Projeto visa nivelar aprendizagens e terá início já neste ano
Estudantes da rede pública que não alcançaram a proficiência desejada para a série que cursam terão aulas de reforço em língua portuguesa e matemática. A resolução Reforço e Recuperação foi lançado em evento nesta terça-feira (06), na Secretaria da Educação, com a presença de diversas autoridades e diretores de ensino.
O projeto é composto por um conjunto de ações que focam na melhoria da aprendizagem de conteúdos que impactam diretamente em habilidades cognitivas e interpretativas para o segmento das aulas. O programa é direcionado para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio nas escolas normais, e para todos os estudantes nas chamadas escolas especializadas.
Os reforços acontecerão durante as aulas regulares. Serão quatro aulas por semana, sendo duas de língua portuguesa e duas de matemática. A ideia é que agosto e dezembro sejam os meses de “ensino intensivo”, com aulas dinâmicas que sigam uma nova metodologia: serão dois professores em sala, um professor regente e um professor de projeto. Juntos, eles devem organizar situações diversificadas de aprendizagem, com grupos de estudantes que tenham necessidades semelhantes e possam trabalhar de forma colaborativa. Assim, o avanço dos estudantes é contínuo e igual, sem arestas ou déficits de aprendizagem na turma.
O projeto é mais uma iniciativa na esteira do Inova Educação, nova política educacional de São Paulo que entra em vigor a partir de 2020. Com a introdução de novos tempos escolares, a aprendizagem uniforme dos chamados conteúdos básicos é fundamental para que o processo de ensino dos estudantes possa alcançar as diversas competências pretendidas pela Educação.
Processo de atribuição
Para participar do projeto é preciso que o professor passe por um processo de atribuição de aulas e as escolas elaborem projetos de recuperação visando as necessidades dos estudantes da unidade. Esse plano deve ser enviado para a Diretoria de Ensino, na figura do supervisor de ensino, até o dia 23 de agosto. Uma vez validado, a escola tem até o dia 16 de setembro para fazer o processo de atribuição de aulas e até o dia 13 de dezembro para finalizar o projeto. Caso não tenha aulas na escola, o professor participa da atribuição na Diretoria de Ensino.
Processo de atribuição
Para participar do projeto é preciso que o professor passe por um processo de atribuição de aulas e as escolas elaborem projetos de recuperação visando as necessidades dos estudantes da unidade. Esse plano deve ser enviado para a Diretoria de Ensino, na figura do supervisor de ensino, até o dia 23 de agosto. Uma vez validado, a escola tem até o dia 16 de setembro para fazer o processo de atribuição de aulas e até o dia 13 de dezembro para finalizar o projeto. Caso não tenha aulas na escola, o professor participa da atribuição na Diretoria de Ensino.
fonte: Secretaria Estadual da Educação de São Paulo
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