Pular para o conteúdo principal

Inep lança volumes 2 e 3 dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais nesta quinta-feira (28/11/2019)

Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais




Nesta quinta-feira, 28 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza o Seminário de Lançamento dos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – volumes 2 e 3. Produzidos pela Diretoria de Estudos Educacionais (Dired) do Inep, os cadernos são voltados à análise, ao monitoramento e à avaliação de políticas públicas, programas e planos de educação.

Na oportunidade, será apresentado também um histórico do processo de monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), de 2014 a 2024, com destaque para as atividades desenvolvidas no âmbito da Coordenação-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais (CGIME) do Inep, ressaltando as principais ações ao longo desses cinco anos do PNE.

A primeira seção do seminário, cujo tema é “Educação Superior e a Formação dos Profissionais da Educação”, será composta por quatro artigos. O primeiro se dedica a revisar a literatura, a partir de um balanço dos estudos sobre a pós-graduação de professores da educação básica. O segundo é uma análise da expansão da educação superior, com a construção de indicadores de eficiência, com bases nas estratégias do PNE. O terceiro artigo se dedica a compreender os desafios relacionados à evasão nos cursos de licenciatura. Já o quarto trabalho utiliza dados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) para descrever a associação entre a adoção de ações afirmativas e as mudanças no perfil das universidades.

A segunda seção irá tratar questões vinculadas à educação básica, como alfabetização, acesso, desempenho, relação entre abandono e características das escolas, educação profissional técnica e gestão democrática. O seminário também reservou espaço para apresentar e discutir estudos relativos ao financiamento educacional, com a apresentação de um panorama dos gastos públicos em educação no Brasil, no período de 2013 a 2016, e de um estudo que investiga o potencial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) como instrumento de política educacional. Ao final, será apresentado um comparativo entre os procedimentos metodológicos e os resultados dos indicadores de monitoramento da Meta 17 do PNE.

Confira os Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais
 
FONTE: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados