Pular para o conteúdo principal

Universitários elegem quatro empresas brasileiras dentre as 10 mais cobiçadas

21/09/2005 - 16h07
InfoMoney

SÃO PAULO - Construir a carreira profissional em alguma empresa brasileira já faz parte dos sonhos do jovem universitário. Das 10 empresas mais desejadas por estudantes de nível superior, quatro estão no Brasil, inclusive a mais desejada, revela pesquisa realizada no primeiro semestre pela Cia de Talentos, em parceria com a LAB SSL, especializada em consultorias de Programas de Jovens.

"Até hoje, o jovem sempre sonhou em trabalhar em uma multinacional. Empresas pontocom e da área financeira já tiveram o seu 'boom', mas, este ano, o estudo apresentou uma grande mudança", analisa Sofia Esteves, diretora da Cia de Talentos.

Empresas mais desejadas
Com 14,82% da preferência dos universitários, a estatal Petrobras encabeça a lista das mais desejadas. A Natura (3º), a Vale do Rio doce (7º) e a Rede Globo (9º) completam a relação de companhias brasileiras bem avaliadas. O segundo lugar ficou com a Microsoft.

Para o universitário que busca um estágio durante o curso, a boa imagem no mercado, o salário oferecido, os benefícios concedidos e os desafios profissionais são algumas das características levadas em consideração.

Estabilidade profissional
O cruzamento dos dados assegura que o estudante busca um emprego que lhe dê estabilidade profissional. E o maior interesse desses universitários pelo setor industrial, com 26% da preferência, prova isso, uma vez que segundo estes estudantes, as indústrias investem mais em programas de estágio e trainees.

Na seqüência, a preferência recai sobre os setores de marketing (20%) e de consultoria (17,4%). No final da tabela, o interesse pelas ONG's sustenta parcos 2,6% das intenções.

Já estagiando, 15,5% dos estudantes valorizam o aprendizado, outros 12,9% preferem as oportunidades de treinamentos e cursos que são oferecidos, enquanto 12% desse universo querem transitar por outras áreas da empresa.

Apesar dessas expectativas, 15,2% dos estagiários se decepcionam com o tratamento que recebem por se sentirem desvalorizados de alguma forma. A falta de orientação para a execução da função também incomoda o estudante.

Mudança de perfil
A Cia de Talentos informa que a pesquisa é realizada há sete anos. Segundo Esteves, há algum tempo empresas nacionais não figurariam entre as 200 posições do ranking.

Como a busca pela estabilidade profissional estaria vinculada à solidez da empresa, a pesquisa de 2005 revela que a imagem das companhias nacionais também melhorou em relação à ultima década.

As 10 mais cobiçadas
As dez empresas mais desejadas pelos universitários em busca de estágio são, pela ordem, Petrobras (14,82%), Microsoft (13,4%), Natura (12,52%), Unilever (11,01%), IBM (9,16%), Nestlé (9,07%), CVRD (8,27%), Citibank (7,87%), Rede Globo (7,12%), e Bosch (6,77%).

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Lista de blogs relacionados