Pular para o conteúdo principal

MEC prorroga prazo para preenchimento de cadastros de estudantes do Novo Mais Educação

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), prorrogou, nesta quinta-feira,16, o prazo para as escolas preencherem os cadastros dos estudantes atendidos pelo Programa Novo Mais Educação (PNME). As instituições de ensino terão até 31 de agosto para fornecer as informações necessárias, incluindo os lançamentos dos resultados da avaliação no Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica.

O preenchimento de todos os dados pelas escolas no novo prazo é uma prerrogativa para que a programação financeira do pagamento do programa não seja interrompida. Assim, a segunda parcela do repasse feito pelo PNME está condicionada diretamente ao fornecimento completo das informações exigidas no sistema de acompanhamento do programa. Atualmente, o programa atende cerca de 1,1 milhão de estudantes em 7.483 escolas em todo o Brasil.

A orientação geral do MEC é que as redes de ensino, através dos secretários municipais de educação, bem como diretores de escolas, realizem os referidos cadastros de estudantes, turmas, mediadores e facilitadores juntos às instituições de ensino. Além disso, é necessário validar o plano de atendimento e lançar os resultados da avaliação diagnóstica no Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica, impreterivelmente, até o próximo dia 31. O lançamento deverá ser feito no site do sistema, disponível no endereço https://novomaiseducacao.caeddigital.net/#!/pagina-inicial.

Na página do MEC (http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao), os gestores podem acessar o “Documento Orientador”, as “Perguntas Mais Frequentes” e os normativos que regem as ações e os propósitos que justificam os procedimentos referentes ao programa. As secretarias de educação que tiverem dúvidas a respeito do PNME também podem enviá-las ao e-mail novomaiseducacao@mec.gov.br. No entanto, questões relativas exclusivamente ao cadastramento e preenchimento das informações no sistema de monitoramento devem ser esclarecidas através do CAEd Digital, pelo telefone 0800 7273 142 ou e-mail suportenovomaiseducacao@caed.uf.br.

Programa – Instituído pela Portaria do MEC nº 1.144/2016, o Programa Novo Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, e otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.

Este ano, o programa está sendo implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico nas duas disciplinas e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar.

fonte: MEC

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA - Entes federativos já podem verificar detalhes da nova resolução do PDDE

Normativo traz diretrizes e orientações sobre a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola. Neste mês de outubro, entrou em vigor a Resolução CD/FNDE nº 15/2021, que dispõe sobre as orientações para apoio técnico e financeiro, fiscalização e monitoramento na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em cumprimento ao disposto na Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PDDE foi criado em 1995, com o objetivo de prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

PR PSS 2014 - Classificação Final

08/07/2014 - Confira a Classificação Provisória JUNHO 2014 13/12/2013 - Veja o Cronograma de Distribuição de Aulas para o Ano Letivo de 2014 Processo Seletivo Simplificado PSS 2014 - Classificação Final Convocação para Comprovação de Títulos Resultado da Classificação Final Professor Agente Educacional I Agente Educacional II FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PR

Mundo precisa de 18 milhões de professores para o ensino primário

Ter, 30 Set, 03h41 PARIS (AFP) - O mundo precisa de 18 milhões de professores qualificados, dos quais quase quatro milhões na África, para alcançar o objetivo de um ensino primário universal, ressaltou nesta terça-feira a Unesco por ocasião da celebração, no domingo, do Dia Internacional dos Professores. "A escassez de docentes qualificados continua sendo um problema fundamental", apontou a Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em um comunicado divulgado em Paris. "As necessidades são agudas, principalmente na África, onde seria necessário contar com 3.800.000 professores suplementares para se obter" o ensino primário universal, indicou a organização. Em alguns países, como Ruanda e Moçambique, o déficit de docentes se traduz na "existência de classes de até 60 alunos, quando por regra geral se considere impossível fornecer um ensino correto em salas de aula com mais de 40 estudantes". A Unesco ressalta também a formação insuf...

SP - Resolução SE nº 12/2012 - Insitui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e Diretrizes para a Organização e Funcionamento

Institui o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral e estabelece diretrizes para a organização e funcionamento das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.164/2012 , e considerando a necessidade de se ampliarem as oportunidades de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho, a alunos do ensino médio, propiciando-lhes permanência em período integral nas escolas da rede pública estadual; a implantação gradativa do ensino médio em período integral, com organização e funcionamento próprios; a adesão da comunidade escolar ao projeto de ensino médio de período integral, expressamente registrada pela equipe gestora, resolve: Artigo 1º - Fica instituído o Projeto Escola Estadual de Ensino Médio de Período Integral, em escolas que oferecem curso de ensino médio, de que trata a Lei Complementar Nº 1.164/2012...

Lista de blogs relacionados