Pular para o conteúdo principal

Fundamentos Teóricos do PIRLS 2021 disponíveis

Publicação traz as referências teóricas do Estudo Internacional de Progresso em Leitura. Avaliação é direcionada a alunos do 4º ano do ensino fundamental.

Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o documento “Fundamentos Teóricos – PIRLS 2021”. A publicação traz as referências que dão suporte teórico à edição deste ano do Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS). O documento resgata o histórico e a concepção das matrizes de referência da avaliação. Também é possível conferir a descrição do desenho dos testes e o embasamento para a aplicação de testes adaptáveis a grupos em avaliações internacionais de larga escala.


A publicação é uma tradução do documento original, em inglês, de autoria da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). O Inep é o responsável pela aplicação do PIRLS no Brasil e realizará a avaliação, em novembro, com provas e questionários para cerca de 6.175 estudantes de 244 escolas públicas e privadas de todas as regiões do País. Esta será a primeira edição do estudo em que o Brasil participa.

Considerado o principal estudo internacional para avaliação em leitura, o PIRLS afere as habilidades de alunos do 4º ano do ensino fundamental na leitura e na compreensão de textos. Esse momento da trajetória escolar é considerado um estágio de transição importante no desenvolvimento dessas habilidades. Normalmente, os estudantes já aprenderam a ler e estão colocando em prática a leitura como instrumento de aprendizado.

Desenhos da avaliação – Assim como em ciclos anteriores, o PIRLS 2021 inclui uma série de questionários contextuais para coletar informações sobre contextos domésticos, escolares e comunitários para o desenvolvimento do letramento em leitura.

Foi constatado que os níveis de desempenho na compreensão dos textos variam consideravelmente dentro de um mesmo país e entre países diferentes, o que torna uma tarefa desafiadora aferir a relação entre a dificuldade da avaliação e as habilidades de leitura dos estudantes em todos os países.

Nesse sentido, a organização adotou uma avaliação unificada e desenhos adaptáveis que permitem a aplicação de um novo formato de avaliação a grupos em larga escala. Com isso, o PIRLS 2021 garante uma faixa mais ampla de dificuldade na avaliação e mais foco nas habilidades dos estudantes.

PIRLS – O estudo é realizado, a cada cinco anos, pela IEA, cooperativa internacional de instituições nacionais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, entender e melhorar a educação em todo o mundo.

Saiba mais sobre o PIRLS

Fonte: Inep

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Mundo precisa de 18 milhões de professores para o ensino primário

Ter, 30 Set, 03h41 PARIS (AFP) - O mundo precisa de 18 milhões de professores qualificados, dos quais quase quatro milhões na África, para alcançar o objetivo de um ensino primário universal, ressaltou nesta terça-feira a Unesco por ocasião da celebração, no domingo, do Dia Internacional dos Professores. "A escassez de docentes qualificados continua sendo um problema fundamental", apontou a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em um comunicado divulgado em Paris. "As necessidades são agudas, principalmente na África, onde seria necessário contar com 3.800.000 professores suplementares para se obter" o ensino primário universal, indicou a organização. Em alguns países, como Ruanda e Moçambique, o déficit de docentes se traduz na "existência de classes de até 60 alunos, quando por regra geral se considere impossível fornecer um ensino correto em salas de aula com mais de 40 estudantes". A Unesco ressalta também a formação insuf...

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - Entes federativos já podem verificar detalhes da nova resolução do PDDE

Normativo traz diretrizes e orientações sobre a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola. Neste mês de outubro, entrou em vigor a Resolução CD/FNDE nº 15/2021, que dispõe sobre as orientações para apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em cumprimento ao disposto na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PDDE foi criado em 1995, com o objetivo de prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

PR PSS 2014 - Classificação Final

08/07/2014 - Confira a Classificação Provisória JUNHO 2014 13/12/2013 - Veja o Cronograma de Distribuição de Aulas para o Ano Letivo de 2014 Processo Seletivo Simplificado PSS 2014 - Classificação Final Convocação para Comprovação de Títulos Resultado da Classificação Final Professor Agente Educacional I Agente Educacional II FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PR

GO Exames de Educação de Jovens e Adultos 2012 - Resultado

Secretaria da Educação do Estado de Goiás Exame de Educação de Jovens e Adultos 2012 Para os níveis de Ensino Fundamental e Médio Saiba seu resultado Os resultados por cidade-polo estarão disponíveis, também, nas respectivas Subsecretarias Regionais de Educação. Em caso de dúvidas, ligue: 0800 6433043 Divulgados resultados no site www.supletivo.go.gov.br Localize seu cadastro com número do CPF e data de nascimento Os resultados dos Exames de Jovens e Adultos (antigas “provas de supletivo”) já estão disponíveis. Para consultá-los, basta acessar o site www.supletivo.go.gov.br e por meio do número do CPF, nome completo e data de nascimento, localizar o cadastro. Após preencher estes dados, é preciso, no campo “Concurso”, selecionar a opção “Exame EJA – 2012”. Para serem considerados aprovados, os candidatos devem ter atingido nota igual ou superior a 5 (cinco) em cada uma das disciplinas. Por isso, com base na nota obtida pelo candidato em cada área do conhecimento, a cert...

Lista de blogs relacionados