Pular para o conteúdo principal

Fundamentos Teóricos do PIRLS 2021 disponíveis

Publicação traz as referências teóricas do Estudo Internacional de Progresso em Leitura. Avaliação é direcionada a alunos do 4º ano do ensino fundamental.

Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento “Fundamentos Teóricos – PIRLS 2021”. A publicação traz as referências que dão suporte teórico à edição deste ano do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS). O documento resgata o histórico e a concepção das matrizes de referência da avaliação. Também é possível conferir a descrição do desenho dos testes e o embasamento para a aplicação de testes adaptáveis a grupos em avaliações internacionais de larga escala.


A publicação é uma tradução do documento original, em inglês, de autoria da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O Inep é o responsável pela aplicação do PIRLS no Brasil e realizará a avaliação, em novembro, com provas e questionários para cerca de 6.175 estudantes de 244 escolas públicas e privadas de todas as regiões do País. Esta será a primeira edição do estudo em que o Brasil participa.

Considerado o principal estudo internacional para avaliação em leitura, o PIRLS afere as habilidades de alunos do 4º ano do ensino fundamental na leitura e na compreensão de textos. Esse momento da trajetória escolar é considerado um estágio de transição importante no desenvolvimento dessas habilidades. Normalmente, os estudantes já aprenderam a ler e estão colocando em prática a leitura como instrumento de aprendizado.

Desenhos da avaliação – Assim como em ciclos anteriores, o PIRLS 2021 inclui uma série de questionários contextuais para coletar informações sobre contextos domésticos, escolares e comunitários para o desenvolvimento do letramento em leitura.

Foi constatado que os níveis de desempenho na compreensão dos textos variam consideravelmente dentro de um mesmo país e entre países diferentes, o que torna uma tarefa desafiadora aferir a relação entre a dificuldade da avaliação e as habilidades de leitura dos estudantes em todos os países.

Nesse sentido, a organização adotou uma avaliação unificada e desenhos adaptáveis que permitem a aplicação de um novo formato de avaliação a grupos em larga escala. Com isso, o PIRLS 2021 garante uma faixa mais ampla de dificuldade na avaliação e mais foco nas habilidades dos estudantes.

PIRLS – O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

Saiba mais sobre o PIRLS

Fonte: Inep

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

SME São Paulo - SME produz Documento Orientador para Sondagem de Língua Portuguesa

Veja o Documento Orientador para Sondagem de Matemática   Orientações aos docentes que atuam nos três primeiros anos do Ciclo de Alfabetização para a realização do diagnóstico da turma A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Língua Portuguesa. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam nos três primeiros anos do Ciclo de Alfabetização na realização do diagnóstico da turma. O documento leva em consideração que a aplicação e a consolidação dos dados da sondagem são fatores importantes para a proposição de políticas públicas condizentes e efetivas. De acordo com a publicação, “mais do que gerar dados sistêmicos, observar os resultados dos estudantes nos testes aferidos possibilita intervenções nos processos de aprendizagem por parte dos professores”. Assim,...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

PE Progepe 2022 - Resultado

30/12/2022- Confira o resultado final do Progepe 2022 A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) divulgou, nesta quarta-feira (28), o resultado preliminar da relação dos servidores certificados no Programa de Formação de Gestor Escolar (Progepe) 2022 . Os servidores podem entrar com recurso no dia 29 de dezembro, por meio de envio de formulário para o email progepe@adm.educacao.pe.gov.br . A divulgação do resultado final será no dia 30 do mesmo mês. Formulário Para Recurso Progepe 2022 Edital Progepe 2022 Portaria Progepe 2022 fonte: Secretaria da Educação de Pernambuco

Lista de blogs relacionados