Pular para o conteúdo principal

Cotas raciais

Deu no opinião de O Globo de hoje:

Manobra


O ambiente político tenso, com depoimentos nas CPIs, renúncia do presidente da Câmara e a expectativa do encaminhamento de mais cassações, impede que se acompanhe o trabalho nas comissões da Casa. Por isso, não foi noticiada a aprovação, na quarta-feira, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara, do projeto de lei n 73, apresentado em 1999 pela deputada Nice Lobão, do PFL maranhense, e alterado por emendas. Visto assim não justificaria uma linha sequer, mesmo em outra conjuntura política, menos intranqüila.

Mas o problema é que esse projeto institui as cotas raciais na distribuição de vagas nas universidades federais e escolas técnicas públicas. Quando se esperava que o Congresso decidiria essa questão, no mínimo polêmica, com base na proposta de reforma universitária encaminhada pelo ministro Tarso Genro, pouco antes de sair do MEC, ao presidente da República, as cotas foram aprovadas, sem alarde, numa comissão da Câmara, escondidas atrás do biombo da crise política.

Eficiente manobra. Não se deve menosprezar o lobby dos chamados movimentos sociais a favor de medidas cartoriais como essa, defendidas em nome da justiça social mas cujo resultado será ruinoso para o país. Lembre-se que Tarso Genro assumiu o MEC dizendo-se contra as cotas, e em 24 horas foi obrigado a mudar de opinião.

Agora, há até mesmo o risco de, pela porta dos fundos, um projeto de lei instituir um regime de cotas mais radical que o previsto na reforma universitária. Por esta, as cotas passarão a existir nas universidades criadas a partir da promulgação da lei; e para os demais estabelecimentos de ensino foi estabelecido um prazo para eles começarem a aplicar esse tipo de política afirmativa.

Os parlamentares preocupados com a área de educação — estratégica para viabilizar um país capaz de competir num planeta cada vez mais inexoravelmente globalizado — precisam se mobilizar e evitar um desastre maior.

Revogar o princípio do mérito no ensino superior, em vez de se resolver o grave problema de qualidade no ensino público básico, será um golpe fatal nas pretensões brasileiras de influir de forma crescente no mundo. E mais do que isso, de criar uma sociedade aberta, assentada sobre uma economia moderna, eficiente e genuinamente mais justa.

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados