Pular para o conteúdo principal

Iniciativa do MEC prioriza docentes da Educação Básica sem formação na área

Para cumprir meta do PNE e modernizar cursos superiores, programa começa em 2022


Cerca de 35% dos professores que atuam na Educação Básica no Brasil não possuem formação adequada para a disciplina que ensinam. A fim de preencher esta lacuna e atender à Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) – que visa assegurar que todos os docentes possuam formação específica de nível superior – o Ministério da Educação criou o Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores. O objetivo é modernizar os cursos de Pedagogia e Licenciaturas, destinando as vagas de forma prioritária aos docentes da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos) que ainda não tenham curso superior na área.

O Programa entra em vigor em 2022 e funciona da seguinte forma: as universidades se uniram em redes de três e submeteram propostas de modernização dos cursos, as quais foram aprovadas pelo MEC. Com isso, elas receberão recursos financeiros e terão um prazo de quatro anos para entregarem os primeiros profissionais formados segundo os parâmetros atualizados. Isso significa adequação à legislação vigente relacionada à formação inicial e inclusão de metodologias ativas, ensino híbrido, visão empreendedora e uso pedagógico das tecnologias.

Houve a adesão de 12 universidades, formando quatro redes de excelência na formação inicial de professores da Educação Básica:

Sudeste: Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Nordeste: Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Centro-Oeste: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e Universidade Católica de Brasília (UCB)

Híbrida – Nordeste e Sul: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade La Salle (Unilasalle).

Serão formados 2.880 docentes nos próximos quatro anos (2022 a 2025), totalizando um repasse de R$ 18 milhões às Instituições de Ensino Superior participantes. “Caberá a elas criar estratégias de captação e permanência de novos alunos, principalmente aqueles que já trabalham nas escolas e não possuem formação. Entendemos que é preciso formar os professores dentro das teorias e práticas mais modernas possíveis. Isso é uma forma de aprimorar a qualidade da educação brasileira”, afirma o coordenador-geral de Formação de Professores, Alexandre Guilherme, da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Além da prioridade aos docentes, as universidades deverão matricular os estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que firmarem o compromisso de concluir um ano de residência na rede pública, fazendo jus a bolsa, que será custeada com os recursos do Programa.

Clique para mais informações

fonte: MEC

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PR - PDE 2022 - Gabaritos

06/09/2022 - Confira o  resultado final da prova objetiva 23/08/2022 - Confira o  resultado provisório da prova objetiva (consulta individual) 23/08/2022 - Confira os  gabaritos oficiais definitivos  e  decisão de recursos contra o gabarito preliminar 19/08/2022 - Confira as  orientações para apresentação do vídeo para avaliação da prova didática

PR - PDE 2022

Edital nº 32/2022 - Processo Seletivo Interno de Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM da rede pública estadual de ensino do Paraná para o provimento de 2.000 (duas mil) vagas no Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE Acompanhe o processo seletivo através da página CONSULPLAN  SEED/PR - Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 24/01/2023 - Confira o  EDITAL N.º 4/2023 – GS/SEED - Convocação .  - C omparecimento no NRE de sua lotação/atuação, nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2023 para assinatura do Termo de Compromisso ou Termo de Desistência, Anexos II e III, respectivamente, do Edital n.º 32/2022 – GS/SEED. 14/12/2022 - Confira Resultado Final   14/12/2022 Respostas aos recursos - Resultado Provisório do Processo Seletivo 14/12/2022 09/12/2022 - Confira o Edital nº 80/2022 - GS/SEED -  a data da 1.ª convocação para assinatura do Termo de Compromisso nos NRE, que passa a ser de 13 a 14/02/2023 30/11/2022 - Confira: Resultado Provisório do Processo Seletivo Re

MG Certificação Ocupacional 2023 para SREs - Gabarito

10/04/2023 - Confira o gabarito oficial corrigido Gabarito da Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 da Secretaria da Educação de Minas Gerais Confira na página do Instituto Avaliar  Certificação Ocupacional de Diretor de Superintendência Regional de Ensino - SRE - 2023 Clique aqui para visualizar o Gabarito Oficial da Prova. fonte: Instituto Avaliar 

Lista de blogs relacionados