Quem acha que Matemática só se faz com números ainda não conhece as atividades do “Quebra-cabeças de Matemática”, que faz parte do Portal do Saber da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).
Lançado junto com a OBMEP para 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o portal “Quebra-cabeças de Matemática” é destinado para o mesmo público, com faixa etária entre 9 e 11 anos.
Lançado junto com a OBMEP para 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o portal “Quebra-cabeças de Matemática” é destinado para o mesmo público, com faixa etária entre 9 e 11 anos.
Sem perder o interesse
As crianças tendem perder o interesse em aprender matemática diante das primeiras dificuldades com a disciplina. Para superar isso, a equipe propõe que cada desafio tenha uma ou mais formas de resolução utilizando materiais concretos para que o processo se torne uma brincadeira.
Esta relação mais próxima com a matéria possibilita o ensino sem “decoreba”, ou seja, ao resolver cada desafio, as crianças são levadas a analisar situações, possibilidades, formular hipóteses e identificar padrões.
O “Quebra-cabeças de Matemática” foi inspirado no projeto Snap Fair — (http://www.mathfair.com/) —, produzido pela fundação canadense SNAP Mathematics Foundation, cujo objetivo é incentivar a organização de Feiras de Matemática nas escolas, disponibilizando desafios, discussões, soluções e orientações ao corpo docente interessado em estimular a curiosidade das crianças na resolução de diversas situações.
Provas da OBMEP, do “Canguru Matemático sem Fronteiras” e problemas do Snap Fair têm sido a principal fonte de inspiração da equipe responsável pelo “Quebra-cabeças de Matemática”. Mas não fica apenas nisso. Eles têm usado como fontes livros de Matemática Recreativa e atividades lúdicas do Projeto Visitas da Universidade Federal de Minas Gerais (http://www.mat.ufmg.br/visitas).
Matemática em todos os lugares
As atividades propostas pelo “Quebra-cabeças de Matemática” foram elaboradas para aplicação na escola e fora dela também, como uma forma de incentivar os pais e cuidadores dos alunos desta faixa etária a entrar na brincadeira e aprender matemática brincando.
Inicialmente, o portal foi lançado com 12 desafios divididos em dois níveis de dificuldade. A proposta é postar, em média, seis desafios por mês.
Os desenvolvedores esperam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática no Ensino Básico, para promover uma mudança de atitude em relação à Matemática e ao seu ensino.
FONTE: OBMEP
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