Pular para o conteúdo principal

Conheça o Quebra-cabeças de Matemática

Quem acha que Matemática só se faz com números ainda não conhece as atividades do “Quebra-cabeças de Matemática”, que faz parte do Portal do Saber da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

Lançado junto com a OBMEP para 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, o portal “Quebra-cabeças de Matemática” é destinado para o mesmo público, com faixa etária entre 9 e 11 anos. 

Sem perder o interesse

As crianças tendem perder o interesse em aprender matemática diante das primeiras dificuldades com a disciplina. Para superar isso, a equipe propõe que cada desafio tenha uma ou mais formas de resolução utilizando materiais concretos para que o processo se torne uma brincadeira.

Esta relação mais próxima com a matéria possibilita o ensino sem “decoreba”, ou seja, ao resolver cada desafio, as crianças são levadas a analisar situações, possibilidades, formular hipóteses e identificar padrões.

O “Quebra-cabeças de Matemática” foi inspirado no projeto Snap Fair — (http://www.mathfair.com/) —, produzido pela fundação canadense SNAP Mathematics Foundation, cujo objetivo é incentivar a organização de Feiras de Matemática nas escolas, disponibilizando desafios, discussões, soluções e orientações ao corpo docente interessado em estimular a curiosidade das crianças na resolução de diversas situações.

Provas da OBMEP, do “Canguru Matemático sem Fronteiras” e problemas do Snap Fair têm sido a principal fonte de inspiração da equipe responsável pelo “Quebra-cabeças de Matemática”. Mas não fica apenas nisso. Eles têm usado como fontes livros de Matemática Recreativa e atividades lúdicas do Projeto Visitas da Universidade Federal de Minas Gerais (http://www.mat.ufmg.br/visitas).

Matemática em todos os lugares

As atividades propostas pelo “Quebra-cabeças de Matemática” foram elaboradas para aplicação na escola e fora dela também, como uma forma de incentivar os pais e cuidadores dos alunos desta faixa etária a entrar na brincadeira e aprender matemática brincando.

Inicialmente, o portal foi lançado com 12 desafios divididos em dois níveis de dificuldade. A proposta é postar, em média, seis desafios por mês.

Os desenvolvedores esperam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da Matemática no Ensino Básico, para promover uma mudança de atitude em relação à Matemática e ao seu ensino.
 
FONTE: OBMEP

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2012 - Prova de 16/10/2011

25/11/2011 - Resultado   Gabarito da Prova Cada questão vale 02 (dois) pontos e a redação, 25 pontos. Será considerado habilitado na prova de questões objetivas o candidato que acertar, no mínimo, 20% (vinte por cento) das questões de cada grupo e, que obtiver nota mínima de 12,5 na Redação. Os candidatos serão classificados pela ordem decrescente do total de pontos obtidos nas provas. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO 1- Data prevista: 25 de novembro de 2011. 2- A divulgação oficial do resultado consiste na afixação da listagem dos candidatos convocados para a matrícula no jornal de grande circulação da região de São José dos Campos e no site www.vunesp.com.br. MATRÍCULA 1 - A matrícula dos candidatos convocados será no período de 12 a 14 de dezembro de 2011, no horário das 8h30min às 16h30min, na secretaria do Colégio Embraer Juarez Wanderley, em São José dos Campos - SP. Mais Informações: Página VUNESP - Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - turma 2012 D...

SP Resolução SE 56 de 14/10/2016 - Perfil, Competências e Habilidades do Diretor de Escola da Rede Estadual de Ensino

Perfil, Competências e Habilidades Requeridos dos Diretores de Escola da Rede Estadual de Ensino de São Paulo Diário Oficial do Estado de São Paulo de 15/10/2016 Resolução SE 56, de 14-10-2016 Dispõe sobre perfil, competências e habilidades requeridos dos Diretores de Escola da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: - definição do perfil profissional do Diretor de Escola da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; - definição das competências e habilidades a serem desenvolvidas para a carreira d...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

Lista de blogs relacionados