensino primário universal, indicou a organização. Em alguns países, como Ruanda e Moçambique, o déficit de docentes se traduz na "existência de classes de até 60 alunos, quando por regra geral se considere impossível fornecer um ensino correto em salas de aula com mais de 40 estudantes". A Unesco ressalta também a formação insuf...

SP - Resolução SE nº 12/2012 - Insitui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e Diretrizes para a Organização e Funcionamento

Institui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e estabelece diretrizes para a organização e funcionamento das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.164/2012 , e considerando a necessidade de se ampliarem as oportunidades de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, a alunos do ensino médio, propiciando-lhes permanência em período integral nas escolas da rede pública estadual; a implantação gradativa do ensino médio em período integral, com organização e funcionamento próprios; a adesão da comunidade escolar ao projeto de ensino médio de período integral, expressamente registrada pela equipe gestora, resolve: Artigo 1º - Fica instituído o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral, em escolas que oferecem curso de ensino médio, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012...

Lista de blogs relacionados