Pular para o conteúdo principal

Inep publica Escalas de Proficiência do Enem de 1998 a 2008

Dentro das comemorações pelos 20 anos de criação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou uma interpretação inédita das Escalas de Proficiência do Enem 1998 - 2008, assinada pelo mesmo grupo que elaborou a Escala, em 1998. As dez primeiras provas do Enem, que usavam como parâmetro a Teoria Clássica dos Testes (TCT) foram submetidas às análises da Teoria de Resposta ao Item (TRI), adotada desde 2009.

Por meio de um trabalho estatístico de extrema qualidade técnica, chegou-se à conclusão de que, mesmo sem os pré-testes possíveis apenas com a TRI, as provas de 1998 a 2008 se mostraram instrumentos precisos e bem elaborados para avaliar o que se propunha, o que permitiu a construção de Escalas de Proficiência para cada ano de realização do exame, entre 1998 a 2008.

A descrição da escala de proficiência permite interpretar aquilo que os participantes sabem e são capazes de realizar em relação aos conteúdos, habilidades e competências avaliados no Enem. A interpretação da escala é cumulativa, ou seja, os participantes situados em um determinado ponto dominam não só os conteúdos, habilidades e competências associados a esse ponto, mas também as proficiências descritas nos pontos anteriores. As proficiências descritas na Escala representam as competências, habilidades e os conteúdos da Matriz do Enem, procurando demonstrar as diferenças delas nos diferentes pontos (complexidade). A descrição do que realmente aconteceu em cada item da prova é fundamental para marcar os diferentes domínios. Para cada ponto analisado, são apresentados dados estatísticos que possibilitam compreender melhor a proficiência dos participantes.

Quando foi aplicado pela primeira vez, em 1998, as análises estatísticas dos resultados da avaliação em larga escala da educação básica já eram feitas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ainda em vigor. De 1998 a 2008, o Enem foi constituído por uma única prova e seu modelo de análise de resultados baseava-se no percentual de acertos que se transformava por somatória numa nota geral. Seus resultados individuais eram analisados num modelo pedagógico sob a ótica de cada uma das cinco competências e suas respectivas habilidades. Naquela época o Enem adotava como parâmetro as análises estatísticas clássicas Teoria Clássica dos Testes (TCT), que permitiam medir a proficiência a partir de uma análise do percentual de acertos.

À época, não eram disseminadas as vantagens da calibração de itens por meio de pré-testes antes da realização dos exames. A submissão desses resultados a análises estatísticas mais complexas, como a Teoria de Resposta ao Item (TRI) permitiu calcular, através de prova empírica, os diferentes níveis de dificuldade de cada item. Com a crescente complexificação e compreensão das análises de dados, sobretudo em função da participação do Brasil no Pisa, em 2000, outras análises ainda mais sofisticadas puderam ser atribuídas ao Enem. A partir de 2009, o Enem ganhou maior amplitude e complexidade, com provas para cada uma das quatro áreas de conhecimento, valendo-se das análises da TRI, que permitem a construção de uma escala de proficiência única, cumulativa para todos os anos, em cada área de conhecimento.

O Enem focaliza, especificamente, competências e habilidades básicas desenvolvidas, transformadas e fortalecidas com a mediação da escola. As tendências internacionais, tanto em realidades mais próximas como nas mais distantes, acentuam a importância da formação geral na educação básica, não só para a continuidade da vida acadêmica como, também, para uma atuação autônoma do indivíduo na vida social, com destaque para sua inserção no mercado de trabalho. Esta formação deve ser compreendida como uma sólida aquisição dos conteúdos tradicionais associada ao desenvolvimento de estruturas capazes de operacionalizá-los no enfrentamento de problemas apresentados pela realidade social, cada vez mais complexa.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – Escalas de Proficiência – 1998 a 2008
 
fonte: INEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SÃO PAULO Processo de Promoção 2018 do QAE - Gabaritos

09/02/2019 - Confira o Resultado da Prova Objetiva Provas e Gabaritos do Processo de Promoção 2018 do Quadro Apoio Escolar da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CONFIRA Provas e Gabaritos na página da Fundação Vunesp (requer e-mail ou CPF) Comunicado da CGRH publicado no Diário Oficial de 18/12/2018 - Poder Executivo - Seção I - Página 193   Comunicado Processo de Promoção 2018 Quadro de Apoio Escolar Edital nº /2018 Divulgaçâo dos Gabaritos da Prova   O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de estado da Educação, nos termos da Lei Complementar 1.144/2011, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012, com referência ao Processo de Promoção 2018 dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar, DIVULGA os gabaritos das provas realizadas em 15-12-2018. Nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital de Abertura de Inscrições, o servidor poderá protocolar – no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva pági...

MINAS GERAIS Certificação Ocupacional de Diretor de Escola 2018 - Gabarito

Veja o Gabarito da Certificação 2020 V eja o  Gabarito da Certificação 2018 07/12/2018 - Confira o Resultado 06/12/2018 -  Confira as REPUBLICAÇÕES DAS Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO 04/12/2018 -  Confira as Respostas aos Recursos e Gabarito CORRIGIDO   Gabarito do Processo de Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual 2018 da Secretaria da Educação de Minas Gerais CONFIRA A Certificação Ocupacional de Diretor de Escola Estadual será concedida aos participantes do processo que cumprirem cumulativamente todas as exigências do Edital e que obtiverem pontuação igual ou superior a 60% (sessenta) por cento na prova objetiva. A listagem dos candidatos certificados será divulgada no Diário Oficial dos Poderes do Estado “Minas Gerais” e disponibilizada no endereço eletrônico www.institutoavaliar.org.br/certificacao2018 em 07 de dezembro de 2018. FONTE: AVALIAR

MG Resolução SEE nº 2.030 de 25/01/2012 - Implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio - Instituição e Regulamentação da Organização Curricular

RESOLUÇÃO SEE Nº 2.030, DE 25 DE JANEIRO DE 2012.  Dispõe sobre a implantação do Projeto Reinventando o Ensino Médio que institui e regulamenta a organização curricular a ser gradativamente implantada nos cursos de ensino médio regular da rede estadual de ensino de Minas Gerais.  A SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, no uso de sua competência e tendo em vista o disposto na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na Resolução CNE/CEB nº 03, de 26 de junho de 1998, na Resolução CNE/CEB nº 04, de 16 de agosto de 2006, na Resolução CNE/CEB nº 4, de 14 de julho de 2010, e no Parágrafo único do art. 2º da Resolução SEE nº 2.017 de 30 de dezembro de 2011 com o objetivo de: - buscar a excelência no ensino e na aprendizagem;  - garantir a especificidade da formação do ensino médio da rede pública estadual de educação de Minas Gerais;  - gerar competências e habilidades para empregabilidade;  - preparar para o prosseguiment...

Lista de blogs relacionados