Pular para o conteúdo principal

São Paulo - Educação implementa projeto de Reforço e Recuperação na rede

Projeto visa nivelar aprendizagens e terá início já neste ano

Estudantes da rede pública que não alcançaram a proficiência desejada para a série que cursam terão aulas de reforço em língua portuguesa e matemática. A resolução Reforço e Recuperação foi lançado em evento nesta terça-feira (06), na Secretaria da Educação, com a presença de diversas autoridades e diretores de ensino.

O projeto é composto por um conjunto de ações que focam na melhoria da aprendizagem de conteúdos que impactam diretamente em habilidades cognitivas e interpretativas para o segmento das aulas. O programa é direcionado para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio nas escolas normais, e para todos os estudantes nas chamadas escolas especializadas.

Os reforços acontecerão durante as aulas regulares. Serão quatro aulas por semana, sendo duas de língua portuguesa e duas de matemática. A ideia é que agosto e dezembro sejam os meses de “ensino intensivo”, com aulas dinâmicas que sigam uma nova metodologia: serão dois professores em sala, um professor regente e um professor de projeto. Juntos, eles devem organizar situações diversificadas de aprendizagem, com grupos de estudantes que tenham necessidades semelhantes e possam trabalhar de forma colaborativa. Assim, o avanço dos estudantes é contínuo e igual, sem arestas ou déficits de aprendizagem na turma. 
 
O projeto é mais uma iniciativa na esteira do Inova Educação, nova política educacional de São Paulo que entra em vigor a partir de 2020. Com a introdução de novos tempos escolares, a aprendizagem uniforme dos chamados conteúdos básicos é fundamental para que o processo de ensino dos estudantes possa alcançar as diversas competências pretendidas pela Educação.

Processo de atribuição

Para participar do projeto é preciso que o professor passe por um processo de atribuição de aulas e as escolas elaborem projetos de recuperação visando as necessidades dos estudantes da unidade. Esse plano deve ser enviado para a Diretoria de Ensino, na figura do supervisor de ensino, até o dia 23 de agosto. Uma vez validado, a escola tem até o dia 16 de setembro para fazer o processo de atribuição de aulas e até o dia 13 de dezembro para finalizar o projeto. Caso não tenha aulas na escola, o professor participa da atribuição na Diretoria de Ensino. 
 
fonte: Secretaria Estadual da Educação de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados