Material reúne informações que ajudarão na compreensão dos resultados do PIRLS no País, previstos para serem publicados em maio de 2023.
Confira a Enciclopédia PIRLS 2021
Está disponível, no portal da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA), a Enciclopédia PIRLS 2021. O material reúne informações que ajudarão na compreensão dos resultados do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) no País, previstos para serem publicados em maio de 2023.
A enciclopédia é composta por uma introdução geral desenvolvida pela própria IEA, por quadros comparativos de informações do questionário contextual dos países participantes do estudo e por um capítulo específico de cada país participante.O documento, publicado no dia 15 de novembro, mostra, ainda, informações como mudanças nas matrículas, políticas de ensino, desenvolvimento profissional de professores, bem como informações contextuais mais básicas, tais como a estrutura do sistema educacional e a implementação do currículo de leitura de cada país.
Enciclopédia PIRLS 2021 – O material foi desenvolvido a partir de contribuições de especialistas na área educacional do Brasil. Além disso, parte das informações também foi levantada pelo Centro de Estudos Internacionais TIMMS & PIRLS, o qual reuniu dados demográficos, econômicos e educacionais para cada país, a partir de fontes publicadas.
PIRLS – A avaliação das habilidades de leitura pelo PIRLS contempla dois eixos: a experiência literária e a aquisição e o uso da informação. Os resultados também consideram fatores contextuais que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Essa contextualização é feita por meio de questionários que são respondidos pelos próprios estudantes, professores e diretores, além de pais ou responsáveis.
O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo. A sigla PIRLS resume o nome, em inglês, da avaliação: Progress in International Reading Literacy Study.
fonte: INEP
Comentários