Pular para o conteúdo principal

Pesquisa revela resposta educacional à pandemia em 2021

Segunda edição do levantamento apresenta estratégias para enfrentar a pandemia de covid-19 em 2021. Mais de 90% das escolas responderam ao questionário

Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado da segunda edição da pesquisa “Resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”, referente ao ano letivo de 2021. O questionário foi aplicado entre fevereiro e abril de 2022, durante a segunda etapa do Censo Escolar 2021, denominada Situação do Aluno, que tem a função de apurar informações relativas ao movimento e ao rendimento dos estudantes ao término do ano letivo. A sinopse estatística do levantamento foi publicada nesta segunda-feira, 18 de julho.

Acesse a Sinopse Estatística da Pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19

Confira a apresentação com os resultados da Pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19

Ao todo, 91,4% (162.818) das escolas que participaram do Censo Escolar 2021 responderam ao questionário. O percentual corresponde a 95,6% (131.808) da rede pública e 76,9% (31.010) da privada. Por meio do levantamento, é possível identificar as ações adotadas pelas escolas brasileiras diante da necessidade de aplicar medidas de enfrentamento à disseminação do coronavírus. Entre essas ações está a adoção das escolas ao que o Conselho Nacional de Educação (CNE) chama de “continuum curricular”, que implica a criação de um ciclo para conciliar anos escolares subsequentes com a devida adequação do currículo, objetivando minimizar a retenção e o abandono escolar, devido à suspensão das atividades presenciais de ensino-aprendizagem. Assim, as escolas teriam dois anos para cumprir os objetivos de aprendizagem. Diante desse cenário, conforme o Censo Escolar revelou, em 2020, houve um aumento considerável no número de aprovados na rede pública. Em 2021, as taxas de aprovação apresentaram um movimento de retorno aos níveis pré-pandemia, embora ainda estejam em um patamar superior ao observado no ano de 2019.

Do mesmo modo, em 2021, uma pequena parte das escolas optou por ajustar a data do término do ano letivo (8,9%), visando ao enfrentamento das questões pedagógicas decorrentes da suspensão das atividades de ensino-aprendizagem. Ao todo, 9,5% das escolas públicas fizeram a adequação; desse modo, 90,5% delas mantiveram o calendário previsto no início do ano letivo. Por outro lado, cerca de 94% das instituições privadas seguiram o cronograma. Já na pesquisa de 2020, 43% das escolas brasileiras optaram por ajustar a data do término do ano letivo. O primeiro ano de pandemia (2020) teve uma média de 279 dias de atividades de ensino-aprendizagem presenciais suspensas.

A segunda edição da pesquisa também mostra que praticamente todas as escolas brasileiras (99,7%) adotaram alguma medida de prevenção e controle da covid-19 para a realização das atividades presenciais em 2021. Destacam-se o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais escolares e alunos em 98% das escolas, seguido do aumento na frequência de limpeza dos ambientes e superfícies (96%) e da divulgação de informações e orientações sobre a doença, identificação de sintomas, assim como medidas de higiene e de redução de risco de contaminação (95,8%).

O levantamento também avaliou as estratégias de mediação de ensino adotadas durante o ano letivo de 2021: presencial, híbrida ou remota. A pesquisa mostra que grande parte das escolas brasileiras adotou atividades híbridas ou presenciais em algum momento do ano letivo. Das escolas da educação básica, 17,4% utilizaram apenas o ensino remoto durante todo o ano letivo, ou seja, 82,6% das escolas adotaram atividades presenciais e/ou híbridas em algum momento. No comparativo com 2020, em que praticamente todas as escolas suspenderam as atividades presenciais (99,3%) no início da pandemia, apenas 9,9% retornaram à sala de aula no ano letivo de 2020. Ainda em relação ao ensino remoto, 45% das escolas mediaram atividade remota combinada com alguma outra abordagem ao longo do ano letivo de 2021, com momentos presenciais e/ou híbridos. Dessa forma, a mediação remota foi assinalada por 62,4% das escolas, sendo 17,4% de forma exclusiva e 45%, combinada.

Já o ensino híbrido foi adotado durante todo o ano letivo por 25,4% das escolas que participaram da pesquisa. Outros 34,9% empregaram a aprendizagem híbrida combinada com alguma outra mediação e apenas 8% tiveram somente o ensino presencial. A combinação do ensino presencial com alguma outra mediação foi utilizada por 37,9% das escolas. A rede federal foi a que apresentou o maior percentual de escolas que adotaram exclusivamente o ensino remoto (45,4%) e a rede privada, o menor (6%).

Ao avaliar o número médio de dias em que a mediação de ensino remota foi aplicada na rede pública por etapas de ensino, a pesquisa revela uma tendência de redução gradativa dessa média da pré-escola ao ensino médio: média de 134 dias na pré-escola; 121 dias nos anos iniciais do ensino fundamental; 103 dias nos anos finais do ensino fundamental e 86 dias no ensino médio.

Contexto internacional – Ao comparar o cenário de diferentes países em relação ao número de dias em que as atividades de ensino-aprendizagem ficaram suspensas, é possível observar que, em 2021, o Brasil continuou apresentando um período considerável de aulas remotas. O levantamento revela que o País teve, em média, aproximadamente cem dias de aulas remotas, considerando escolas públicas e privadas das diferentes etapas de ensino.

Dados do monitoramento global do fechamento de escolas causado pelo coronavírus, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostram que o México, por exemplo, registrou 252 dias sem atividades presenciais entre 20 de setembro de 2020 e 21 de agosto de 2021. Na Alemanha e no Paraguai, foram registrados 63 dias de paralisação, enquanto a Argentina, a Austrália, o Canadá, o Chile e os Estados Unidos não suspenderam as aulas presenciais durante o período.

Professores – Em relação às estratégias adotadas pelas escolas junto aos professores, o levantamento mostrou que a realização de reuniões virtuais para planejamento, coordenação e monitoramento das atividades continuou sendo a abordagem mais adotada pelos docentes para dar continuidade ao trabalho durante a suspensão das aulas presenciais no Brasil, sendo empregada por 92,3% das escolas. Na sequência, está a reorganização ou a adaptação do planejamento ou do plano de aula, com o objetivo de priorizar habilidades e conteúdos específicos. Essa estratégia foi adotada por 83,7% das escolas.

Na rede estadual, 76,6% das escolas treinaram os professores para usarem métodos ou materiais dos programas de ensino não presencial. Na rede municipal, 62,8% fizeram o treinamento. Ao todo, 61,6% das escolas estaduais disponibilizaram equipamentos, como computador, notebooks, tablets e smartphones, aos docentes. No caso das municipais, esse percentual é de 28,7%. Já quando o assunto é acesso gratuito ou subsidiado à internet em domicílio, o levantamento mostra que 32,4% dos estabelecimentos da rede estadual adotaram medidas nesse sentido; na rede municipal, o número registrado foi de 6,3%. Nas duas redes, os percentuais foram superiores aos registrados na pesquisa de 2020.

Alunos – Assim como ocorreu em 2020, em 2021, a comunicação direta entre aluno e professor, por meio de e-mail, telefone, redes sociais e aplicativo de mensagem, continuou sendo a estratégia mais adotada para manter contato e oferecer apoio tecnológico junto aos estudantes. A medida foi realizada por 87,2% das escolas. Em seguida, está o uso desses canais de comunicação com a escola, utilizado por 84,2% dessas. Depois, vêm a disponibilização de equipamentos, como computador, notebooks, tablets e smartphones, aos estudantes (14,2%); e o acesso gratuito ou subsidiado à internet em domicílio, adotado por 9,6% das escolas.

No que diz respeito às estratégias e ferramentas para o desenvolvimento das atividades de ensino-aprendizagem, a disponibilização de materiais impressos para retirada na escola desponta entre as mais utilizadas, sendo assinalada por 92,8% das escolas. Em seguida, está a oferta de materiais de ensino-aprendizagem na internet (80,2%), seguida de atendimento virtual ou presencial escalonado para os alunos (68,6%) e, por fim, a realização de avaliações e testes, remotamente, com envio/devolução de material físico (64,5%).

Aulas síncronas – Quando se trata da realização de aulas ao vivo (síncronas), verifica-se que 78,7% das escolas estaduais e 45,0% das municipais implementaram a estratégia. Em 1.063 cidades, nenhuma das escolas municipais adotou essa medida. Por outro lado, em 701 cidades, todas as escolas da rede municipal fizeram o uso desse meio — em 2020, essa situação foi verificada em 478 redes municipais.

Censo Escolar – O Censo Escolar é uma pesquisa estatística da educação básica, realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Saiba mais sobre o Censo Escolar

fonte: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

OBMEP 2017 - Gabarito da 1ª Fase

Gabarito da 1ª Fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2017 Obmep divulga as provas e soluções da 1ª fase CONFIRA A lista dos alunos classificados e seus respectivos locais de prova será divulgada em 11 de agosto no site da OBMEP. Na segunda fase os alunos com as maiores notas fazem uma prova discursiva. Os participantes são divididos em três níveis: no primeiro, estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental; no segundo, estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental; e no terceiro, estudantes do ensino médio. Os alunos recebem medalha de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa, de acordo com suas notas. Os medalhistas também terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, que inclui bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nesta edição, os alunos da rede privada irão receber suas próprias medalhas e certificados, além de poderem participar do progr...

MG - Secretaria divulga gabarito definitivo do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual

V eja o Gabarito da Certificação 2014 09/08/2013 - Confira o Resultado Final - Candidatos Certificados 26/07/2013 - Confira a Pontuação de Títulos 16/07/2013 - Confira o Resultado dos Recursos contra a Prova Objetiva 03/07/2013 - Confira a Lista dos Candidatos habilitados na Prova Objetiva RESPOSTAS DOS RECURSOS IMPETRADOS CONTRA O GABARITO GABARITO OFICIAL RESPOSTA DOS RECURSOS CONTRA O GABARITO Gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos Está disponível no site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e da Fundação Makiyama , organizadora do ‘Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual’, em 2013, o gabarito definitivo da prova de certificação. Esse gabarito contempla duas questões que foram anuladas após análise dos recursos recebidos. Na próxima quarta-feira (03/07), será divulgada a relação dos candidatos que conquistaram pontuação igual ou superior a 60 pontos na prova objetiva. Já a partir do...

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

Lista de blogs relacionados