O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) teve os Microdados de 2017 divulgados nesta sexta-feira, 15 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Assim, o Portal do Inep passa a disponibilizar dados completos das edições de 2014 a 2017 do Exame destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Os Microdados do Encceja começaram a ser divulgados em 2018, em cumprimento à missão do Inep de desenvolver e disseminar informações educacionais.
Também foram divulgadas, de forma inédita, as Sinopses Estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2012, dando continuidade à série histórica. As Sinopses do Enem começaram a ser divulgadas no final de 2018, quando foram disponibilizados os dados de 2013 a 2017. Com a Sinopse Estatística do Enem a população tem mais uma fonte de informações detalhadas sobre o Exame. Dados tão detalhados só estavam disponíveis por meio dos Microdados do Enem, formato que exige o conhecimento de softwares estatísticos específicos. A Sinopse, portanto, facilita o acesso aos dados, mas só os microdados permitem o cruzamento de variáveis.
As Sinopses Estatísticas do Enem apresentam uma síntese das principais informações coletadas junto aos inscritos, por meio do Questionário Socioeconômico, e pela aplicação do Exame em si. A coletânea de tabelas permite traçar os diferentes perfis dos inscritos e fornece um grande volume de dados sobre o desempenho em cada área do conhecimento avaliada pelo Exame. Um Glossário acompanha o material. Os documentos estão desagregados por regiões geográficas e unidades da federação, com intuito de apoiar estudos e pesquisas sobre a realidade brasileira.
As tabelas, separadas por ano, estão divididas em grupos temáticos: inscritos, egressos, cursistas (participante que cursava o último ano do Ensino Médio, de acordo com o ano da pesquisa, e que não concluiria naquele ano), não concluintes e não egressos, fatores de contexto e desempenho. Esse último é subdividido em redação e nas quatro áreas de conhecimento avaliadas. O Inep também disponibiliza um glossário com a explicação dos principais termos adotados. Pela Sinopse Estatística é possível pesquisar, por exemplo, o número de participantes por faixa de proficiência em cada área e na redação e a situação da redação. É possível pesquisar também o número de inscritos, egressos, concluintes e cursistas por sexo, cor/raça, idade, estado civil, isenção da taxa inscrição, entre outros.
Atualização – O Inep também atualizou os Microdados do Enem de 2006 a 2010. O objetivo é atender os parâmetros da Lei de Acesso à Informação (LAI). A mudança permitiu apresentar os dados de edições mais antigas em um formato já adotado nas divulgações mais recentes do Instituto. O objetivo da publicação é desenvolver e disseminar avaliações e informações educacionais, já que os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos, por exemplo.
O Inep é contrário a qualquer tipo de ranking por considerá-los inadequados. Além de não ser objetivo do Enem oferecer informações para as escolas ou redes de Educação Básica, é inadequada a comparação e a consequente exposição pública de escolas que, uma vez ranqueadas não têm como evitar rótulos que nada contribuem para o aprimoramento pedagógico ou para intervenções que objetivem a melhoria da qualidade do ensino. Esse é o motivo pelo qual o Inep encerrou a divulgação dos resultados do Enem por Escola. A persistência no uso inadequado dos resultados divulgados, bem como sua judicialização, foram os responsáveis pelo encerramento.
Também foram divulgadas, de forma inédita, as Sinopses Estatísticas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 a 2012, dando continuidade à série histórica. As Sinopses do Enem começaram a ser divulgadas no final de 2018, quando foram disponibilizados os dados de 2013 a 2017. Com a Sinopse Estatística do Enem a população tem mais uma fonte de informações detalhadas sobre o Exame. Dados tão detalhados só estavam disponíveis por meio dos Microdados do Enem, formato que exige o conhecimento de softwares estatísticos específicos. A Sinopse, portanto, facilita o acesso aos dados, mas só os microdados permitem o cruzamento de variáveis.
As Sinopses Estatísticas do Enem apresentam uma síntese das principais informações coletadas junto aos inscritos, por meio do Questionário Socioeconômico, e pela aplicação do Exame em si. A coletânea de tabelas permite traçar os diferentes perfis dos inscritos e fornece um grande volume de dados sobre o desempenho em cada área do conhecimento avaliada pelo Exame. Um Glossário acompanha o material. Os documentos estão desagregados por regiões geográficas e unidades da federação, com intuito de apoiar estudos e pesquisas sobre a realidade brasileira.
As tabelas, separadas por ano, estão divididas em grupos temáticos: inscritos, egressos, cursistas (participante que cursava o último ano do Ensino Médio, de acordo com o ano da pesquisa, e que não concluiria naquele ano), não concluintes e não egressos, fatores de contexto e desempenho. Esse último é subdividido em redação e nas quatro áreas de conhecimento avaliadas. O Inep também disponibiliza um glossário com a explicação dos principais termos adotados. Pela Sinopse Estatística é possível pesquisar, por exemplo, o número de participantes por faixa de proficiência em cada área e na redação e a situação da redação. É possível pesquisar também o número de inscritos, egressos, concluintes e cursistas por sexo, cor/raça, idade, estado civil, isenção da taxa inscrição, entre outros.
Atualização – O Inep também atualizou os Microdados do Enem de 2006 a 2010. O objetivo é atender os parâmetros da Lei de Acesso à Informação (LAI). A mudança permitiu apresentar os dados de edições mais antigas em um formato já adotado nas divulgações mais recentes do Instituto. O objetivo da publicação é desenvolver e disseminar avaliações e informações educacionais, já que os microdados permitem acessar informações específicas, gerando análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos, por exemplo.
O Inep é contrário a qualquer tipo de ranking por considerá-los inadequados. Além de não ser objetivo do Enem oferecer informações para as escolas ou redes de Educação Básica, é inadequada a comparação e a consequente exposição pública de escolas que, uma vez ranqueadas não têm como evitar rótulos que nada contribuem para o aprimoramento pedagógico ou para intervenções que objetivem a melhoria da qualidade do ensino. Esse é o motivo pelo qual o Inep encerrou a divulgação dos resultados do Enem por Escola. A persistência no uso inadequado dos resultados divulgados, bem como sua judicialização, foram os responsáveis pelo encerramento.
FONTE: INEP
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