Pular para o conteúdo principal

SAEB - Microdados do Saeb 2019 são divulgados

Dados estão disponíveis no portal do Inep. Informações são referentes ao 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, assim como da 3ª e 4ª séries do ensino médio
 

Acesse os Microdados do Saeb 2019

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. No conjunto de dados, disponíveis no portal do Inep, estão informações referentes aos resultados do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática. No caso do 9º, ainda foram disponibilizadas análises sobre o desempenho em ciências humanas e da natureza. Também foram divulgados dados da 3ª e 4ª séries do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.



Os microdados são um conjunto de informações que permite aos gestores, pesquisadores, instituições e interessados na área da educação realizarem diagnósticos, estudos e pesquisas que subsidiem o planejamento e a proposição de ações no âmbito escolar e das redes de ensino. Os dados também possibilitam a formulação e a avaliação de políticas públicas na área educacional, visando contribuir com a melhoria da qualidade, equidade e eficiência da educação básica brasileira.

Além dos dados em si, o pacote dos microdados do Saeb 2019 apresenta dicionário, arquivo "Leia-me" e documentos técnicos, matrizes de referência, escalas de proficiência, planilhas de resultados e os inputs – programas para leitura dos arquivos de dados nos pacotes estatísticos SAS e SPSS e para o ambiente de programação R, que é uma novidade desta edição.

Saeb 2019 - O Saeb 2019 contou com a participação de 5.749.394 (81,26%) dos 7.074.919 estudantes previstos para a avaliação. Ao todo, 73.319 escolas participaram, sendo 2.606 escolas particulares sorteadas para compor a amostra desta edição. Das 70.713 escolas públicas, 62.668 tiveram resultados divulgados para pelo menos uma das séries avaliadas. Nesta edição, houve algumas alterações importantes, como a inclusão da avaliação de alfabetização aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, da avaliação de ciências humanas e ciências da natureza aplicada aos alunos o 9º ano do ensino fundamental e da aplicação de questionários aos secretários municipais de educação. Todas essas mudanças estão incorporadas nos microdados.

Saeb - Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala, realizada periodicamente pelo Inep. O Saeb oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes.

Esses níveis de aprendizagem estão descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de língua portuguesa e de matemática, para cada uma das etapas avaliadas. A interpretação dos resultados do Saeb deve ser realizada com apoio das escalas. Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Saiba mais sobre o Saeb

fonte: Inep

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

MG Certificação Ocupacional de Diretores Escolares 2022 - Gabarito

23/09/2022 - Confira o resultado final 16/09/2022 - Confira o gabarito definitivo

Lista de blogs relacionados