Pular para o conteúdo principal

OBMEP - Maior competição estudantil do país tem início na terça-feira, 06/06/2017

Começa nesta terça-feira, 6, a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), que conta com apoio financeiro do MEC. Para a primeira fase, está sendo aguardada a participação 18,2 milhões de alunos brasileiros, inclusive da iniciativa privada, a grande novidade de 2017. 

A Obmep é a maior competição estudantil do país e, nesta edição, bateu o recorde no número de instituições de ensino inscritas. Segundo dados do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organizador da olimpíada são 53.230 espalhadas pela quase totalidade (99,6%) dos municípios brasileiros. 

Na primeira etapa, as provas serão aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Impa. Cada teste terá 20 questões de múltipla escolha, que deverão ser respondidas em duas horas e 30 minutos, com graus de dificuldade diferenciados para o fundamental (do sexto ao nono ano) e para o nível médio. Os estudantes classificados passarão à segunda fase, discursiva, marcada para 16 de setembro. 

Os prêmios para alunos de instituições públicas consistem em 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze e até 46,2 mil menções honrosas, além de kits didáticos e a possibilidade de participar, como bolsista, do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) em universidades. Para as instituições particulares, serão 25 medalhas de ouro, 75 de prata, 225 de bronze e até 5,7 mil menções honrosas. 

Desempenho – A Obmep tem por objetivo contribuir para o estudo da matemática no Brasil, identificando jovens talentosos e incentivando seu ingresso em carreiras científicas e tecnológicas. O foco é promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

De acordo com o Impa, estudos independentes comprovam um efetivo impacto da Obmep no desempenho dos estudantes. Escolas que participam ativamente da competição acadêmica, ainda segundo esses levantamentos, apresentam acentuado progresso na Prova Brasil - uma evolução da ordem de 26 pontos, o que corresponde a um ano e meio de escolaridade extra.

Biênio da Matemática – A Obmep deste ano integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática, uma iniciativa criada por lei ordinária no Congresso Nacional com o suporte institucional do MEC, entre outros órgãos federais e entidades não governamentais. O evento leva o nome do maranhense Gomes de Sousa (1829-1864), considerado o primeiro matemático brasileiro, e terá como mascote a Aramat, uma arara azul que, conforme a descrição do Impa, “adora aventurar-se pelo mundo da matemática”. 

A programação inclui os dois eventos mais importantes do mundo nessa área – a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), que o Brasil sediará, após uma disputa com mais de 140 países; e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018). Tanto a IMO 2017 quanto o ICM 2018 serão realizados no Rio de Janeiro. 

Durante esses dois anos de ações e eventos, a matemática, a ciência e a tecnologia estarão em foco. A agenda visa, sobretudo, fazer da matemática um aprendizado prazeroso, oferecendo atividades de ensino, artísticas e até mesmo lúdicas a um público amplo, entre estudantes, professores, pesquisadores e renomados cientistas.

FONTE: mec

Comentários

Postagens mais visitadas na última semana

ENCCEJA 2023

Aplicação do exame será no dia 27 de agosto. De 3 a 14 de abril, os participantes poderão justificar ausência no exame de 2022. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira, 15 de março, no Diário Oficial da União (DOU), o Edital n.º 19, de 13 de março de 2023, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. A aplicação para o ensino fundamental e médio será no dia 27 de agosto e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal.

SP Resolução SE nº 52/2011 - Atribuição dos integrantes do Quadro de Apoio Escolar

Dispõe sobre as atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE, da Secretaria da Educação O Secretário da Educação, à vista do disposto na Lei Complementar Nº 1.144/2011 , que institui o Plano de Cargos, Vencimentos e Salários para os integrantes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, resolve: Artigo 1º - Os integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar - QAE, da Secretaria da Educação, deverão desempenhar suas atribuições exclusivamente nas unidades escolares da rede estadual de ensino, observado o disposto nesta resolução. Artigo 2º - São atribuições dos integrantes das classes do Quadro de Apoio Escolar – QAE: I – do Agente de Organização Escolar: desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, relacionadas com a execução de ações envolvendo a secretaria escolar e o atendimento a alunos e à comunidade escolar em geral, de acordo com as necessidades da unidade escolar; II – do Agente de Serviços Escolares: execu...

SP Resolução SE 50, de 7-8-2018 - Perfil, Competências e Capacidades Técnicas do Supervisor de Ensino

Resolução SE - 50, de 7-8-2018 - Dispõe sobre perfil, competências e capacidades técnicas requeridos aos Supervisores de Ensino da rede estadual de ensino, e sobre referenciais bibliográficos e legislação, que fundamentam e orientam a organização de concursos públicos e processos seletivos, avaliativos e formativos, e dá providências correlatas O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica - CGEB e a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” - EFAP, e considerando a importância da: definição do perfil profissional do Supervisor de Ensino da rede estadual de ensino, que propicie educação básica inclusiva, democrática e de qualidade; definição das competências e capacidades técnicas a serem desenvolvidas para a carreira de Supervisor de Ensino; sistematização de capacidades e conhecimentos a serem considerados nos processos avaliativos e formativos para acompanhamen...

SME São Paulo - Documento Orientador para Sondagem de Matemática

Veja o Documento Orientador para Sondagem da Língua Portuguesa Acesse o Documento Orientador para Sondagem de Matemática Material auxilia docentes do Ciclo de Alfabetização e do Ciclo Interdisciplinar   A Secretaria Municipal de Educação (SME) disponibiliza para os educadores das Unidades Escolares com Ensino Fundamental I o Documento Orientador para Sondagem de Matemática. O material foi produzido pela Divisão de Ensino Fundamental da Coordenadoria Pedagógica (COPED) e tem como objetivo auxiliar os docentes que atuam no Ciclo de Alfabetização e no Ciclo Interdisciplinar na realização do diagnóstico da turma. Assim como a sondagem de Língua Portuguesa, a sondagem de Matemática, retomada em 2018, passa também por uma atualização após a construção do Currículo da Cidade, constituindo-se como mais um instrumento que, articulado com as Orientações Didáticas e os Cadernos da Cidade – Sa­beres e Aprendizagens, apoia o trabalho pedagógico dos professores dos Ciclos de ...

Embraer - Colégio Eng. Juarez Wanderley - Turma 2011 - Prova Objetiva e Gabarito

26/11/2010 - Resultados Embraer Colégio Engenheiro Juarez Wanderley - Turma 2011   Gabarito da Prova Objetiva    Caderno de Questões da Prova de Conhecimentos Gerais Divulgação do Resultado: 26 de novembro de 2.010 Fundação Vunesp

Lista de blogs relacionados