- 25/05/2019 - Confira a Lista de Candidatos Habilitados e leia mais na notícia da SME SP
A Secretaria Municipal de Educação (SME) publicou na última terça-feira (30), o edital do processo seletivo para a oferta de bolsas de estudo para professores da Rede Municipal de Ensino no Programa de Especialização Docente (PED).
O PED Brasil é voltado para professores da Educação Básica em busca de salas de aula mais equitativas. O programa é fruto de uma intensa colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e centros de pesquisa internacionais.
O Programa é inspirado no Stanford Teacher Education Program – STEP, reconhecido programa de mestrado em formação de professores da Escola de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Stanford.
São dois módulos de Especialização: um no ensino de Matemática, voltado a professores de Matemática e professores regentes de turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, e o outro no ensino de Ciências. A carga horária é de 432 horas-aula de atividades presenciais, além de 4 horas-aula de mentoria individual a cada professor participante. A demanda estimada de estudos e atividades extraclasse é de 10 horas semanais.
O programa tem início previsto em agosto de 2019 e previsão de conclusão em junho de 2021. Serão ofertadas de 35 a 45 vagas por turma, de acordo com a capacidade física e disponibilidade de cada instituição ofertante.
As aulas presenciais ocorrerão aos sábados, em período integral, conforme calendário determinado por cada instituição ofertante ou às terças e quintas-feiras, semanalmente, no período noturno.
Para candidatar-se é necessário ser titular de cargo efetivo da Classe dos Docentes, da carreira do magistério, detentor dos cargos de Professor de Ensino Fundamental II e Médio - Matemática ou Professor de Ensino Fundamental II e Médio – Ciências ou Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Além disso, é preciso estar em atuação no ensino fundamental; ser portador de licenciatura plena; estar em efetivo exercício como docente em Unidade Educacional da Rede Municipal de Ensino de São Paulo; não ter sofrido penalidade em procedimento disciplinar nos últimos 5 (cinco) anos e estar distante da aposentadoria a pelo menos 5 (cinco) anos.
As inscrições para o Programa de Especialização Docente devem ser feitas por formulário eletrônico disponibilizado no portal da SME até 12 de maio de 2019.
A relação preliminar de professores selecionados para o Programa, por ordem de classificação, será publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo até o dia 8 de maio de 2019.
Acompanhe o cronograma:
- De 30/04 a 12/05/2019 - Período para inscrição para o PED por meio de formulário online disponível no portal da SME (educacao.prefeitura.sp.gov.br);
- Até 18/05/2019 - Divulgação da relação preliminar de candidatos selecionados por ordem de classificação;
- Dias 20 e 21/05/2019 - Período para interposição de recursos ao processo seletivo;
- Até 25/05/2019 - Divulgação do parecer sobre os recursos apresentados e da relação final de candidatos selecionados por ordem de classificação;
- Até 11/06/2019 - Divulgação da relação de dias, horários e locais de oferta das turmas, bem como do endereço eletrônico do formulário para indicação de preferência pelos candidatos selecionados;
- De 11 a 16/06/2019 - Indicação das turmas de preferência pelos candidatos selecionados;
- Dia 20/06/2019 - Divulgação da relação de candidatos selecionados por turma;
- De 24 a 28/06/2019 - Período de matrículas (sob responsabilidade de cada instituição ofertante);
- Dia 04/07/2019 - Divulgação da relação de candidatos selecionados em segunda chamada (matrícula conforme orientação de cada instituição ofertante);
- A partir de 01/08/2019 - Início das aulas presenciais do PED (conforme calendário de cada turma).
Confira as descrições detalhadas do Programa de Especialização Docente.
Acesse a ficha de inscrição.
FONTE: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Comentários